Whincup e Dumbrell ganham Pirtek Endurance Cup
RIO DE JANEIRO – Apesar do malogro nos 1000 km de Bathurst, quando a vitória escapou na última volta após largarem entre os últimos, Jamie Whincup e seu parceiro em provas longas do International V8 Supercars, o experiente Paul Dumbrell, ganharam no último fim de semana a Pirtek Endurance Cup – campeonato paralelo que englobou as três provas em que os pilotos titulares do certame competiram em dupla – Sandown Park, Bathurst e Surfers Paradise.
No caso desta última, a Castrol Edge Gold Coast 600, a prova disputada no belíssimo circuito urbano montado à beira do mar acontece em duas baterias com 300 km cada uma, perfazendo um total de 600 km. A primeira bateria foi ganha por Shane Van Gisbergen, correndo ao lado do próprio chefe de equipe na Tekno Autosport, Jonathon Webb. Whincup/Dumbrell chegaram em 2º, seguidos por Tim Slade/Tony d’Alberto. Três Holden nas três primeiras posições, com o melhor Ford em quarto, cortesia de Mark Winterbottom/Steve Owen. Os campeões dos 1000 km de Bathurst, Chaz Mostert/Paul Morris, chegaram em 6º lugar.
Na prova #2, Whincup/Dumbrell tiveram como principais opositores a dupla formada por Scott McLaughlin/Alexandre Prémat, no Volvo #34 da Polestar GRM e o Nissan #36 da equipe Norton Hornets, guiado por Michael Caruso/Dean Fiore. Slade/d’Alberto chegaram em quarto, com Van Gisbergen/Webb em quinto e David Reynolds/Dean Canto em sexto. Um modesto 18º lugar enterrou as pretensões da dupla Mostert/Morris, que acabou com o vice na Pirtek Endurance Cup.
As duas provas contaram pontos, logicamente, para o campeonato da International V8 Supercars e, com mais uma vitória no bolso, a 11ª em corridas disputadas ao longo do ano, Jamie Whincup caminha a passos largos para mais um título – que pode ser o sexto da carreira, para deixá-lo como o maior campeão da história do certame. O piloto da Red Bull Triple Eight Engineering soma agora 2835 pontos, contra 2433 do vice-líder Mark Winterbottom e 2357 do novo 3º colocado, Shane Van Gisbergen. Craig Lowndes caiu para quarto no campeonato. Fabian Coulthard é o quinto e Chaz Mostert, o sexto.
As corridas finais estão marcadas para Phillip Island em 15/16 de novembro e para o Homebush Street Circuit em Sydney, nos dias 6/7 de dezembro. Aliás, esta última corrida pode marcar o retorno de Marcos Ambrose ao campeonato, mais cedo do que se imaginava. O “Demônio da Tasmânia” vai terminar sua participação na Nascar na etapa marcada para o mesmo dia da corrida de Phillip Island e deve estrear pela sua nova equipe, a Dick Johnson Racing, em Sydney. A DJR terá a Penske como parceira na temporada 2015.
Vi tanto Bathurst quanto Coast 600 neste fim de semana numa maratona de 10 horas direto (torrent salvador!) e não conseguia descolar da tela. Whincup realmente mostrou o que sabe fazer – o que foi aquela largada em Bathurst rapaz – mas depois dessas duas provas virei fã do garoto Scott McLaughlin, o cara é rápido demais! liderou praticamente metade da prova de Bathurst e se não fosse o Van Gisbergen forçando aquela ultrapassagem e mandando o rapaz pro muro, duvido que ele não teria vencido – a cara dele ao ver o carro quebrado no box era de dar dó! Mas Van Gisbergen sofreu o carma instantâneo quando liderava e quebrou no boxes no fim com a corrida nas mãos e ainda aprontou novamente com o mesmo McLaughlin na Coast 600 e sofreu carma instantâneo novamente XD. Na Coast 600 ele chegou em segundo apesar de terem liderado o inicio da prova (alias de ambas as provas – pecaram na estratégia na primeira) e sendo muito consistente, ele tem mostrado uma grande evolução, se a Volvo continuar nesse ritmo ano que vem não duvido que brigaram pelo título!
Não sei onde posso assistir as corridas. Em qual canal está sendo transmitido?
No Brasil, em nenhum. Só via streaming.
eu vejo via torrent, o bom é que se você não tem tempo para ver na hora da corrida, dá pra acompanhar depois sem problema nenhum.