Para nenhuma surpresa: Brasil fora – de novo – do calendário da MotoGP

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Mais uma vez o fã brasileiro ficará sem ver Valentino Rossi em ação, junto a Marc Márquez e Jorge Lorenzo; Brasil não conseguiu ser incluído no calendário da MotoGP em 2015

RIO DE JANEIRO – Ainda não é oficial. Mas não será dessa vez – de novo – que o Brasil volta ao calendário do Mundial de Motovelocidade. A Dorna e a IRTA fizeram vistorias em dois circuitos – Brasília e Goiânia – para avaliar as condições de ambos os traçados. Enquanto o primeiro tem uma prometida reforma para melhorar as instalações da pista, que são as mesmas desde 1974 e estão em petição de miséria, o segundo foi também visitado e não foi aprovado por falta de segurança, embora Goiânia tivesse sediado provas do Mundial entre 1987 e 1990. As autoridades locais tampouco deram garantias financeiras para a realização da prova.

O calendário da temporada 2015 será divulgado por ocasião do GP de Aragão e deve trazer poucas mudanças em relação a este ano. A pré-temporada vai até março e o início do campeonato, marcado para o dia 22, foi adiado em uma semana por conta da disputa do clássico Barcelona-Real Madrid. A prova noturna de Losail, no Catar, será dia 29, no mesmo dia do GP da Malásia de Fórmula 1, mas sem atrapalhar os interesses das emissoras de televisão. No dia seguinte à corrida, será realizado um teste aberto para experiências com os pneus Michelin, que entram na categoria daqui a dois anos.

Sobre o Brasil, honestamente eu nunca fui otimista quanto à volta do país ao calendário. Sabendo que Brasília não cumpriu os prazos ano passado e que Goiânia, embora tenha sido reformulado, teria que atender às normas cada vez mais exigentes de segurança da FIM, tão cedo teremos uma pista capaz de receber as provas da categoria, a menos que as obras no DF realmente aconteçam – porque há o interesse de fazer Brasília receber uma prova da Fórmula Indy. Essa reforma seria de grande valia para convencer Dorna e IRTA da validade de uma corrida por aqui.

A CBM garante que desde 2011 tenta reintroduzir o Brasil no calendário da MotoGP, mas as parcerias não resultaram. Primeiro com Emerson Fittipaldi e depois com Eike Batista. Sem acordos, fica impossível tocar o sonho para a frente.

E há, ainda, um complicador: no Chile, trabalha-se na construção de um circuito nas cercanias de Santiago e essa pista deverá ficar pronta em 2015, podendo fazer parte do calendário do WSBK, o Mundial de Superbike. Se a pista estiver operacional e for aprovada, pior para o Brasil.

Comentários

  • Goiânia tem áreas de escape enormes, está com asfalto novo e excelente.
    Creio em má vontade devido à falta de garantias financeiras, pois o que eventualmente ainda falta para atingir o padrão de segurança da Dorna/IRTA poderia ser acertado com relativa facilidade.
    Ou existe algo oculto que envolve o circuito de Brasília.

  • Vamos falar a verdade! Se tem uma categoria que tem emoção é essa moto gp, moto 2… apesar do marques ter dominado a temporada. No cenário atual, a F1 toma um pau em tudo pra moto gp. Por 30 euros eu assisto pela internet e escolho as cameras que eu quero ver. Formula 1 fica no chinelo!

  • Mattar, está correto em não criar falsas esperanças sobre a realização das provas. Apesar de Goiânia ter recebido uma grande reforma, acho pouco para um evento como a MotoGP. Brasília então nem se fala…aliás, já existe um “pré-camendário” da Fórmula Indy…sem a etapa brasileira. Não me surpreendo.