Citroën 1-2-3 na China

4858220141011121317

RIO DE JANEIRO – Após o aperto passado no Goldenport Park Circuit na etapa passada, a Citroën volta a dominar com tranquilidade a folha de tempos nos treinos oficiais do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Líder do campeonato, o argentino José María López deu mais um passo em direção a um título histórico. Com o tempo de 1’48″782, ele superou a esperança local Ma Qing Hua e cravou pontos importantíssimos pela pole position, para ampliar a vantagem em relação ao francês Yvan Muller.

O atual campeão da série, aliás, não foi páreo para López e Ma: larga em terceiro, a sete décimos do melhor tempo do Q3. O húngaro Norbert Michelisz conseguiu uma dupla façanha: quebrou a quadrifeta Citroën e foi o único piloto de outra marca a passar para a fase final dos treinos classificatórios. Também o magiar foi, evidentemente, o melhor piloto Honda do grid, superando os oficiais de fábrica e o marroquino Mehdi Bennani.

Vencedor de uma das provas do domingo passado em Pequim, Tom Chilton larga em oitavo atrás ainda de Sébastien Loeb, Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini. Hugo Valente, que passou à justa para o Q2, ficou com o nono tempo e Bennani completou o top 10. Já a Lada viu seus três Granta 1.6T ficando pelo caminho já no Q1, apesar da excelente performance da última prova – que mostrou, aliás, o bom rendimento dos carros russos em circuitos mais travados e com poucas retas. A pista de Xangai, mesmo não sendo a utilizada pela Fórmula 1, é exatamente o oposto. E quem também se queixou da pista foi Gianni Morbidelli, outro que não avançou para a segunda sessão de qualificação. O veterano italiano reclamou de falta de aderência no circuito chinês.

O grid da prova #2 terá Bennani partindo da pole, com Valente em segundo e os Citroën partem de sétimo a décimo, com López justamente na 10ª posição. Vai ser divertido…

Confira as posições de largada para a corrida #1:

1. fila
José Maria Lopez (Citroen C-Elysée) – Citroen – 1’48”782 Q3
Ma Qing Hua (Citroen C-Elysée) – Citroen – 1’48”898 Q3
2. fila
Yvan Muller (Citroen C-Elysée) – Citroen – 1’49”429 Q3
Norbert Michelisz (Honda Civic) – Zengo – 1’49”681 Q3
3. fila 
Sébastien Loeb (Citroen C-Elysée) – Citroen .- 1’49”830 Q3
Tiago Monteiro (Honda Civic) – Honda Jas – 1’50”178 Q2
4. fila
Gabriele Tarquini (Honda Civic) – Honda Jas – 1’50”229 Q2
Tom Chilton (Chevrolet Cruze) – Roal – 1’50”351 Q2
5. fila
Hugo Valente (Chevrolet Cruze) – Campos – 1’50”406 Q2
Mehdi Bennani (Honda Civic) – Proteam – 1’50”428 Q2
6. fila
Tom Coronel (Chevrolet Cruze) – Roal – 1’50”548 Q2
Dusan Borkovic (Chevrolet Cruze) – Campos – 1’51”665 Q2
7. fila
Gianni Morbidelli (Chevrolet Cruze) – Munnich – 1’51”655 Q1
James Thompson (Lada Granta) -Lada – 1’51”662 Q1
8. fila
Rob Hudd (Lada Granta) – Lada – 1’51”781 Q1
Mikhail Kozlovskiy (Lada Granta) – Lada – 1’51”953 Q1
9. fila
René Munnich (Chevrolet Cruze) – Munnich – 1’52”393 Q1
Franz Engstler (BMW320 TC) – Engstler – 1’55”315 Q1
10. fila
John Filippi (Seat Leon) – Campos – 1’56”753 Q1
William Lok (Seat Leon) – Campos – 1’58”664 Q1
11. fila
Felipe de Souza (BMW 320 TC) – Engstler – 2’07”106 Q1

Comentários