6h de Xangai, treinos livres: chuva atrapalha atividades e Toyota é a mais rápida

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Nem a chuva torrencial impediu o domínio dos Toyota TS040 Hybrid no circuito chinês de Xangai

RIO DE JANEIRO – Os primeiros treinos livres para a 6ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance em Xangai, na China, mostram que a Toyota, vencedora em casa no circuito de Fuji, quer continuar no topo da tabela. Para nenhuma surpresa, o #8 de Sébastien Buemi/Anthony Davidson cravou 1’49″833 na primeira sessão, enfiando uma luneta de 1″148 no #7 de Alex Wurz/Stéphane Sarrazin/Kazuki Nakajima. E no segundo treino, a dupla líder do campeonato repetiu a dose: 1’49″134, numa sessão que contou também com a presença da chuva, atrapalhando os acertos e tirando a aderência da pista.

Menos mal que a diferença dos dois Corollões, como costuma apelidar o Flavio Gomes, baixou para 0″672 na segunda sessão – e mesmo assim, o domínio japonês não foi sequer ameaçado. Os Audi R18 e-tron quattro ficaram dois segundos atrás no primeiro treino, diminuindo a desvantagem para pouco mais de um segundo. O #1 de Loïc Duval/Tom Kristensen/Lucas Di Grassi ficou com a 3ª colocação. O melhor Porsche 919 Hybrid foi o #20 de Brendon Hartley/Timo Bernhard/Mark Webber, quinto mais rápido ao fim da sexta-feira.

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O R-One Toyota #12 foi o melhor entre os LMP1 não-oficiais em Xangai

Entre os LMP1 não-oficiais, o Rebellion R-One de Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche ficou com o tempo de 1’54″786, dois segundos à frente do #13 do mesmo time. O Lotus P1/01 AER foi reconstruído para poder disputar a prova de Xangai: o carro foi inscrito apenas para Pierre Kaffer/Lucas Auer – e continua mais lento que quase todos os LMP2 inscritos.

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O Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing continua rápido e foi o melhor LMP2 nos treinos de sexta

Na segunda divisão dos protótipos, aliás, o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing estabeleceu o melhor tempo nas duas sessões: o #26 de Olivier Pla/Julien Canal/Roman Rusinov marcou 1’57″053 em sua volta mais rápida do dia. A ESM foi muito rápida com seu HPD ARX-03b e ficou em segundo com o #30 guiado por Scott Sharp/Ryan Dalziel/Ricardo Gonzalez, com o #31 de Johannes van Overbeek/Ed Brown/David Brabham em quarto. Entre os dois bólidos nipônicos do time patrocinado pela Tequila Patron, ficou o Oreca 03 R Nissan #47 da KCMG, que vem andando muito bem nas últimas provas.

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A 8Star Motorsports entrou na pista de Xangai com o carro #90 pintado de tricolor e ficou com o melhor tempo entre os bólidos das divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM

A 8Star Motorsports surpreendeu entre os carros inscritos nas duas classes de Grã-Turismo, ao estabelecer o melhor tempo do dia em 2’04″528, seis décimos abaixo do Porsche 991 RSR #75 da Prospeed Competition. Ambos são da divisão LMGTE-AM, desfalcada das duas Ferrari F458 da AF Corse e reduzida a apenas cinco unidades nas 6h de Xangai. O melhor LMGTE-PRO foi o #51 de Gianmaria Bruni/Toni Vilander, com 2’06″153, apenas 0″040 mais veloz que o #97 de Stefan Mucke/Darren Turner, da Aston Martin Racing. A trinca do #99, que conta com o brasileiro Fernando Rees, além do britânico Alex MacDowall e de Darryl O’Young, melhorou do primeiro treino para o segundo: fecharam as sessões livres de sexta-feira com o tempo de 2’06″925, quinto mais rápido no agregado dos dois treinos.

Comentários

  • O #61 não volta mais pro WEC caso não tenha alguém que banque a operação (o Perez Companc saiu do WEC após o COTA alegando o BoP como principal fator) como em Fuji que teve Bret Curtis, Mike Skeen e Jeroen Bleekemolen, mas o #81 volta no Bahrein pois o Steve Hyatt está em uma corrida na Malásia e está impossibilitado de participar do WEC.

  • O R-one é um carro que atende as especificações do LMP2 ou a Oreca estaria fazendo um novo carro pra LMP2 ?

    Ouvi em alguns lugares sobre o Oreca 05 que seria coupe…

    • O Oreca 05 é um projeto LMP2 Coupé. Mas não tem nada a ver com o Rebellion R-One, mesmo tendo sido construído pela Oreca. A base poderá ser a mesma, mas esteticamente os carros não serão iguais.