Expresso 222, ou a Oitava Maravilha: Cairoli é campeão da MXGP

CairoliChampion1_MXGP_16_GOI_2014
La ottava meraviglia: Cairoli de novo campeão na MXGP

RIO DE JANEIRO – O italiano Antonio Cairoli é mais uma vez campeão da MXGP. O piloto da KTM leva para casa o sexto título consecutivo na principal categoria do Mundial de Motocross. Somados aos dois já conquistados na hoje MX2, o “Expresso 222” chegou ao oitavo troféu de campeão na modalidade.

Cairoli nem precisou vencer o GP do Estado de Goiás, realizado em Trindade, cidade de pouco mais de 130 mil habitantes, a 28 km da capital Goiânia. A cidade mais religiosa do estado estendeu tapete vermelho a 42 pilotos de vários países – 19 na MXGP e 23 na MX2.

Ressalte-se que as listas de inscritos foram prejudicadas pelas ausências de diversos pilotos nocauteados por lesões. Um deles foi a ausência mais sentida: o holandês Jeffrey Herlings, líder da MX2, voltou a não participar pelo terceiro evento consecutivo. Em recuperação de uma fratura de fêmur, ele se vê seriamente ameaçado pela aproximação do francês Jordi Tixier, que está a 23 pontos do rival após a corrida deste fim de semana.

Na MXGP, além do hexa consecutivo de Cairoli, o grande destaque do fim de semana foi a performance do alemão Maximilian Nagl, da Honda. Com peças novas para o desenvolvimento da máquina de 2015, o piloto deitou e rolou no circuito com extensão de pouco mais de 1,5 km – que além de longo, era bastante técnico e escorregadio em vários pontos por conta da constante irrigação com água para evitar o excesso de poeira. Em alguns pontos, a água e a terra formavam trilhos enlameados e os pilotos tiveram algumas dificuldades. Exceto Nagl, que fez a pole position, ganhou a prova classificatória e as duas baterias. Foi a 3ª vitória dele em 2014 – o piloto vencera o GP do Catar em Losail e o GP da Alemanha, em Teuschental.

O francês Gaultier Paulin foi o segundo colocado na soma dos tempos e Cairoli, sem muito esforço, foi o terceiro. Na verdade, o italiano foi beneficiado pelos problemas físicos do belga Jeremy Van Horebeek, o único piloto que poderia tentar evitar o que estava praticamente encaminhado. Cairoli chegou em 5º lugar na primeira bateria e Horebeek, com um tornozelo “baleado”, não se encontrava em forma para impedir a conquista antecipada do italiano. O piloto da Yamaha, inclusive, completou a prova em décimo-terceiro e, sem condições – e já vice-campeão – resolveu não participar da segunda bateria.

Sem pressão nenhuma, Cairoli foi para a pista conquistar a 3ª posição na segunda bateria e festejar merecidamente mais um título de campeão. Dois brasileiros disputaram a prova na classe principal: o goiano Wellington Garcia conseguiu um 15º e um 13º lugares, somando 14 pontos no total. Jean Carlo Ramos fez um 18º e um 14º, o que lhe renderam dez pontos no Mundial.

Classificação da MXGP faltando apenas uma etapa:

1. Antonio Cairoli – 705 pontos; 2. Jeremy Van Horebeek – 596; 3. Kevin Strijbos – 530; 4. Clement Desalle – 484; 5. Steven Frossard – 392; 6. Shaun Simpson – 382; 7. Maximilian Nagl – 357; 8. Gaultier Paulin – 315; 9. Davide Guarneri – 270; 10. David Phillippaerts – 258.

Classificação da MX2:

1. Jeffrey Herlings – 594; 2. Jordi Tixier – 571; 3. Romain Fevbre – 534; 4. Dylan Ferrandis – 511; 5. Tim Gajser – 487; 6. Arnaud Tonus – 482; 7. Valentin Guillod – 412; 8. Aleksandr Tonkov – 384; 9. Jose Butron – 345; 10. Jeremy Seewer – 328.

Comentários