Ponto de ônibus (42)

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RIO DE JANEIRO – Rasgando a estrada em meio aos prosaicos Fuscas que dominavam o trãnsito no Brasil dos anos 70, vemos um Nielson Diplomata do Expresso Brasileiro. A empresa, criada em 1941, foi uma das pioneiras na ligação entre o Rio de Janeiro e São Paulo e também por muito tempo a maior concorrente da Viação Cometa. As duas conseguiram se unir para evitar que a Única – a terceira a encarroçar ônibus para o trajeto – se tornasse a preferida dos passageiros. Porém, anulada esta concorrência, tanto o Expresso Brasileiro quanto a Cometa não conseguiram evitar o sucesso dos Tribus da Itapemirim e, mais recentemente, a avassaladora ação do grupo JCA, dono da Viação 1001 , que com a oferta de ônibus non-stop para o trecho Niterói-Rio-São Paulo, ofereceu conforto e, sobretudo, ganhou muito dinheiro e passageiros. Pior para o Expresso Brasileiro e para as outras empresas que atuam no trajeto entre as duas principais capitais do país.

Hoje, ironicamente, o grupo JCA hoje também é dono da Cometa, além da Expresso do Sul, a nova empresa criada para concorrer com Itapemirim, 1001 e o Expresso Brasileiro, que atua apenas e tão somente na linha Rio-São Paulo, após vender parte de suas linhas do Litoral e da Grande SP.

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