WRC: Rali da Alemanha, dia #2 – Latvala amplia rumo à vitória

495920140823181919
Absoluto: Jari-Matti Latvala caminha para a segunda vitória seguida este ano no WRC

RIO DE JANEIRO – Restando quatro estágios cronometrados por cumprir no Rali da Alemanha, só uma hecatombe será capaz de impedir mais uma vitória do finlandês Jari-Matti Latvala no WRC, o Mundial da modalidade. O piloto da Volkswagen continua sólido na liderança da competição, tendo vencido quase todas as especiais realizadas neste sábado, exceção feita à SS12 (com vitória de Robert Kubica, pasmem!) e da SS8, cuja passagem foi cancelada.

Latvala e seu navegador Mikka Anttila têm confortáveis 56 segundos e seis décimos de frente para Kris Meeke/Paul Nagle. A dupla da Citroën é que não tem refresco. Vão precisar andar fundo no último dia para manter a posição, já que Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul foram muito bem neste segundo dia de provas. A dupla da Hyundai não só superou Dani Sordo/Marc Martí, que caíram para quarto, como também reduziu a diferença para os vice-líderes, agora em quatro segundos e três décimos apenas.

Com a excelente performance da turma da montadora sul-coreana e de Meeke, por tabela, o norueguês Andreas Mikkelsen se vê relegado ao quinto posto geral, antecedendo Mikko Hirvönen e Elfyn Evans, que se limitam apenas a cumprir tabela neste evento, já que não reúnem condições de lutar pelas primeiras colocações. Mads Östberg, outra grande desilusão da prova germânica, vem somente em oitavo, seguido por Martin Prokop e Robert Kubica, que por enquanto salva um pontinho no campeonato.

495320140823170255
Fim da linha: Ogier varou um guard-rail, destruiu seu carro e cancelou a SS8 por razões óbvias de falta de segurança

Sébastien Ogier, que fechou o primeiro dia atrasado e em 35º na geral, destruiu seu VW Polo numa saída de estrada no correr da SS8, que acabou cancelada por falta de segurança. Fora da prova, o francês deixa o caminho livre para Jari-Matti encostar nele na classificação do campeonato e abrir de vez a batalha pelo título do Mundial de Pilotos no WRC.

Na subdivisão WRC2, o português Bernardo Sousa fechou o primeiro dia em grande, mas não teve a mesma sorte neste sábado: um furo de pneu o tirou de combate. Pontus Tidemand, da Suécia, herdou a liderança, mas não foi feliz e caiu para quarto na classe. Com os problemas dos adversários, o francês Julien Maurin, no Ford Fiesta R5 #39, assumiu a ponta do grupo, com vantagem superior a um minuto para o estoniano Ött Tanak. Armin Kremer, num Skoda Fabia S2000, é a esperança da casa: ele está em 3º nesta categoria, com 10 segundos de desvantagem para o vice-líder.

A classificação do Rali da Alemanha:

1. Latvala-Anttila (VW Polo WRC) em 2.19’00”7
2. Meeke-Nagle (Citroen DS3 WRC) a 56”6
3. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) a 1’00”9
4. Sordo-Marti (Hyundai i20 WRC) a 1’26”8
5. Mikkelsen-Floene (VW Polo WRC) a 1’37”0
6. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) a 1’53”2
7. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS WRC) a 1’58”1
8. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 WRC) a 1’59”3
9. Prokop-Ernst (Ford Fiesta RS WRC) a 4’09″6
10. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS WRC) a 6’39″1

Comentários