Competência e estratégia: as chaves da vitória de Barbosa/Fittipaldi em Indianápolis

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Com a vitória em Indianápolis, Christian Fittipaldi e João Barbosa assumem a liderança do Tudor United SportsCar Championship na classe Prototype (Foto: John Dagys)

RIO DE JANEIRO – Vitórias, em competições automobilísticas, não são construídas apenas dentro da pista. Fora dela também. Ainda mais em corridas de Endurance, em que a tática fala mais alto. Aliando competência e estratégia, a dupla formada por João Barbosa e Christian Fittipaldi venceu nesta sexta-feira a 9ª etapa do Tudor United SportsCar Championship, em Indianápolis.

Enquanto praticamente todos os rivais da classe Prototype se obrigaram a fazer um splash and dash nos últimos instantes da disputa em razão do consumo de combustível – e da ausência de bandeiras amarelas – o #5 da dupla da Action Express Racing se manteve na pista, com a administração justamente desse consumo e com a ajuda também do tráfego que Barbosa, pilotando após o turno de Christian Fittipaldi interpôs entre ele e o #01 da Chip Ganassi, guiado por Scott Pruett e Sage Karam.

E com as paradas de todos, exceção feita ao #10 de Jordan e Ricky Taylor, Barbosa e Fittipaldi rumaram tranquilos para a vitória – segunda da dupla no ano – completando as 2h45min num total de 108 voltas, com mais de 46 segundos de vantagem para o 2º colocado. De quebra, a dupla luso-brasileira assumiu a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem para os irmãos da Wayne Taylor Racing.

Oswaldo Negri fez uma boa corrida com o #60 da Mike Shank Racing. As bandeiras amarelas do início deixaram John Pew em condição de não perder volta para os líderes e o brasileiro conseguiu se manter durante um bom tempo da disputa em quinto lugar. Especulou-se que ele não pararia no fim da disputa, mas a MSR mandou Negri entrar nos pits por precaução. Com isso, a dupla acabou em 6º lugar.

Na Prototype Challenge, Bruno Junqueira ficou a poucas voltas de conquistar sua primeira vitória na temporada. O piloto do #09 da RSR Racing não resistiu ao ritmo mais veloz do #08 guiado por Jack Hawksworth, que em sua primeira corrida no TUSC já faturou uma vitória, em dupla com Chris Cumming. Restou ao brasileiro igualar o resultado da etapa de Laguna Seca. Colin Braun/Jonathan Bennett, líderes do campeonato, completaram em 3º, seguidos por David Ostella/James French.

O Dodge Viper chegou à sua primeira vitória no ano, face os problemas enfrentados pelo Porsche 911 (991) GT3 RSR de Nick Tandy/Richard Lietz, cujo câmbio quebrou e, logicamente, beneficiado pelo sem-fim de dificuldades enfrentadas pela maioria dos adversários no caótico início de disputa. Com o carro mais inteiro, Jonathan Bomarito/Kuno Wittmer conquistaram um importante triunfo para a “Víbora”. Pierre Kaffer/Giancarlo Fisichella deram à Risi Competizione e também para a Ferrari o melhor resultado do ano na competição. Patrick Long/Michael Christensen fecharam o pódio.

E na GT Daytona, Alessandro Balzan/Jeff Westphal emergiram da 9ª posição para a vitória, com uma tática inteligente de parada em bandeira amarela que lhes possibilitou parar uma vez a menos que praticamente todos os adversários, dando à dupla da Scuderia Corsa o segundo triunfo em 2014 – o primeiro foi em Detroit. Igualmente boa foi a performance de Christopher Haase/Bryce Miller, que chegaram em segundo com o Audi da Paul Miller Racing, usando a mesma tática dos vencedores. O SRT Viper de Jeroen Bleekemolen/Ben Keating terminou em terceiro, seguidos por Townsend Bell/Bill Sweedler e Leh Keen/Cooper MacNeil.

Comentários

  • Antes de mais nada, parabens pelos comentários, afinal de contas numa corrida longa é preciso ter muito jogo de cintura e conhecimento para não deixar a transmissão monótona. A corrida foi legal, mas ainda acho que botar 4 categorias numa corrida não é uma coisa que estamos muito acostumados. Christian está andando muito e parece feliz na categoria.