Polêmica: freio da Toyota é considerado ilegal em Le Mans
RIO DE JANEIRO – A guerra está declarada. Uma queixa conjunta de Audi e Porsche feriu mortalmente a Toyota antes das 24 Horas de Le Mans. Um dos trunfos dos protótipos LMP1 Híbridos, o freio “brake by wire” foi considerado ilegal no TS040 que venceu as 6 Horas de Silverstone e Spa-Francorchamps nas duas primeiras corridas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). O aparato foi modificado às pressas, antes do treino livre realizado nesta quarta-feira.
O sistema de gerenciamento eletrônico de frenagem está presente em todos os carros híbridos LMP1, a fim de limitar os efeitos deletérios que a recuperação da energia tem sobre a dinâmica do carro, mas de acordo com os relatórios da revista Racecar Engineering, os homens japoneses têm ido muito longe, através da utilização de um controle automático eletrônico para manter o equilíbrio entre os freios dianteiro e traseiro.
A gestão do equilíbrio, normalmente atribuída ao piloto através de uma alavanca manual, que é operada manualmente nos dois TS040, é modificada pelo computador de bordo de acordo com as condições de aderência da pista, em particular, ao mover a força de frenagem ao nível do eixo traseiro no caso de bloqueios indesejados na parte da frente. Na prática, é um ABS camuflado, que o ACO não considera legal.
Considerado incompatível com os artigos 14.1 e 14.7 do Regulamento, o sistema foi banido e a Toyota não tem outra alternativa a não ser desistir.
Atualizando: o protesto foi rebatido pelo ACO. A Toyota correrá com seu TS040 na mesma configuração de “brake by wire” utilizada em Silverstone e Spa-Francorchamps. Mas o estrago está feito.
Ai os nipônicos foram pro beleleu… Freio eletrônico é foda hein… kkk mas eu tb já tava na torcida pelos 919… Rodrigo Explica ai o significado das luzes laterais perto dos numerais dos carros…
Explico: luzes que identificam a posição dos carros. Uma luz acesa, P1. Duas luzes acesas, P2. Três luzes acesas, P3.
obrigado… onde no br podemos acompanhar a corrida, já que estamos sem o speed chanel e a foz não ajuda né.. rsrsrs
Jadson, não é “a Fox que não ajuda”. Com Copa do Mundo, fica difícil passar uma corrida. Lamentavelmente as coisas são assim.
Haverá muitos streamings na internet. Abrs!
Na prática, isto significa que os japoneses perdem as vitórias somente ou deverão se retirar do campeonato? Porque esta denuncia é muito grave e já altera diretamente a tabela de classificação. Seria o “mensalão” da Toyota????
Na prática, eles não perdem nada do que conquistaram.
Bem, caso este ítem ilegal tenha sido fator determinante para as duas vitórias da Toyota até aqui, podemos então considerar a Porsche e, principalmente, a Audi como favoritos à vitória em Sarthe, pois se lembrarmos no The Prologue, a Toyota não havia andado na frente dos alemães em momento algum.
Rodrigo falei Fox pq era a nossa esperança para que no “Pais do futebol” as coisas mudassem e nós fanáticos por automobilismo pudéssemos acompanhar nossas corridas (Nascar, WEC, WRC, DTM e afins)
Jadson, sou tão fanático por automobilismo quanto você, mas o automobilismo hoje é um nicho pequeno, muito pequeno, perto do futebol. Temos que saber conviver com isso.
Só um exemplo: O torneio de Roland Garros teve cerca de 8 horas ou mais de transmissão do BandSports no último fim de semana, embora o Tenis não tenha a mesma popularidade dos tempos de Guga, além de nunca ter sido um esporte de grande popularidade por aqui. Ainda assim contou com grande cobertura televisiva. Isso mostra que, infelizmente, o automobilismo, além de converter baixíssima audiência aos canais (e é disso que eles vivem…), também não parece forte na parte promocional. Do contrário, ao menos um dos canais se dispunha a transmitir, ao menos, duas horas da maior e mais tradicional prova de endurance do mundo, mas o próprio telespectador demonstra pouco ou nenhum interesse por isso. A F1 ainda mantem alguma audiência (mas caiu muito…) porque muitos já a vêem como parte da própria programação do “plim-plim”, resumindo, assistem por hábito. A Stock Car, por exemplo, derrubava ferozmente a (já baixa…) audiência do Esporte Espetacular, quando passava na Globo aberta. Assim, em geral, o grande público não quer saber de corridas. Cabe a nós, fãs do esporte, compreender a decisão dos canais e nos dar conta de que não somos tão numerosos o quanto achamos que somos. E parece que diminui cada vez mais, infelizmente.
Fernando, o grande problema do automobilismo, aqui no Brasil, é não produzir ídolos. O que esperar de um esporte em que a principal categoria é a Stock Car e não temos um campeonato de monoposto que preste?
Terá o Sportv 3 transmitindo largada e chegada. E também teremos muito streaming do Eurosport, Fox Sports americano e por aí vai.
Olá, Rodrigo. Pelo que eu li no Dailysportscar aqui
http://www.dailysportscar.com/?p=32771
acho que eles (a Toyota) não vão precisar mudar nada para Le Mans não. Pelo jeito o sistema foi considerado legal, não??
Olha, pelo que eu vi no Italiaracing.net, o sistema é considerado ilegal.
Vixe Bruno…
Agora fiquei confuso. Se a ACO considerou legal, ótimo para nós porque teremos um embate interessante entre Toyota x Porsche x Audi!
Mas se a Toyota fechar a garagem mesmo, ai ficarei triste pacas.
fechar a garagem? há essa possibilidade?
Pelo que eu vi o sistema foi razoavelmente divulgado e já era de conhecimento dos “alemão”. Inclusive é muito semelhante ao que se usa na F1 esse ano.
Enfim, a Toyota disse que a ACO verificou a legalidade da coisa toda antes da temporada e liberou. Os japoneses ainda estranharam o fato de só eles estarem operando um sistema como este.
A ver o que acontece. Acho que no RadioLeMans.com deve ter bastante comentários sobre isso. Acho uma fonte de informação muito completa, os caras são bem bons.
Às 14h tem qualifying.
Não, não há nenhuma possibilidade disso. A Toyota vai disputar a prova normalmente.
Ou seja, é ilegal, mas a ACO vai deixar disputar ? A cagada já está feita. Ficou muito complicado isso aí.