6h de Austin com 29 inscritos

LoneStarLeMans_WEC.LEMANS_COMBO_15.748Wx23.622H

RIO DE JANEIRO – Falta ainda um mês para as 6h de Austin, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) – mas já temos a primeira lista oficial de inscritos para a corrida que se realizará no Circuito das Américas (COTA) em paralelo e no mesmo dia do Tudor United SportsCar Championship, um sábado, com largada às 17h locais e chegada à noite.

O grid para a corrida deverá contar com um total de 29 carros. E poderiam ser mais, não fosse a insolvência da RAM Racing, os eternos problemas financeiros da Millenium – que pelo visto não aparecerá mais em nenhum evento do ano – e os problemas técnicos da Strakka, que adiou a estreia do Dome S103 para a última prova do campeonato, em Interlagos.

Em contrapartida, a lista aparece com algumas boas novidades. A começar pela estreia da Lotus com seu protótipo T129 (ou P1/01) com motor AER Turbo, na classe LMP1. James Rossiter e Christophe Bouchut foram os primeiros pilotos indicados, com um terceiro nome a ser definido (será o austríaco Lucas Auer). Em Le Mans, Pierre Kaffer chegou a ser anunciado como integrante do time, bem como Christijan Albers, agora diretor da Caterham na F1. Dificilmente o holandês estará no #9.

Vencedora das 24h de Le Mans – mais uma vez – a Audi saúda o regresso de Loïc Duval às pistas. Acidentado com gravidade nos treinos livres, o piloto francês volta ao comando do carro #1 ao lado do brasileiro Lucas Di Grassi e do dinamarquês Tom Kristensen. A Toyota apresenta Mike Conway pela primeira vez a bordo do TS040 Hybrid, junto a Alex Wurz e Stéphane Sarrazin no carro #7.

A LMP2 verá a primeira aparição do Ligier JS P2 como o novo carro da G-Drive Racing, para o trio Julien Canal/Roman Rusinov/Olivier Pla. É o mesmo protótipo que disputou – e muito bem – as 24h de Le Mans com Alex Brundle/Mark Shulzhitskiy/Jann Mardenborough. Como adesão recente à prova do COTA, a bem-vinda inscrição da Extreme Speed Motorsports, com seu HPD ARX-03b que será mexido para se adequar ao regulamento do WEC, bem mais liberal do que do certame gerido pela IMSA, do qual a ESM faz parte.

Aliás, Ed Brown, piloto, sócio e patrocinador do time (ele é o dono da marca Tequila Patrón) não esconde o desejo de disputar as 24 Horas de Le Mans em 2015 e fazer uma incursão no WEC com o novo HPD ARX-04b. Luz de alerta acesa no TUSC? A ver…

Na LMGTE-PRO, um plantel de peso: sete carros, todos vinculados a esquemas oficiais de fábrica. Além dos Porsche do Team Manthey, dos Aston Martin e das Ferrari da AF Corse, correrá o novo Corvette C7-R, inscrito para os irmãos Jordan e Ricky Taylor, além de Tommy Milner. O brasileiro Fernando Rees, de fora das 24 Horas de Le Mans após um forte acidente que destruiu seu Aston Martin Vantage, regressa com os parceiros Alex MacDowall e Darryl O’Young.

A LMGTE-AM conta com oito inscritos e a novidade é a participação da Krohn Racing, que ainda não era oficial. O veterano Tracy Krohn chamou Ben Collins, que correu no time em Sarthe, para compor a tripulação com ele e o sueco Nic Jönsson. Outra cara nova é Jeff Segal, que aparece no #90 da 8Star Motorsports ao lado de Gianluca Roda e Paolo Ruberti. A Prospeed Competition alugou o Porsche 911 (991) da Proton Competition usado por Patrick Dempsey em Le Mans e fará a estreia do carro para o trio Matthieu Vaxivière/Emmanuel Collard/François Perrodo. Por enquanto, nada de Dempsey Racing nas 6h de Austin…

A lista completa de inscritos é esta:

title-1

#1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Lucas Di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen

#2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler

#7 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS040 Hybrid (M)
Alex Wurz/Stéphane Sarrazin/Mike Conway

#8 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS040 Hybrid (M)
Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi

#9 LOTUS ROU
Lotus T129 P1/01 AER (M)
Christophe Bouchut/James Rossiter/Lucas Auer

#12 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One Toyota (M)
Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche

#13 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One Toyota (M)
Dominik Kraihamer/Andrea Belicchi/Fabio Leimer

#14 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb

#20 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Brendon Hartley/Mark Webber/Timo Bernhard

title-3

#26 G-DRIVE RACING RUS
Ligier JS P2 Nissan (D)
Roman Rusinov/Olivier Pla/Julien Canal

#27 SMP RACING RUS
Oreca 03R Nissan (M)
Sergey Zlobin/Nicolas Minassian/Maurizio Mediani

#30 EXTREME SPEED MOTORSPORTS USA
HPD ARX-03b (D)
Ryan Dalziel/Scott Sharp/Ed Brown

#37 SMP RACING RUS
Oreca 03R Nissan (M)
Anton Ladygin/Kyrill Ladygin/Viktor Shaitar

#47 KCMG HKG
Oreca 03 Nissan (D)
Matthew Howson/Richard Bradley/Tsugio Matsuda

title-2

#51 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Gianmaria Bruni/Toni Vilander

#65 CORVETTE RACING USA
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Jordan Taylor/Ricky Taylor/Tommy Milner

#71 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
James Calado/Davide Rigon

#91 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) RSR (M)
Patrick Pilet/Jörg Bergmeister

#92 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) RSR (M)
Marco Holzer/Fréderic Makowiecki

#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Darren Turner/Stefan Mücke

#99 CRAFT-BAMBOO ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Darryl O’Young/Alex MacDowall/Fernando Rees

title-4

#57 KROHN RACING USA
Ferrari F458 Italia (M)
Tracy Krohn/Nic Jönsson/Ben Collins

#61 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Mirko Venturi/Luis Perez-Companc/Marco Cioci

#75 PROSPEED COMPETITION BEL
Porsche 911 (991) RSR (M)
François Perrodo/Emmanuel Collard/Matthieu Vaxivière

#81 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Stephen Wyatt/Michele Rugolo/Andrea Bertolini

#88 PROTON COMPETITION DEU
Porsche 911 (991) RSR (M)
Christian Ried/Klaus Bachler/Khaled Al Qubaisi

#90 8STAR MOTORSPORTS USA
Ferrari F458 Italia (M)
Gianluca Roda/Paolo Ruberti/Jeff Segal

#95 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Kristian Poulsen/David Heinemeier-Hänsson/Richie Stanaway

#98 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Christoffer Nygaard

Comentários

  • Embora o número de inscritos não seja grande, em vista de outros certames, haverão boas novidades…principalmente o HPD LMP2. Que venha logo o dia 20/09.

  • Bem feito para a FIA/ACO. Foram escolher as equipes com base apenas no dinheiro e esvaziaram o grid da LMP2. Deram duas vagas para a Millenium (com um cheque sem fundo) e deixaram equipes como a Boutsen Ginion e a equipe do Sebastien Loeb de fora. Estas certamente fariam um trabalho muito mais digno.

    Espero que no próximo ano isto seja reconsiderado.