MENU

12 de setembro de 2014 - 19:58Imprensa

AE, 50

10620607_1504532103126624_2665417382730231083_n

RIO DE JANEIRO - Exatamente em setembro de 1964, quatro anos após o nascimento da Quatro Rodas e há meio século, portanto, nascia no Brasil mais uma revista para explorar o segmento automobilístico – com grande ênfase no esporte a motor. Nascia a Auto Esporte, também grafada Autoesporte em seus primeiros anos, como uma ilustre filha da lendária Mecânica Popular.

A publicação era da Efecê Editora, que tinha gráfica em Ramos, mais precisamente à rua Felisbelo Freire. Tive a oportunidade de, em várias tardes de ócio quando era apenas estudante de Comunicação Social na UFRJ, viajar no passado dentro da Biblioteca Nacional – onde ficava por horas – e conhecer os antigos exemplares da revista, da qual fui devotado leitor entre 1980 e meados dos anos 90, quando a penetração e a qualidade da AE já tinha sofrido uma queda considerável e já tínhamos, em tempos de pré-internet, muita informação com transmissões ao vivo ou em VT de diversas corridas nacionais e internacionais.

A AE teve vários craques assinando matérias: Fernando Calmon, Bob Sharp, Mauro Forjaz, Chico Júnior, Lito Cavalcanti, Cecílio Favoretto e o inesquecível Marcus Zamponi. Zampa, com textos deliciosos e históricos, foi parte de uma bonita história que, infelizmente, hoje faz parte de um passado remoto. Os direitos sobre o título foram vendidos para a Editora Globo em 1999 – e a AE nunca mais foi a mesma.

O exemplar #0, distribuído apenas de forma dirigida, teve a capa aqui reproduzida, com a lendária Berlinetta da equipe Willys chefiada pelo Luiz Antônio Greco. Esse exemplar é da coleção particular de Antônio Carlos Scavone, o homem que trouxe a F1 ao Brasil – de acordo com as informações do solerte tricolor Alessandro Neri.

2 comentários

  1. Tenho o exemplar zero e o numero 1. As capas são iguais.

  2. Alvaro Ferreira disse:

    Bela homenagem, Rodrigo! Lembro até hoje da primeira que comprei, ainda garoto, pouco depois dessa aí, com o Jayme Silva de capacete na capa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>