Protótipos LMP2 começam na frente em Mosport

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Gustavo Yacaman foi o mais rápido do primeiro treino livre do Tudor United SportsCar no Canadá

RIO DE JANEIRO – Os protótipos LMP2 começam na frente em Mosport no primeiro treino livre do Tudor United SportsCar Championship, que disputa a 8ª etapa da temporada no Canadá. O Morgan Nissan #42 de Gustavo Yacaman/Olivier Pla abriu os trabalhos com a volta mais rápida da sessão em 1’10″928, pouco mais de três décimos na frente do HPD #1 da Extreme Speed Motorsports, da dupla formada por Ryan Dalziel/Scott Sharp. O #2 de Johannes Van Overbeek/Ed Brown conquistou a terceira marca.

Entre os Daytona Prototypes, o mais rápido foi o #5 de João Barbosa/Christian Fittipaldi. O piloto brasileiro fez o tempo de 1’11″322, quarto colocado do treino, à frente do #90 vencedor em Watkins Glen com Richard Westbrook a bordo. Andy Meyrick fez uma ótima volta com o DeltaWing e foi o sexto colocado, seguido por Scott Pruett no #01 da Ganassi e Ricky Taylor no #10 da Wayne Taylor Racing, que ainda lidera o campeonato na classe Prototype. Oswaldo Negri ficou com a 9ª colocação na sessão, com 1’12″431.

A BMW começa na frente na classe GTLM: John Edwards marcou o melhor tempo com o #56 da equipe de Bobby Rahal – 1’16″019, apenas 0″020 melhor que Marc Goossens, com Jan Magnussen pouco depois e em terceiro na divisão. Andy Priaulx foi o quarto mais rápido e Kuno Wittmer, correndo em casa, foi o quinto. O melhor Porsche – para surpresa geral – foi o de Wolf Henzler, sexto melhor da divisão. A única Ferrari inscrita ficou em penúltimo.

Na GTD, Spencer Pumpelly andou muito bem com o #45 da Flying Lizard Motorsports, registrando 1’19″679, 0″097 melhor que o alemão Christopher Haase, ambos com Audi R8 LMS. Pumpelly também treinou no #35 e com ele fez a terceira marca da sessão. Kévin Estre foi o quarto no Porsche da equipe Park Place, com o Viper de Ben Keating em quinto e outro Porsche, com Leh Keen a bordo, na 6ª posição.

O resultado completo do primeiro treino livre está aqui

Comentários

  • Acho bizarro um p2 a frente de um DP. Até quando este regulamento vai ficar assim? Os DPs precisam de mais potência e um regulamento técnico novo que os façam parecer mesmo um protótipo. Esse campeonato segue errado. A última corrida em Glens foi muito fraquinha, com acidentes muito perigosos que poderiam ter causado algo grave.

    • Marcelo, os DPs não tinham a menor condição técnica de ficar na frente de nenhum LMP2 quando o campeonato foi pensado. Os protótipos do regulamento ACO/FIA têm chassis de carbono e usavam pneus multimarca. Foram estrangulados e passaram a usar o mesmo pneu que os DPs, duros feito um pedaço de pau. E a preparação dos carros da Rolex, que era mais espartana, foi liberada. Ganharam câmbio paddleshift, extratores e mais potência. Como pode os LMP2 concorrerem contra isto?