6h do Bahrein, treinos livres: Jani e Porsche comandam sessão noturna

Romain Dumas (FRA) / Neel Jani (CHE) / Marc Lieb (DEU) / Car #14 LMP1 Porsche Team (DEU) Porsche 919 Hybrid  - 6 Hours of Bahrain at Bahrain International Circuit (BIC) - Sakhir - Kingdom of Bahrain

RIO DE JANEIRO – O Porsche 919 Hybrid #14 guiado pelo suíço Neel Jani foi o mais rápido do segundo treino livre para as 6h do Bahrein. Realizada à noite, a sessão praticamente simula as condições que os pilotos e equipes vão enfrentar em grande parte da disputa, neste sábado. Isto significa temperaturas mais amenas e melhores condições para pneus e equipamentos.

Tanto que Jani estabeleceu o melhor tempo do dia: 1’43″375, praticamente nove décimos de segundo adiante do Toyota #8 de Sébastien Buemi, que liderara a folha de tempos no primeiro treino livre, realizado ainda com o dia claro. A terceira posição foi do Porsche #20, já um segundo inteiro mais lento que o carro gêmeo do construtor de Weissach. Os dois Audi R18 e-tron quattro levaram dois segundos nas costas e o Toyota #7 foi, evidentemente, o sexto mais rápido da segunda sessão.

Entre os LMP1 não-híbridos, nenhuma surpresa: os dois Rebellion R-One com motor Toyota ficaram em sétimo e oitavo, com o #12 desta vez melhor que o #13. O carro de Beche/Prost/Heidfeld foi quase um segundo mais veloz que o bólido de Belicchi/Leimer/Kraihamer. Neste treino, o Lotus #9, além de continuar muito lento – quase 10 segundos pior que o tempo do Porsche líder da sessão e atrás até de três dos cinco LMP2 inscritos, apresentou problemas de vazamento de óleo.

Novamente a G-Drive Racing dominou a segunda sessão: o Ligier JS P2 Nissan de Olivier Pla ficou com a melhor marca da classe, com 1’51″581, oito décimos superior ao Oreca #37 da SMP Racing e um segundo abaixo do Oreca #47 da KCMG.

Gianmaria Bruni (ITA) / Toni Vilander (FIN) / Car #51 LMGTE PRO AF Corse (ITA) Ferrari F458 Italia - 6 Hours of Bahrain at Bahrain International Circuit (BIC) - Sakhir - Kingdom of Bahrain

A Aston Martin foi a melhor novamente entre os LMGTE: com um tempo canhão de Nicki Thiim, o #95 ficou à frente de todos os carros da classe, inclusive dos LMGTE-PRO. O dinamarquês foi o melhor entre os pilotos da LMGTE-AM. Na classe PRO, deu a Ferrari #51 de Toni Vilander/Gianmaria Bruni, quase um segundo atrás. O #99 do brasileiro Fernando Rees e de seus parceiros Alex Macdowall e Abdulaziz Turki Al Faisal ficou com o 21º tempo geral, quinto de sua categoria.

Nesta sexta-feira, os bólidos do WEC voltam à pista de Sakhir para o último treino livre, marcado para 6h10 de Brasília. Ao meio-dia, no nosso horário, será definido o grid de largada das 6h do Bahrein.

Comentários

  • Bom ver os Porsches rápidos, mas ainda não creio que eles consigam bater os Toyotas em ritmo de corrida. De qualquer forma, se vencerem será excelente para o time, que ja merece, e para o campeonato. Os Audis só tem chance pela estratégia e resistência, porque os R18 se mostraram mais lentos que os rivais ao longo do campeonato . Com a ressalva que, pela manobra em Shanghai, quanto a Toyota chamou os 2 carros para o pit-stop logo na primeira hora por conta da bandeira amarela, mostra que os “japas” evoluíram até neste quesito