MENU

22 de julho de 2014 - 17:18Blancpain GT Series Endurance

24 Horas de Spa: 61 carros para a principal prova do Blancpain Endurance Series

L9-IMG_1024-728x485

A 66ª edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps acontece neste fim de semana; 61 carros vão competir na Bélgica e Augusto Farfus é o único brasileiro inscrito (Foto: Laurent Chauveau/Endurance-Info.com)

RIO DE JANEIRO - Disputadas desde 1924, as 24 Horas de Spa-Francorchamps estão entre as mais importantes provas de Endurance do mundo. Initerruptamente realizada nos últimos 50 anos, a corrida chega no próximo fim de semana à sua 66ª edição, como o principal evento do Blancpain Endurance Series, certame de Grã-Turismo organizado por Stéphane Ratel.

A SRO comemora o melhor plantel de toda a temporada: são 61 carros confirmados, divididos nas três classes que fazem parte da série – Pro Cup, Pro-Am Cup e Gentlemen Trophy. Na divisão principal, são 18 inscritos. Entre as atrações, a presença do trio vencedor da última edição das 24 Horas de Le Mans (Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer), no Audi R8 LMS #2 do Belgian Audi Club WRT. O brasileiro Augusto Farfus fará parte da tripulação da BMW Z4 GT3 #66 da Marc VDS Racing, junto ao belga Maxime Martin e ao alemão Jörg Müller.

Cesar Ramos, que disputou as etapas anteriores em Monza, Paul Ricard e Silverstone, desta vez não foi inscrito no carro #1 do Belgian Audi Club WRT. Este bólido será partilhado por René Rast/Laurens Vanthoor/Markus Winkelhock, o que faz de Farfus o único brasileiro numa prova ganha por Christian Fittipaldi, a bordo de um Porsche, no distante ano de 1993 – curiosamente numa edição interrompida pela notícia da morte do Rei Balduíno.

A HTP Motorsport defende a vitória obtida ano passado pelo trio formado por Bernd Schneider/Maximilian Götz/Maximilian Bühk, com nada menos que três carros. A tripulação campeã em 2013 está desta vez dividida, pois Schneider andará na Mercedes-Benz SLS AMG GT3 #84 junto a Harold Primat e Nico Verdonck. Götz e Bühk correrão no #86 ao lado do malaio Jazeman Jaafar. A bordo do #85, estarão Sergei Afanasiev/Stef Dusseldorp/Xavier Maassen.

Com as duas vitórias obtidas em Paul Ricard e Silverstone, é bom observar o desempenho da equipe M-Sport, que alinha os Bentley Continental GT3. A trinca formada por Andy Meyrick/Guy Smith/Steven Kane lidera o campeonato com 56 pontos, enquanto Grégoire Demoustier/Alvaro Parente – que terão a companhia de Nicolas Lapierre em Spa – estão em segundo, com 49. Cesar Ramos permanecerá com os mesmos 26 pontos após as três primeiras provas do ano.

Na classe Pro-Am Cup, uma das atrações entre os 32 carros confirmados, será a participação de Craig Lowndes na Ferrari #52 da AF Corse, ao lado de Michele Rugolo, Steve Wyatt e Andrea Piccini. Outros ótimos nomes vão também participar da prova nesta classe, contrabalançando as tripulações com pilotos de menor graduação. O querido amigo Ricardo Divila estará mais uma vez dando suporte aos “meninos” do Nissan GT Academy Team RJN: os dois “Godzilla” do fabricante japonês serão guiados por Miguel Faísca/Katsumasa Chiyo/Masataka Yanagida/Mark Shulzhitskiy no #35 e por Florian Strauss/Alex Buncombe/Wolfgang Reip/Nick McMillen no #80.

Andrea Rizzoli/Stefano Gai/Francesco Castellacci, da escuderia Villorba Corse, chegam a Spa na liderança entre os pilotos da Pro-Am Cup. Eles somam 46 pontos, contra 41 de Stefano Comandini/Eugenio Amos e 35 de McMillen/Strauss/Buncombe, que estão na briga pelo título.

A Gentlemen Trophy vem com 11 inscritos para as 24 Horas de Spa, contendo algumas “figurinhas” carimbadas de competições de longa duração, especialmente nas equipes que recorrem a pilotos pagantes para equilibrar seus orçamentos. Contudo, os líderes e únicos invictos no Blancpain Endurance Series neste ano, são Alexander Mattschull/Frank Schimckler, da equipe Rinaldi Racing, que somam 75 pontos e três triunfos, contra 51 de Peter Ashley Mann/Filipe Barreiros/Francisco Guedes. Pierre Ehret, que não correu em Silverstone, é o 3º colocado, com 50.

A lista completa de inscritos das 24 Horas de Spa-Francorchamps está aqui.

2 comentários

  1. Walter Derani disse:

    Prezado Rodrigo Mattar, parabens pelos seus programas sobre automobilismo.
    Venho comentar que serao 4 pilotos brasileiros no grid das 24 hs de SPA de 2016.
    Ha o Bruno Senna e Pipo Derani que correm no mesmo carro uma Mclaren no.60.
    Obrigado pelos comentarios sobre meu filho Pipo em suas provas neste ano
    Abracos
    Walter Derani

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>