MENU

23 de julho de 2014 - 10:22Super GT

Campeões da GT500 vencem em Sugo

020-728x485RIO DE JANEIRO - Campeões da temporada 2013 do Super GT na divisão GT500, Kohei Hirate/Yuji Tachikawa fizeram as pazes com a vitória no último domingo. A dupla da equipe ZENT Cerumo levou a melhor na 4ª etapa da temporada, disputada no seletivo circuito de Sugo Sportland.

Largando em 11º, a dupla do Lexus RC-F #1 teve um desempenho excelente ao longo das 79 voltas previstas, em que pese as loucas condições de tempo, que inclusive cancelaram o treino classificatório na véspera e que foi remarcado para a manhã do dia da corrida – nenhuma novidade, pois numa etapa do ano passado, em Autopolis, foi exatamente isso o que aconteceu.

A dupla inclusive chegou a andar de pneus slicks num piso já traiçoeiro, enquanto os adversários buscavam os boxes para as trocas rotineiras. Kohei Hirate aproveitou-se de um contato do italiano Andrea Caldarelli, que comandou a corrida em seu início, com um retardatário, para assumir a liderança. Entregou o carro perfeito para Yuji Tachikawa, que agradeceu e acelerou para vencer com vantagem de 1min20seg para a dupla do #37, o que deixa Caldarelli e seu parceiro Daisuke Ito na liderança do campeonato, com 49 pontos.

Largando da pole position, a dupla formada por Kazuki Nakajima/James Rossiter chegou em 4º lugar, enquanto Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi ofertaram à Honda o melhor resultado do novo NSX Concept GT no Super GT. A GTA, organizadora do campeonato, ofereceu uma série de benesses aos carros deste construtor no intervalo entre as provas de Autopolis e Sugo, o que favoreceu bastante o desempenho dos Honda, que vinham de seguidos insucessos no início do campeonato.

O que comprova a tese de que os carros evoluíram com as modificações foi que o melhor tempo da prova – 1’13″667, foi marcado pelo Honda da equipe Weider Modulo Dome, guiado por Naoki Yamamoto/Fréderic Makowiecki, que terminaram em oitavo lugar. Aliás, Mako regressou ao certame em lugar do compatriota Jean-Karl Vernay.

Líderes até esta prova, João Paulo de Oliveira/Hironobu Yasuda não tiveram um resultado a altura das expectativas do Calsonic Team Impul. Largando apenas da 13ª posição após um desempenho modesto num treino disputado sob chuva, a dupla perdeu duas voltas em relação aos vencedores. Pelo menos salvaram dois pontinhos para terminar em 9º lugar. Na próxima prova, em Fuji, que será disputada em 300 km, a dupla larga com 88 kg de lastro extra adicional.

Na GT300, os Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da equipe Jim Gainer começaram bem: o #10 guiado por Hideki Yamauchi largou da pole position, mas logo foi superado pelo #11 conduzido pelo sueco Björn Wirdheim. Todavia, na 20ª volta, o nórdico abandonou em razão de uma colisão com o Aston Martin V12 Vantage de Hideto Yasuoka, que ainda chegaria em quarto.

401

Com tantos percalços enfrentados pelos principais carros da classe, a vitória foi do Lamborghini da ManePa JLOC, guiado por Manabu Orido/Takayuki Aoki, mesmo com uma rodada do #88 que quase pôs tudo a perder no final. A dupla completou 74 voltas, uma à frente do Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da Leon, guiado por Haruki e Tsubasa Kurosawa. Outro modelo alemão, o Audi R8 LMS de Richard Lyons/Tomonobu Fujii, chegou em terceiro lugar. Aliás, entre os 10 primeiros, vários carros de fabricantes estrangeiros, com três Nissan GT-R GT3 salvando a honra dos “locais”. O Honda CR-Z da equipe campeã chegou apenas em 11º.

Situação do campeonato após 4 etapas:

GT500

1. Daisuke Ito/Andrea Caldarelli – 49 pontos
2. Hironobu Yasuda/João Paulo de Oliveira – 44
3. Yuji Tachikawa/Kohei Hirate – 35
4. Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto – 34
5. Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli – 27
6. Satoshi Motoyama/Masataka Yanagida – 20
7. Hiroaki Ishiura/Oliver Jarvis – 18
8. James Rossiter e Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi – 16
10. Naoki Yamamoto – 14
11. Jean-Karl Vernay – 11
12. Michael Krumm/Daiki Sasaki – 9
13. Kazuki Nakajima e Ryo Hirakawa – 8
15. Takashi Kogure/Hideki Mutoh e Juichi Wakisaka/Yuhi Sekiguchi – 7
17. Fréderic Makowiecki e Vitantonio Liuzzi/Kosuke Matsuura – 3
19. Daisuke Nakajima/Bertrand Baguette – 1

GT300

1. Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka – 40
2. Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – 37
3. Jörg Müller/Seiji Ara – 26
4. Haruki Kurosawa e Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi – 25
6. Kazuki Hoshino/Lucas Ordonez – 24
7. Manabu Orido/Takayuki Aoki – 20
8. Tsubasa Kurosawa e Yukhi Nakayama/Tomoki Nojiri – 19
10. Kota Sasaki/Takuto Iguchi – 16
11. Tomonobu Fujii/Richard Lyons e Shinya Hosokawa/Koji Yamanishi – 14
13. Masaki Kano/Hideto Yasuoka – 11
14. Naoki Yokomizo/Shogo Mitsuyama – 10
15. Kyosuke Mineo – 6
16. Morio Nitta/Koki Saga, Akira Iida/Hiroki Yoshimoto e Yuki Iwasaki/Masami Kageyama – 5
19. Kazuho Takahashi/Hiroki Katoh – 4
20. Masayuki Ueda/Hideki Yamauchi – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>