Em corrida dramática, Vanthoor é o novo campeão do Blancpain Endurance Series

BRD_0332-copy
Cesar Ramos e Christopher Mies, no centro da imagem, erguem nos ombros Laurens Vanthoor, o novo campeão do Blancpain Endurance Series

RIO DE JANEIRO – O belga Laurens Vanthoor é o novo campeão do Blancpain Endurance Series. O piloto contou com a competência dos parceiros Christopher Mies e Cesar Ramos para vencer neste domingo os 1000 km de Nürburgring e também com os problemas decorrentes do contato entre os carros dos rivais mais diretos – o Audi #26 da Saintéloc Racing e o McLaren #98 da ART Grand Prix. As tripulações de ambos os carros eram as únicas que poderiam roubar a taça de Vanthoor.

A corrida foi espetacular e dramática em razão de uma chuva torrencial que se abateu sobre o circuito alemão e provocou não só a saída de pista de vários carros como também a entrada do Safety Car. Mesmo com as condições adversas, o Audi #1 do Belgian Audi Club Team WRT se manteve firme na pista e venceu a prova completando um total de 158 voltas, pouco mais de 57 segundos à frente do trio da HTP Motorsport, composto por Stef Dusseldorp/Sergey Afanasiev/Maximilian Buhk.

Com a vitória, Vanthoor chegou ao total de 107 pontos e, com o fracasso dos rivais do belga, o vice-campeonato da Pro Cup ficou com o trio Guy Smith/Andy Meyrick/Steven Kane, com 71. O brasileiro Cesar Ramos, que não disputou as 24h de Spa-Francorchamps, ficou em quarto lugar, com 64 pontos.

Na Pro-Am Cup, venceu a BMW da TDS Racing, graças a Henry Hassid/Nick Catsburg, que terminaram em quarto lugar na geral em Nürburgring. O título, porém, ficou com os italianos Stefano Gai e Andrea Rizzoli. A dupla da Scuderia Villorba Corse chegou em 7º lugar, com Thomas Kemenater completando a tripulação, para somar 96 pontos contra 81 do antigo colega de equipe dos novos campeões, o também italiano Francesco Castellacci, que guiou neste fim de semana para a AF Corse.

Outro Audi ganhou a prova, mas na Gentlemen Trophy. Deu Ian Loggie/Julien Westwood, do Team Parker Racing. Eles terminaram em 17º lugar e com a vitória arrebataram o terceiro lugar no campeonato. Alexander Mattschull e Frank Schimckler tinham tudo para conquistar o título, mas acabaram superados pelo português Francisco Guedes e pelo australiano Peter Ashley Mann, que somaram 103 pontos contra 99 dos vice-campeões.

Comentários