Quem é quem 24h de Le Mans – Nissan Motorsports Global

juliesueur_lm2014_testday_058

RIO DE JANEIRO – Senhoras e senhores leitores (as) do blog, declaro inaugurado a partir deste momento o Quem é quem das 24 Horas de Le Mans. Até o dia 12 de junho, vocês conhecerão todos os 56 carros e os 168 pilotos que tomarão parte da maior corrida de Endurance deste planeta.

Damos a largada na apresentação das equipes com a Nissan e seu revolucionário protótipo ZEOD RC, que disputa a corrida como hors concours. É a segunda aparição da montadora japonesa com um projeto para o Garage 56, aberto a carros com propostas e tecnologias alternativas. Ano passado, a vaga seria do Green GT, mas não foi preenchida. Em 2012, veio o DeltaWing, com apoio oficial de fábrica. Vamos ver o que nos reserva o novo ZEOD RC, projeto do mesmo Ben Bowlby que concebeu o DeltaWing.

NISSAN MOTORSPORTS GLOBAL
Sede: Yokohama, Japão
Diretor técnico: Ben Bowlby
Carro: Nissan ZEOD RC
Motor: Nissan DIG T-R 1,5 litro 3L turbo
Pneus: Michelin
Tempo no Journée Test: 3’52″574

imgp3945

Com a sigla ZEOD RC, que significa Zero Emission On Demand Racing Car, o revolucionário protótipo da Nissan marca a segunda incursão do construtor na seara dos carros com tecnologias diferenciadas. Desenvolvido desde o ano passado, o projeto é liderado pelo diretor técnico Ben Bowlby, o mesmo que concebeu o DeltaWing e, não por acaso, o ZEOD RC guarda algumas semelhanças que fizeram Don Panoz querer processar a Nissan por plágio. Briga que certamente não dará em nada.

Mais do que uma atração pela excentricidade do desenho, pelos pneus dianteiros estreitos (especialmente construídos pela Michelin), o protótipo tem um motor pouco comum: o DIG T-R de apenas três cilindros em linha, 1,5 litro de capacidade cúbica e alimentado por turbocompressor, pesa somente 40 kg, debitando nada menos que 400 HP de potência. Todavia, o carro também é equipado com um motor elétrico que funcionará através do sistema de recuperação de energia (ERS), uma vez a cada stint de pilotagem dos três inscritos do time, que serão o espanhol Lucas Ordoñez, o japonês Satoshi Motoyama e o belga Wolfgang Reip.

Como esperado, com Reip e o brasileiro Thomas Erdos conduzindo o ZEOD RC no Journée Test, o carro fez um tempo considerado satisfatório, na casa de 3’52”. E para nenhuma surpresa, o bólido alcançou velocidades superiores a 300 km/h nos trechos mais rápidos do circuito.

Conheça os pilotos do carro número #0:

Nissan ZEOD RC

LUCAS ORDOÑEZ (Espanha)
Data de nascimento: 1º de maio de 1985
Idade: 29 anos
Participações nas 24 Horas de Le Mans: três
Melhor resultado geral: 9º lugar em 2011 (Signatech-Nissan) e 2013 (Greaves Motorsport)
Melhor resultado em categoria: 2º lugar na classe LMP2 em 2011 (Signatech-Nissan)

Wolfgang_Reip_ZEOD_13-728x485

WOLFGANG REIP (Bélgica)
Data de nascimento: 1º de outubro de 1987
Idade: 26 anos
Estreante nas 24 Horas de Le Mans
Piloto graduado pelo Nissan GT Driver Academy, com participações no Blancpain Endurance Series e FIA GT Series

221404_1

SATOSHI MOTOYAMA (Japão)
Data de nascimento: 4 de março de 1971
Idade: 43 anos
Participações nas 24 Horas de Le Mans: três
Melhor resultado geral: 10º lugar em 1998 (Nissan Motorsports)
Melhor resultado em categoria: 9º lugar na classe GT1 em 1998 (Nissan Motorsports)

Comentários