A reação de Whincup

4672720140803204341

RIO DE JANEIRO – Com um campeão não se brinca. Com um pentacampeão (e não tetracampeão, desculpem) então, muito menos. E Jamie Whincup mostrou de novo que não se pode bobear com ele. As etapas de Winton e Pukekohe foram o ponto baixo da curva da temporada do #1 neste ano. E depois disto, o piloto do Red Bull Team Australia e a Triple Eight Engineering arregaçaram as mangas para recuperar o tempo perdido e o poderio no campeonato do International V8 Supercars.

Como efeito, após um pódio numa das provas em Barbagallo, Whincup colecionou seis vitórias e sete pódios nas três rodadas triplas seguintes, realizadas em Hidden Valley, Townsville e agora em Queensland, no circuito de Ipswich. E com os triunfos que lhe renderam 150 pontos, além dos 51 decorrentes de um 6º lugar, o piloto assumiu a liderança do campeonato – a seis eventos do término do campeonato, a saber: Sydney Motorsports Park, Sandown Park, Bathurst, Surfers Paradise, Phillip Island e o Homebush Street Circuit, em Sydney.

A liderança, todavia, não é folgada. Whincup tem apenas 15 pontos de frente para o antigo líder, Mark “Frosty” Winterbottom, que não vence nenhuma bateria desde a 3ª prova de Hidden Valley. O piloto da Ford Performance Racing fez dois sextos e um 22º lugar em Ipswich. As performances pouco produtivas lhe custaram a ponta da tabela. Craig Lowndes, que chegou três vezes em segundo no último fim de semana, segue em 3º no campeonato.

O outro piloto a vencer em Ipswich foi James Courtney, que faz ótima temporada no Holden Commodore VF da equipe HRT. Ele está em quarto, seguido por Fabian Coulthard e Shane Van Gisbergen. Scott McLaughlin, que fez mais um pódio com o novo Volvo, ocupa o sétimo posto na tabela, enquanto Chaz Mostert – em plena ascensão no certame – é o oitavo. Garth Tander e David Reynolds completam os dez primeiros da classificação.

Os pilotos da Nissan e dos Erebus Mercedes permanecem fora do top ten. Michael Caruso é o melhor representante do construtor japonês, ocupando o 12º lugar na classificação. Will Davison está em décimo-quarto.

A próxima rodada dupla, no Sydney Motorsports Park, mais conhecido como Eastern Creek, será nos dias 23 e 24 de agosto.

Comentários