ELMS: grid baixa para 34 carros no Red Bull Ring
RIO DE JANEIRO – A poucos dias do início das atividades de pista para a 3ª etapa do European Le Mans Series no Red Bull Ring, na Áustria, algumas baixas marcam a lista de inscritos. Dois protótipos LMP2 não vão para a corrida na região do Tirol: o #24 da Sébastien Loeb Racing e o #48 da Murphy Prototypes tiveram os forfaits declarados, baixando o total de competidores para 34 carros.
Nenhum dos times abandonou o barco, muito pelo contrário. Tanto que estarão presentes na próxima prova em Paul Ricard. A opção de não viajar à Áustria foi meramente logóstica no caso de ambas as equipes. A Murphy ainda tem o agravante de Nathanaël Berthon, um de seus titulares, estar envolvido com a GP2 Series neste fim de semana em Hockenheim e a equipe ainda oferecerá suporte técnico à Eurasia, que estreia no Asian Le Mans Series também no próximo domingo na Coreia do Sul.
Assim, o plantel foi reduzido a oito carros na LMP2, o que não deve atrapalhar as pretensões do Team Jota e da Thiriet by TDS Racing, que venceram as primeiras corridas do ano. Após a divulgação da primeira lista de inscritos, foi confirmado que Pierre Ragues se junta a Christian Klien e Gary Hirsch na condução do #43 da NewBlood by Morand Racing.
Na classe LMGTE, duas substituições: inscrito no International GT Open, que corre em Silverstone, o italiano Daniel Zampieri não poderá colaborar com a JMW Motorsport – seu lugar no #66 será ocupado por um velho conhecido do time, o britânico Rob Bell. A dinamarquesa Christina Nielsen junta-se a Raymond Narac e Nicolas Armindo na condução do Porsche #76 da IMSA Performance Matmut.
Outras novidades vêm da LMGTC: na Prospeed Competition, Max Van Splunteren e Mike Parisy foram incluídos no Porsche #75. O #93 da Pro GT by Almeras conta com a volta de Matthieu Vaxivière às pistas, ao lado de Franck Perera e Henry Hassid.
Rodrigo, li no motorsport.com que a proposta do WEC trocar de calendário, e ter a maior parte de suas corridas entre Setembro e Outubro, ganha cada vez mais força.
Você tem alguma informação a respeito?
Corrigindo: Entre Outubro e Junho.
Como assim, Gustavo? De outubro de um ano a junho do outro?
Sim, começando em Outubro de um ano e terminando em Le Mans do ano seguinte. Seria um campeonato de inverno.
http://www.motorsport.com/wec/news/winter-calendar-concept-progressing
Acho uma ideia válida para campeonatos menores e/ou orientais, para o WEC, não.
Concordo. Acho uma bosta o campeonato assim. Por exemplo: Spa fica coberta pela neve em vários meses do ano. Onde seria o campeonato? Em que pista na Europa? Difícil…
Eu penso o contrário. Acho a ideia excelente. Coloca as provas na Europa em outubro e entre abril e junho. Nos outros meses, corre no Brasil, no Texas e na Ásia (onde o clima é mais quente).
Com isso, atrai a atenção do público – na ressaca da F1 – e mantém o grid cheio para o Grand Finale em Le Mans, devido a pontuação dobrada.
Acho uma decisão errada porque defendo a ideia de que o campeonato tem que aproveitar ao máximo o verão europeu, justamente o período das férias no calendário proposto.
Acho até valido conceito de se buscar novos mercados, mas o esporte é imensamente mais popular no velho continente e é lá de onde vem a imensa maioria dos fãs.
Basta analisar duas categorias que dão muito certo, o DTM e a World Series by Renault. Embora o campeonato alemão se aventura as vezes pela China, as duas são categorias essencialmente europeias e vão muito bem, obrigado.
Sendo assim, acho uma loucura desperdiçar 2 meses de férias de fãs apaixonados por automobilismo e lindas e clássicas pistas dando sopa.
Sobre o ELMS, ao menos a ausência destes carros é apenas para esta prova.