Tudor United SportsCar: Dalziel é absoluto e crava pole em Indianápolis

Dagys_-2014_289329
Soberanos: os HPD ARX-03b da Extreme Speed monopolizam a primeira fila em Indianápolis; pole é de Ryan Dalziel no #1 (Foto: John Dagys)

RIO DE JANEIRO – O escocês Ryan Dalziel reinou absoluto no treino de classificação para o Brickyard Grand Prix, 9ª etapa do Tudor United SportsCar Championship, que se realiza nesta sexta-feira em Indianápolis, no circuito misto encravado no mítico oval. Com o HPD ARX-03b #1 da equipe Extreme Speed Motorsports, o companheiro do ‘patrão’ Scott Sharp pisou fundo durante os 15 minutos da sessão e cravou a pole position, com o tempo de 1’17″603 para o traçado – que, diferentemente do ano passado, não usa a curva 1 do oval em sentido oposto. Desta vez, os pilotos correm no traçado hoje utilizado pela MotoGP.

De quebra, o carro #2 guiado por Johannes Van Overbeek também se destacou na qualificação e vai largar em segundo. O piloto californiano marcou 1’17″879, dois décimos mais lento que Dalziel – provando que o BoP da IMSA deu resultado ao oferecer mais potência ao motor dos protótipos da Honda. E para completar, o terceiro tempo foi de outro LMP2 – no caso, o Morgan Nissan #42 da OAK Racing guiado por Gustavo Yacaman, em 1’17″908.

O brasileiro Christian Fittipaldi foi escalado para qualificar o Corvette DP #5 da Action Express Racing e obteve o quarto melhor tempo – 1’18″102, três posições à frente do carro #10 que rivaliza com o dele na disputa pela liderança do campeonato na classe Prototype. Oswaldo Negri pôs o #60 da Michael Shank Racing em oitavo: o experiente piloto marcou 1’19″555 na melhor volta do Ford EcoBoost Riley DP e larga da quarta fila do grid.

Na Prototype Challenge, Colin Braun foi dominante: o piloto do #54 da CORE Autosport marcou a pole com 1’19″849 e ainda conseguiu um lugarzinho no top 10 do grid. Bruno Junqueira bem que tentou superar o tempo do rival, mas não teve êxito: acabou em segundo a bordo do #09 da RSR Racing. O mexicano Luis Diaz, com o #25 da 8Star Motorsports estabeleceu a terceira marca da divisão, seguido por David Ostella (Performance Tech), Martin Plowman (BAR1 Motorsports) e Gunnar Jeannette (PR1/Mathiasen).

Dagys_-2014_289183
A IMSA ajudou e a Risi Competizione aproveitou para faturar a pole da GTLM com Giancarlo Fisichella (Foto: John Dagys)

Beneficiada pelas mudanças no BoP, que deixaram seu carro 30 kg mais leve, a Risi Competizione levou a pole da GTLM sem a menor dificuldade: o italiano Giancarlo Fisichella fez o tempo de 1’22″378 (22º geral), enquanto John Edwards, da BMW, ficou em segundo na classe a apenas 0″064 da marca de Fisico. Jonathan Bomarito foi o terceiro com o Dodge Viper #93, com Marc Goossens em quarto e Bill Auberlen em quinto na segunda BMW oficial.

Com os Corvette C7-R lastreados em 25 kg, Antonio Garcia foi apenas o 6º mais rápido da divisão. O melhor Porsche ficou em sétimo e de novo Bryan Sellers, com o #17 do Team Falken, bateu os carros do time oficial de fábrica.

Na GTD, prevaleceu o veloz Dane Cameron, com a única BMW Z4 GT3 inscrita: o piloto do #94 da Turner Motorsport estabeleceu 1’26″058 (32º tempo geral), com vantagem de 0″091 para o SRT Viper GT3-R do holandês Jeroen Bleekemolen. Líder do campeonato, Townsend Bell foi o terceiro – 1’26″220.

Spencer Pumpelly foi o quarto, com Mario Farnbacher em quinto e James Davison em sexto. Como curiosidade, foram seis marcas distintas nas seis primeiras posições – BMW, SRT Viper, Ferrari, Audi, Porsche e Aston Martin. Equilíbrio a toda prova.

O Fox Sports 2 transmite ao vivo o Brickyard Grand Prix do Tudor United SportsCar Championship, a partir de 18h45, hora de Brasília. Estarei nos comentários ao lado do parceiro Sergio Lago. Torcemos juntos!

Comentários

  • Caso aconteça uma vitória dos LMP2. Será um caso de mexer no BoP novamente a IMSA ? Na largada em tese os DP tem vantagem devido a ser uma reta com extensão consideravel.