TUSC: 49 carros para a rodada de Indianápolis

RIO DE JANEIRO – Nono evento do calendário do Tudor United SportsCar Championship, o Brickyard Grand Prix que será disputado sexta-feira no Indianápolis Motor Speedway reúne quase 50 carros na lista de inscritos. Será a quarta etapa do ano com todas as divisões do certame na pista, o que só aconteceu em Daytona, Sebring e Watkins Glen.

A classe Prototype, principal do campeonato, chega à sua oitava corrida com 11 carros inscritos – em decorrência do incêndio em Mosport, o DeltaWing não faz a viagem ao Brickyard. O campeonato segue liderado pelos irmãos Ricky e Jordan Taylor com 218 pontos, cinco apenas à frente do brasileiro Christian Fittipaldi e do português João Barbosa. Após a vitória em Mosport, Gustavo Yacamán subiu para 3º, com 208. Oswaldo Negri ocupa a oitava posição ao lado do parceiro John Pew, somando 169 pontos.

Nesta prova de Indianápolis, Yacamán terá a companhia do sino-holandês Ho-Pin Tung, porque Olivier Pla disputará as 24 Horas de Spa-Francorchamps, válidas pelo Blancpain Endurance Series. Outra novidade é a inscrição de Burt Frisselle no #31 da Marsh Racing, substituindo Boris Said ao lado do outro titular, Eric Curran.

O Balance of Performance (BoP), estrela involuntária do TUSC neste ano, terá um ajuste de 0,3 mm no restritor de ar dos HPD ARX-03b da equipe Extreme Speed Motorsports, para poder competir em pé de igualdade com o Morgan LMP2 Nissan da OAK Racing. Mais nenhuma modificação foi determinada para os outros modelos da classe.

Na Prototype Challenge, que tem cinco provas disputadas apenas, a situação do campeonato apresenta Jonathan Bennett e Colin Braun com 169 pontos, contra 152 do holandês Renger Van der Zande e 132 do mexicano Martín Fuentes. Bruno Junqueira é o 6º colocado em dupla com Duncan Ende – a dupla tem 114 pontos.

Com 10 carros inscritos em Indianápolis, as novidades são a participação de John Martin no #7 da Starworks Motorsport; James French inscrito no #38 da Performance Tech ao lado de David Ostella; Martin Plowman e Doug Bielefeld juntos no #88 da BAR1 Motorsports e Jack Hawksworth, que corre na Fórmula Indy, como o substituto do suspenso Alexandre Tagliani ao lado de Chris Cumming no #08 da RSR Racing.

A GTLM (GT Le Mans) também conta com uma dezena de carros confirmados para esta etapa. Com seis provas disputadas pelos carros desta subclasse, Antonio Garcia/Jan Magnussen lideram o campeonato com 190 pontos, dezenove à frente de Bill Auberlen/Andy Priaulx e Domink Farnbacher/Marc Goossens. A divisão tem sido, como sempre, equilibrada, mas a IMSA processará modificações.

Os Porsche 911 (991) GT3 RSR da equipe oficial e do Team Falken terão um acréscimo de 0,7 mm no restritor de ar dos modelos alemães, bem como um splitter dianteiro 25 mm mais largo. As Ferrari F458 – em Indianápolis, só vai a #62 da Risi – perdem 30 kg do peso mínimo, ganhando 0,6 mm de abertura nos restritores. Também a altura da asa traseira sofrerá modificações, com direito a ser usado o perfil adotado até 2011.

Tem mais: os Corvette C7-R, por conta das quatro vitórias seguidas, vão ganhar um troféu bigorna de 25 kg. Em contrapartida, as BMW Z4 GTE ficarão 15 kg mais ‘magrinhas’.

Na divisão GTD, que continua como a mais numerosa (18 inscritos), a situação do campeonato está assim: liderança de Townsend Bell/Bill Sweedler com 164 pontos, três a mais que Andy Lally/John Potter e sete à frente de Leh Keen/Cooper MacNeil. Com poucas novidades entre os pilotos, a categoria terá ajustes no BoP apenas de capacidade de tanque de combustível: os Aston Martin V12 Vantage perdem 2 litros na capacidade dos reservatórios, enquanto os Audi R8 LMS ganham três litros, a BMW Z4 GT3 ganha cinco e o SRT Viper GT3-R, seis.

A lista de inscritos para Indianápolis está aqui.

Comentários

  • No caso do BoP dos protótipos, deveriam também ajustar o equilíbrio entre os DP’s Corvette, que sempre figuram na ponta, diferentemente dos Ford EcoBoast e dos BMW. Também acho correto equilibrar as coisas na LMGTE, tendo em vista o domínio dos Corvette