Tudor United SportsCar: Dalziel é absoluto e crava pole em Indianápolis
RIO DE JANEIRO – O escocês Ryan Dalziel reinou absoluto no treino de classificação para o Brickyard Grand Prix, 9ª etapa do Tudor United SportsCar Championship, que se realiza nesta sexta-feira em Indianápolis, no circuito misto encravado no mítico oval. Com o HPD ARX-03b #1 da equipe Extreme Speed Motorsports, o companheiro do ‘patrão’ Scott Sharp pisou fundo durante os 15 minutos da sessão e cravou a pole position, com o tempo de 1’17″603 para o traçado – que, diferentemente do ano passado, não usa a curva 1 do oval em sentido oposto. Desta vez, os pilotos correm no traçado hoje utilizado pela MotoGP.
De quebra, o carro #2 guiado por Johannes Van Overbeek também se destacou na qualificação e vai largar em segundo. O piloto californiano marcou 1’17″879, dois décimos mais lento que Dalziel – provando que o BoP da IMSA deu resultado ao oferecer mais potência ao motor dos protótipos da Honda. E para completar, o terceiro tempo foi de outro LMP2 – no caso, o Morgan Nissan #42 da OAK Racing guiado por Gustavo Yacaman, em 1’17″908.
O brasileiro Christian Fittipaldi foi escalado para qualificar o Corvette DP #5 da Action Express Racing e obteve o quarto melhor tempo – 1’18″102, três posições à frente do carro #10 que rivaliza com o dele na disputa pela liderança do campeonato na classe Prototype. Oswaldo Negri pôs o #60 da Michael Shank Racing em oitavo: o experiente piloto marcou 1’19″555 na melhor volta do Ford EcoBoost Riley DP e larga da quarta fila do grid.
Na Prototype Challenge, Colin Braun foi dominante: o piloto do #54 da CORE Autosport marcou a pole com 1’19″849 e ainda conseguiu um lugarzinho no top 10 do grid. Bruno Junqueira bem que tentou superar o tempo do rival, mas não teve êxito: acabou em segundo a bordo do #09 da RSR Racing. O mexicano Luis Diaz, com o #25 da 8Star Motorsports estabeleceu a terceira marca da divisão, seguido por David Ostella (Performance Tech), Martin Plowman (BAR1 Motorsports) e Gunnar Jeannette (PR1/Mathiasen).
Beneficiada pelas mudanças no BoP, que deixaram seu carro 30 kg mais leve, a Risi Competizione levou a pole da GTLM sem a menor dificuldade: o italiano Giancarlo Fisichella fez o tempo de 1’22″378 (22º geral), enquanto John Edwards, da BMW, ficou em segundo na classe a apenas 0″064 da marca de Fisico. Jonathan Bomarito foi o terceiro com o Dodge Viper #93, com Marc Goossens em quarto e Bill Auberlen em quinto na segunda BMW oficial.
Com os Corvette C7-R lastreados em 25 kg, Antonio Garcia foi apenas o 6º mais rápido da divisão. O melhor Porsche ficou em sétimo e de novo Bryan Sellers, com o #17 do Team Falken, bateu os carros do time oficial de fábrica.
Na GTD, prevaleceu o veloz Dane Cameron, com a única BMW Z4 GT3 inscrita: o piloto do #94 da Turner Motorsport estabeleceu 1’26″058 (32º tempo geral), com vantagem de 0″091 para o SRT Viper GT3-R do holandês Jeroen Bleekemolen. Líder do campeonato, Townsend Bell foi o terceiro – 1’26″220.
Spencer Pumpelly foi o quarto, com Mario Farnbacher em quinto e James Davison em sexto. Como curiosidade, foram seis marcas distintas nas seis primeiras posições – BMW, SRT Viper, Ferrari, Audi, Porsche e Aston Martin. Equilíbrio a toda prova.
O Fox Sports 2 transmite ao vivo o Brickyard Grand Prix do Tudor United SportsCar Championship, a partir de 18h45, hora de Brasília. Estarei nos comentários ao lado do parceiro Sergio Lago. Torcemos juntos!
Caso aconteça uma vitória dos LMP2. Será um caso de mexer no BoP novamente a IMSA ? Na largada em tese os DP tem vantagem devido a ser uma reta com extensão consideravel.