FIA WEC: teremos um Corvette C7-R em Austin

RIO DE JANEIRO – Durante uma das transmissões do Tudor United SportsCar no Fox Sports 2, quase com certeza a da etapa de Watkins Glen, comentei que talvez fosse possível a Corvette participar da etapa de Austin do Mundial de Endurance (FIA WEC).

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O novo Chevrolet Corvette C7-R fará uma aparição em Austin no WEC com o time oficial de fábrica na classe LMGTE-PRO

Pois bem: o craque John Dagys, no sempre bem-informado Sportscar365.com, publicou: o construtor estadunidense prepara um Corvette C7-R para a disputa das 6 Horas do COTA, que acontecem em 20 de setembro, em paralelo com o Tudor United SportsCar Championship, certame em que a Corvette é líder, com quatro vitórias nas últimas cinco provas.

Chamara a atenção um fato. A comissão de Endurance da FIA anunciara um novo BoP (Balance of Performance) para os modelos LMGTE, contemplado um acréscimo de 20 kg de peso em todos os modelos do Aston Martin Vantage, tanto GTE-PRO quanto GTE-AM, que correrão com peso mínimo de 1215 kg. Até aí, tudo bem. O detalhe é que, no mesmo comunicado, foi confirmado que os modelos Corvette C7-R terão um decréscimo de 0,1 mm no restritor de ar dos motores, em comparação com a espeficicação adotada nas 24 Horas de Le Mans.

A pulga se instalou atrás da orelha do jornalista, que apurou e fez saber também que o carro a ser preparado para a prova do COTA é o chassi reserva do C7-R, construído para ser o modelo de teste do fabricante estadunidense. Outros detalhes do programa ainda estão em aberto, principalmente se haverá treinos de preparação e quais serão os pilotos designados para a disputa desta corrida.

Assim, a LMGTE-PRO terá sete carros na prova de Austin – todos de equipes oficiais de fábrica: Porsche, Aston Martin, Ferrari e Corvette.

Em tempo: a lista de inscritos pode contemplar o melhor grid do ano no FIA WEC, exceto as 24 Horas de Le Mans. A expectativa é que, além da Corvette, a Dempsey Racing e a Krohn Racing confirmem participação em Austin. A Lotus e a Dome Strakka finalmente vão estrear nas classes LMP1 e LMP2 – sem contar que a OAK Racing tem pretensão de alinhar um Ligier JS P2 Nissan. Caso essa expectativa se confirme, poderemos ter 31 carros na prova estadunidense.

Comentários

  • Seria ainda melhor se a montadora resolvesse inscrever este Corvette para o restante da temporada, e que a Oak Racinf fizesse o mesmo para a LMP2.