Ganassi volta a vencer no TUSC em Austin

Riley01-728x484

RIO DE JANEIRO – A Chip Ganassi Racing fez as pazes com a vitória no Tudor United SportsCar Championship. Após dois triunfos consecutivos em Sebring e Long Beach, desde então não vimos mais o #01 na frente em nenhuma outra corrida do campeonato. Neste sábado, na Lone Star Le Mans, penúltima etapa da temporada, Scott Pruett/Memo Rojas aproveitaram a oportunidade para quebrar o jejum.

A dupla liderou em três oportunidades ao longo das 2h45min de disputa, revezando-se no comando com o Ligier JS P2 pole position, guiado por Gustavo Yacamán/Alex Brundle e com o Corvette DP de João Barbosa/Christian Fittipaldi. A estratégia de paradas foi mais favorável a Rojas e Pruett e assim a dupla riu por último, vencendo com apenas 2″336 para Brundle/Yacamán.

Fittipaldi e Barbosa, com o 3º lugar, seguem na liderança do campeonato e com excelentes possibilidades de conquistar o título na Petit Le Mans, última etapa do campeonato no próximo dia 4 de outubro. Para deixar o quadro ainda mais favorável, os irmãos Jordan e Ricky Taylor não foram além da 7ª colocação com o Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing.

Oswaldo Negri e o parceiro John Pew fizeram uma corrida muito boa e chegaram em 5º lugar. Pena para a dupla do #60 que a equipe tenha atingido um nível mais alto de competitividade apenas no segundo semestre de provas do TUSC.

Na Prototype Challenge, o título foi enfim decidido em favor de Colin Braun/Jonathan Bennett. Com antecipação de uma corrida, a dupla da CORE Autosport chegou em segundo na divisão – resultado que interessava para a conquista do campeonato. A vitória foi de Sean Rayhall/Luis Diaz, da 8Star Motorsports. O brasileiro Bruno Junqueira e seu parceiro Duncan Ende abandonaram cedo – o carro #09 da RSR Racing completou apenas seis voltas.

Os SRT Viper não tiveram adversários na GTLM e conquistaram uma comemoradíssima dobradinha: Kuno Wittmer/Jonathan Bomarito venceram, seguidos por Marc Goossens/Dominik Farnbacher. E para a Corvette, uma prova desastrosa: líder do campeonato até o COTA, Antonio Garcia e seu parceiro Jan Magnussen chegaram apenas em nono, uma volta atrás dos vencedores. E com isso, o espanhol perdeu o comando da classificação antes da etapa final em Road Atlanta.

O modelo da Dodge ganhou também na GTD: Ben Keating/Jeroen Bleekemolen levaram a melhor sobre John Potter/Andy Lally, com um Porsche da Magnus Racing. Dane Cameron e Markus Palttala, a bordo da BMW Z4 da Turner Motorsport, chegaram em 3º lugar e com o resultado, Cameron assumiu de forma isolada a liderança do campeonato entre os pilotos desta categoria.

Comentários

  • Os Riley/EcoBoost mostram bom potencial de evolução e quem sabe poderão fazer frente aos Cortettes DP ano que vem. Outra coisa que poderá acontecer é realmente a debandada dos times LMP2, principalmente depois do desempenho da Extreme Speed ontem pelo WEC.