Quarta pole para o Team Jota na prova decisiva do ELMS

VSA_ELMS_EST14_CT7E8751-728x485
O Team Jota sai na pole com chances de conquistar o título da LMP2 neste domingo

RIO DE JANEIRO – Pela quarta vez em cinco corridas, o Team Jota conquista a pole position na temporada do European Le Mans Series (ELMS). O Zytek Z11SN Nissan #38 alinha na posição de honra para a decisão do campeonato deste ano, as 4 Horas do Estoril, com Harry Tincknell sendo o homem mais veloz do grid desta vez: o piloto britânico fez o tempo de 1’29″497, único abaixo da casa de 1’30”, já que Tristan Gommendy, no Ligier JS P2 Nissan da Thiriet by TDS Racing, foi batido por 0″713.

Com mais um ponto somado no campeonato, à tripulação do Team Jota Sport cabe a seguinte missão: somar nove pontos a mais que a trinca da Signatech Alpine, campeã do ano passado. O #36 de Nelson Panciatici ficou com o terceiro posto do grid a 1″311 da pole. Caso o #38 vença, a turma de Philippe Sinault não pode pensar em chegar abaixo de 3º neste domingo.

O treino dos LMP2 foi interrompido por uma bandeira vermelha, cortesia de Franck Mailleux a bordo do #34 da Race Performance. Isso impediu que o #48 da Murphy Prototypes, do brasileiro Pipo Derani, se saísse melhor: com o 4º tempo, o protótipo que fez a pole e foi ao pódio em Paul Ricard larga da segunda fila.

Na LMGTE, o aniversariante do fim de semana Stuart Hall, que completou 30 anos no sábado, presenteou-se e à equipe Gulf Racing com a pole position a bordo do Aston Martin Vantage #85. O britânico marcou 1’37″269, superando Daniel Zampieri, que classificou-se em segundo a bordo da Ferrari F458 #66 da JMW Motorsport. Com a mão na taça, os britânicos Duncan Cameron e Matt Griffin largam da 3ª posição com a Ferrari #55 da AF Corse.

Uma das poucas rivais da tripulação líder, a Ferrari #72 da SMP Racing conseguiu o quarto tempo e o Porsche #86 da Gulf Racing ficou com o quinto posto da classe. O carro do ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez parte de sétimo.

A SMP Racing ficou com a pole na LMGTC. Não com a trinca líder do campeonato, formada por Olivier Beretta/Devi Markozov/Anton Ladygin – que ficaram em oitavo, apenas – mas sim com o #71 de Aleksej Basov/Kyrill Ladygin/Luca Persiani, com o tempo de 1’38″783, 19º geral. Na sequência do grid vêm a McLaren #98 da ART Grand Prix, que será conduzida por Kevin Korjus/Grégoire Demoustier/Yann Goudy e o Porsche da Prospeed Competition, com Max Van Splunteren/Gilles Vannelet/Maxime Soulet. A boa surpresa foi o 4º lugar da BMW da Marc VDS Racing: o time de Marc Van Der Straeten considera todas as opções possíveis de equipamento para uma campanha “full season” no ELMS em 2015.

A partir de 10h30 (horário de Brasília), o blog A Mil Por Hora terá o live streaming das 4 Horas do Estoril. Fiquem atentos!

Comentários