6h do Bahrein, treinos livres: Jani e Porsche comandam sessão noturna
RIO DE JANEIRO – O Porsche 919 Hybrid #14 guiado pelo suíço Neel Jani foi o mais rápido do segundo treino livre para as 6h do Bahrein. Realizada à noite, a sessão praticamente simula as condições que os pilotos e equipes vão enfrentar em grande parte da disputa, neste sábado. Isto significa temperaturas mais amenas e melhores condições para pneus e equipamentos.
Tanto que Jani estabeleceu o melhor tempo do dia: 1’43″375, praticamente nove décimos de segundo adiante do Toyota #8 de Sébastien Buemi, que liderara a folha de tempos no primeiro treino livre, realizado ainda com o dia claro. A terceira posição foi do Porsche #20, já um segundo inteiro mais lento que o carro gêmeo do construtor de Weissach. Os dois Audi R18 e-tron quattro levaram dois segundos nas costas e o Toyota #7 foi, evidentemente, o sexto mais rápido da segunda sessão.
Entre os LMP1 não-híbridos, nenhuma surpresa: os dois Rebellion R-One com motor Toyota ficaram em sétimo e oitavo, com o #12 desta vez melhor que o #13. O carro de Beche/Prost/Heidfeld foi quase um segundo mais veloz que o bólido de Belicchi/Leimer/Kraihamer. Neste treino, o Lotus #9, além de continuar muito lento – quase 10 segundos pior que o tempo do Porsche líder da sessão e atrás até de três dos cinco LMP2 inscritos, apresentou problemas de vazamento de óleo.
Novamente a G-Drive Racing dominou a segunda sessão: o Ligier JS P2 Nissan de Olivier Pla ficou com a melhor marca da classe, com 1’51″581, oito décimos superior ao Oreca #37 da SMP Racing e um segundo abaixo do Oreca #47 da KCMG.
A Aston Martin foi a melhor novamente entre os LMGTE: com um tempo canhão de Nicki Thiim, o #95 ficou à frente de todos os carros da classe, inclusive dos LMGTE-PRO. O dinamarquês foi o melhor entre os pilotos da LMGTE-AM. Na classe PRO, deu a Ferrari #51 de Toni Vilander/Gianmaria Bruni, quase um segundo atrás. O #99 do brasileiro Fernando Rees e de seus parceiros Alex Macdowall e Abdulaziz Turki Al Faisal ficou com o 21º tempo geral, quinto de sua categoria.
Nesta sexta-feira, os bólidos do WEC voltam à pista de Sakhir para o último treino livre, marcado para 6h10 de Brasília. Ao meio-dia, no nosso horário, será definido o grid de largada das 6h do Bahrein.
Bom ver os Porsches rápidos, mas ainda não creio que eles consigam bater os Toyotas em ritmo de corrida. De qualquer forma, se vencerem será excelente para o time, que ja merece, e para o campeonato. Os Audis só tem chance pela estratégia e resistência, porque os R18 se mostraram mais lentos que os rivais ao longo do campeonato . Com a ressalva que, pela manobra em Shanghai, quanto a Toyota chamou os 2 carros para o pit-stop logo na primeira hora por conta da bandeira amarela, mostra que os “japas” evoluíram até neste quesito