Mais uma pole do Team Jota no ELMS

MARATAÍZES – Nem mesmo uma rodada durante a qualificação impediu que Harry Tincknell marcasse mais uma pole position com o Zytek Z11SN do Team Jota para a 3ª etapa do European Le Mans Series, que acontece neste domingo no Red Bull Ring, na Áustria. O piloto do #38 marcou o tempo de 1’23″075 e impôs meio segundo de vantagem para Franck Mailleux, que continua muito rápido no #34 da Race Performance.

Líderes do campeonato, os franceses Pierre Thiriet/Ludo Badey/Tristan Gommendy ficaram com a terceira posição na estreia do protótipo Ligier JS P2 Nissan no campeonato continental. Dominadora dos treinos livres, a NewBlood by Morand Racing acabou em quarto.

Para nenhuma surpresa, Andrea Bertolini estabeleceu a pole da classe LMGTE com a marca de 1’29″286 a bordo do #72 da SMP Racing, enquanto Richard Lietz, correndo em casa e colaborando com o Team Felbermayr-Proton, levou o Porsche #88 ao segundo posto da divisão. Stuart Hall fez ótimo treino com o Aston Martin da equipe Gulf e larga em terceiro. A Ferrari do ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez, que corre com Anthony Pons e Soheil Ayari ficou com a sexta posição.

Na LMGTC, a Ferrari dos dinamarqueses da Formula Racing se impôs ao fim do classificatório e a pole é do #60 de Dennis Laursen/Mikkel Mac Jensen/Jan Magnussen. Nas posições seguintes, vieram a McLaren de Kevin Korjus/Grégoire Demoustier/Yann Goudy e a Ferrari de Adrien De Leener/Cédric Sbirrazzuoli.

O grid de 33 carros está formado assim:

1. fila
Dolan-Tincknell-Albuquerque (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 1’23″078
Frey-Mailleux (Oreca 03-Judd) – Race Performance – 1’23″561
2. fila
Thiriet-Badey-Gommendy (Ligier-Nissan) – Thiriey by TDS – 1’23″613
Klien-Hirsch-Brandela (Morgan-Judd) – Newblood by Morand – 1’23″763
3. fila
Chatin-Panciatici-Webb (Alpine A450-Nissan) – Signatech – 1’23″785
KimberSmith-Dyson-McMurry (Zytek Z11SN-Nissan) – Greaves – 1’23″995
4. fila
Bacheta-Schulzhitskiy (Zytek Z11SN-Nissan) – Greaves – 1’23″997
Schell-Leutwiler-Coleman (Morgan-Nissan) – Pegasus – 1’25″449
5. fila
Bertolini-Shaitar-Zlobin (Ferrari 458) – SMP – 1’29″286
Lietz-Felbermayr Sr.-Felbermayr Jr. (Porsche 997) – Proton – 1’29″499
6. fila
Goethe-Hall-Brown (Aston Martin Vantage) – Gulf – 1’29″887
McKenzie-Richardson-Bell (Ferrari 458) – JMW – 1’29″973
7. fila
Talkanitsa-Talkanitsa-Kaffer (Ferrari 458) – AT – 1’29″991
Barthez-Pons-Ayari (Ferrari 458) – Sofrev ASP – 1’30″133
8. fila
Kemenater-Cressoni (Ferrari 458) – Kessel – 1’30″137
Maris-Merlin-Helary (Porsche 911) – Imsa – 1’30″154
9. fila
Perazzini-Cioci-Lyons (Ferrari 458) – AF Corse – 1’30″342
Narac-Armindo-Nielsen (Porsche 911) – Imsa – 1’30″428
10. fila
Mallegol-Perrodo-Collard (Ferrari 458) – AF Corse – 1’30″499
Cameron-Griffin-Rugolo (Ferrari 458) – AF Corse – 1’30″567
11. fila
Laursen-Mac-Magnussen (Ferrari 458) – Formula Racing – 1’30″647
Wainwright-Carroll-Meadows (Porsche 911) – Gulf – 1’30″685
12. fila
Korjus-Demoustier-Goudy (McLaren MP4-12C) – ART – 1’30″816
De Leener-Sbirrazzuoli (Ferrari 458) – AF Corse – 1’30″963
13. fila
Beretta-Markozov-A. Ladygin (Ferrari 458) – SMP – 1’30″965
Persiani-K. Ladygin-Basov (Ferrari 458 GT3) – SMP – 130″977
14. fila
Gonzalez-Ajlani-Brundle (McLaren MP4-12C) – ART – 1’31″126
Perera-Vaxivière-Hassid (Porsche 997) – Pro Almeras – 1’31″128
15. fila
Van Splunteren-Vannelet-Parisy (Porsche 997) – Prospeed – 1’31″717
Machitski-Sardarov-Cocker (BMW Z4) – Russia by Barwell – 1’32″050
16. fila
Rasmussen-Melnikov (Ferrari 458) – AF Corse – 1’32″456
Bourret-Beaubelique-Belloc (Ferrari 458) – Sofrev ASP – 1’33″083
17. fila
Rotenberg-Salo-Mediani (Ferrari 458) – SMP – 1’35″952

Comentários