Blomqvist na pole provisória do GP de Macau de F3

1415869362

RIO DE JANEIRO – Vice-campeão do Europeu, o sueco Tom Blomqvist continua em alta na Fórmula 3. O piloto da Carlin foi o mais rápido na pré-classificação para o GP de Macau, a mais tradicional prova da categoria de monopostos. Com o tempo de 2’11″922, ele foi 0″115 mais rápido que o companheiro de equipe, o italiano Antonio Giovinazzi.

A surpresa do treino foi o neozelandês Nick Cassidy, da Three Bond Racing with T-Sport. Com seu Dallara Nissan preparado pela Neil Brown Engineering, ele foi o 3º mais rápido, superando por muito pouco o austríaco Lucas Auer, da Mücke. Jordan King estabeleceu o quinto tempo e Max Verstappen, o novo piloto da Fórmula 1, ficou com a sexta colocação. O holandês já levou, inclusive, uma penalização de duas posições para o grid da corrida de sábado, por ter falhado a inspeção para a pesagem dos carros, durante o primeiro treino livre.

Max não foi o único: seu principal rival no Europeu, o francês Esteban Ocon, também foi punido pelo mesmo motivo. E terminou o treino pré-classificatório em condição pior: 10º colocado. Seu carro não está bom, pois o piloto se envolveu numa colisão com um rival que se acidentara durante as sessões preliminares no circuito da Guia.

Gustavo Menezes, estadunidense com ascendência brasileira, fez o 20º tempo em sua primeira visita à desafiadora pista de Macau. O piloto, que também disputou o Europeu neste ano, marcou 2’14″801.

Não houve bandeiras vermelhas, mas a pré-classificação não passou em branco quanto a acidentes: Martin Cao, campeão da última temporada do Inglês de Fórmula 3, bateu na curva dos Pescadores com apenas 10 minutos decorridos de treino. O piloto acabou em 24º lugar ao fim da sessão. E a colombiana Tatiana Calderón estampou o guard-rail na zona da Polícia. A sul-americana ficou com o vigésimo-quinto tempo.

O top 10 da pré-classificação:

1 – Tom Blomqvist (Dallara-VW) – Carlin – 2’11″922 – 15 voltas
2 – Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 2’12″037 – 17
3 – Nick Cassidy (Dallara-Nissan) – T Sport – 2’12″546 – 16
4 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’12″621 – 14
5 – Jordan King (Dallara-VW) – Carlin – 2’12″742 – 19
6 – Max Verstappen (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 2’12″811 – 16
7 – Nicholas Latifi (Dallara-Mercedes) – Theodore Prema – 2’12″839 – 17
8 – William Buller (Dallara-VW) – Signature – 2’12″871 – 15
9 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’12″931 – 13
10 – Esteban Ocon (Dallara-Mercedes) – Theodore Prema – 2’13″028 – 19

 

 

Comentários

  • A cada resultado da F3 que vejo, mais acho que a Red Bull deu um tiro no pé ao promover o Verstappen tão criminosamente inexperiente.

    Tudo bem que ele pode sentar a bota em treinos, mas um garoto que justifique uma ação tão inusitada deveria esmagar sistematicamente seus oponentes atuais, algo que não acontece lá muitas vezes.