Len Terry (1923-2014)

photo_autograph_terry_9_400x533RIO DE JANEIRO – O jornalista britânico Joe Saward publicou há pouco em seu blog: morreu o projetista britânico Len Terry, aos 91 anos de idade. Por ironia, justamente no dia em que publicamos a lista das 10 maiores cadeiras elétricas da Fórmula 1 e ele foi responsável pelo inspirador da votação: o BRM P207, de 1977, é de sua autoria.

O engenheiro britânico tem seu nome ligado à criação de duas lendas da Lotus: os modelos 25 e 33 com que Jim Clark conquistou seus dois títulos mundiais de pilotos em 1963 e 1965 na Fórmula 1. Terry integrava o time de designers chefiado por Colin Chapman, que também concebeu a Lotus 38 campeã das 500 Milhas de Indianápolis com o “Escocês Voador”. Antes disso, porém, colaborara com o projeto do Gilby-Climax que faria aparições esporádicas entre 1961 e 1963 com os pilotos Keith Greene e Ian Raby.

Após a Lotus, Len Terry integrou a All American Racers (AAA) de Dan Gurney, projetando o lendário Eagle-Weslake que venceu o GP da Bélgica de 1967. No ano seguinte, ele já fazia parte da BRM e na equipe de Sir Alfred Owen acabou por conceber o malsucedido P126. Depois disto, o engenheiro contribuiu com projetos e consultoria em categorias de menor expressão até voltar com o malogro do P207.

Comentários

  • Ninguém é perfeito. Depois de projetar aquelas maravilhas na Lotus e o Eagle que prá mim foi o carro mais bonito de F-1 de todos os tempos, devia ter parado por aí…
    Seja como for, numa época em que tinha que desenhar os carros na prancheta, sem computador (sem nem máquina de calcular), sem túnel de vento, sem materiais compostos, Len Terry deixou sua marca no esporte. Continuava atuando no Classic Team Lotus. Olha só essa entrevista dele quando a Amalgam lançou o modelo do Lotus vencedor em Indy em escala 1:8 – http://finemodelcars.com/team-lotus-38/