Pole para a Risi na Virgínia

Dagys_-2014_302377
Alegria: Kaffer e Fisichella festejam a pole para a corrida da Virgínia (foto: John Dagys)

RIO DE JANEIRO – Em evento isolado do Tudor United SportsCar Championship para os carros das classes GTLM e GTD, a Risi Competizione conquistou uma histórica pole position. Com a Ferrari #62 partilhada com o italiano Giancarlo Fisichella, Pierre Kaffer cravou o tempo de 1’43″797 e larga na posição de honra para a corrida deste domingo, a ser disputada em 2h45min de duração no Virginia International Raceway (VIR).

O alemão foi dominante no treino oficial, posto que seu tempo foi 0″256 superior ao do estadunidense Bill Auberlen, a bordo da BMW Z4 #55 do time de Bobby Rahal. Marc Goossens ficou com a terceira posição, somente quatro milésimos melhor que Dirk Müller. O quinto posto foi de Jonathan Bomarito, no Dodge Viper #93.

Em sexto, veio o Corvette C7-R de Jan Magnussen e Antonio Garcia, reforçado por Jordan Taylor – carro que passou por um tremendo susto nos treinos livres que antecederam a sessão de classificação. Com Magnussen a bordo, o #3 se envolveu num entrevero com o Porsche 991 RSR #911 de Nick Tandy/Richard Lietz, com este último a bordo. O acidente foi causado por excesso de óleo na curva 1. Lietz rodou na pista lambuzada e foi atingido em cheio pelo Vette de Magnussen.

Com o carro destruído, o austríaco foi retirado dos destroços do Porsche e levado ao centro médico do VIR para exames. Radiografias detectaram uma fratura no braço esquerdo de Lietz, que imediatamente viajou para seu país natal, a Áustria, para ser operado.

A CORE Autosport, equipe responsável pelas operações da Porsche North America na GTLM, rapidamente informou que o #911 não teria condições de correr e o chassi seria substituído por outro, que seria montado neste sábado – inclusive à noite. Michael Christensen, que correrá no #912 com Patrick Long, vai também andar no #911 com Tandy. Evidentemente, este carro largará de último.

Por falar em carro destruído e depois reconstruído, a TRG-Aston Martin Racing deu um show de competência: refez o #007 danificado num acidente em Elkhart Lake e o carro guiado por James Davison na sessão classificatória conquistou a segunda pole position consecutiva na divisão GTD.

Com o tempo de 1’47″660, Davison ficou com a 10ª posição geral no grid e bateu Leh Keen, no Porsche #22 da Alex Job Racing, por 0″297. O sempre veloz Dane Cameron marcou o terceiro tempo com a BMW Z4 da Turner Motorsport, seguido por Spencer Pumpelly no Audi #45 da Flying Lizard e por Jan Heylen no Porsche #58 da Snow Motorpsorts. Líderes do campeonato, Bill Sweedler/Townsend Bell não tiveram uma boa performance: a Ferrari da dupla larga em 23º – décimo-quarto na divisão.

Na Prototype Challenge, que disputa duas baterias de 45 minutos em formato “sprint” com a Cooper IMSA Lites Prototype, ganhou o #25 de Luis Diaz/Sean Rayhall, da 8Star Motorsports. Duncan Ende/Bruno Junqueira chegaram em segundo e a terceira posição foi de James French/David Ostella. Os vencedores saem após a prova deste domingo, com mais 45 minutos por disputar.

Comentários