Chuva interrompe disputa e o MXR #28 vence em Guaporé no Gaúcho de Endurance

RIO DE JANEIRO – Presente desde o início da disputa das 3 Horas de Guaporé, 3ª etapa do Gaúcho de Endurance, a chuva foi também responsável pelo fato da corrida não chegar ao fim dentro do tempo previsto. Foram pouco mais de 2h19min e 77 voltas previstas – e o regulamento prevê que em casos excepcionais uma disputa pode ser encerrada desde que completados 75% do total. E foi justamente o que aconteceu neste domingo na serra gaúcha.

Com o protótipo MR18 Audi Turbo enfrentando os mais variados problemas ao longo da disputa, o MXR #28 de Juliano Moro/Gustavo Martins, ausente das duas primeiras provas do certame, foi quem dominou as ações no circuito guaporense, levando a vitória com tranquilidade, do início até a interrupção forçada devido à chuva inclemente. A segunda posição geral, com uma volta de atraso, foi do protótipo Spyder de Henrique Assunção/Fernando Fortes, que levaram a vitória na categoria II, com o acidente que tirou de esquadro o MXR #65 de Nilson Cintra/José Ribeiro.

O Ford Fusion de Andersom Toso/Vitor Genz/Carlos Kray brilhou novamente: o carro #9 chegou em 3º na geral e venceu sem problema algum na categoria IV, deixando para trás o Tornado Hayabusa de Luiz Carlos Crestani e a Maserati Trofeo dos irmãos Bassani. Fernando Poeta/Vicente Daudt/Guilherme Daudt chegaram em sexto, noutro carro da marca do tridente.

Sétimo posto e vitória na categoria III de protótipos com motor 8 válvulas até 2 litros para Jefferson Leandrini, experiente piloto de São Paulo com passagem pela Fórmula Fiat nos anos 80. Ricardo Landi correu sozinho na BMW M3 #64 da escuderia Eurobike e conseguiu um sólido oitavo posto, que lhe deu o quarto lugar na categoria IV. A Maserati de Ivo Siviero/Daniel Scarton/Telmo Tecchio chegou em nono e a 10ª posição geral foi de Severino Oppelt/João Batista Rodrigues/Adriano da Silveira – vencedores da categoria V com o Fiat Linea 1.4 T-Jet.

O Gol de Aldoir Sette/Leovaldo Petry levou a melhor na classe VI, com um convincente 12º lugar na geral. E na categoria VII, outro Gol terminou na frente: o de Elias/Sena Jr./Toscan.

Ao todo, 42 carros largaram para a prova. A próxima etapa será no fim do mês de agosto, do outro lado da fronteira, no Autódromo de Rivera, no Uruguai.

Os 10 primeiros em Guaporé:

1º #28 Juliano Moro/Gustavo Martins
Protótipo MXR Audi Turbo – categoria I
77 voltas em 2h19min13s030

2º #75 Henrique Assunção/Fernando Fortes
Protótipo Spyder VW – categoria II
a 1 volta

3º #46 Andersom Toso/Vitor Genz/Carlos Kray
Ford Fusion – categoria IV
a 1 volta

4º #31 Luiz Carlos Crestani
Protótipo Tornado Hayabusa – categoria II
a 2 voltas

5º 6 Luiz F. Bassani/Luiz A. Bassani
Maserati Trofeo – categoria IV
a 2 voltas

6º #18 Fernando Poeta/Guilherme Daudt/Vicente Daudt
Maserati Trofeo – categoria IV
a 2 voltas

7º #144 Jefferson Leandrini
Protótipo Spyder VW – categoria III
a 2 voltas

8º #64 Ricardo Landi
BMW M3 – categoria IV
a 3 voltas

9º #9 Ivo Siviero Fº/Telmo Tecchio/Daniel Scarton
Maserati Trofeo – categoria IV
a 3 voltas

10º #44 Severino Oppelt/João Batista Rodrigues/Adriano da Silveira
Fiat Linea 1.4 T-Jet – categoria V
a 3 voltas

Comentários