Magistral na chuva, Oliveira vence e vai para a disputa do título

SÃO PAULO – Assim como no recente GP do Japão de Fórmula 1, a chuva deu o ar da graça no fim de semana de decisão da Super Formula em Suzuka. Os pilotos encararam há pouco uma pista muito encharcada na primeira corrida da rodada dupla que fecha o campeonato. E numa atuação magistral, o brasileiro João Paulo de Oliveira não só conquistou sua 3ª vitória na categoria neste ano, como também reduziu a diferença que o separava do líder Kazuki Nakajima para apenas um ponto (38 a 37).

Oliveira ganhou a corrida na largada: com um arranque agressivo, o piloto da Lenovo Team Impul passou de quarto para a liderança em menos de 500 metros. Abriu rapidamente vantagem para Nakajima e Andre Lotterer, que vinham na sequência e haviam largado na primeira fila. Mas as condições pioraram à medida que a corrida passava. “Havia um pouco de aquaplaning na pista, o que deixou a aderência crítica e me fez tomar um pouco mais de cuidado”, revelou o vencedor.

De fato, a pista ficou complicada da mesma forma que na prova fatídica da F-1, com o acidente de Jules Bianchi. E houve um de razoáveis proporções: Takashi Kogure capotou seu Dallara Honda e provocou a entrada do Safety Car. Outros dois pilotos, os Nakayama – Yukhi e Yuichi – também se acidentaram. Vitantonio Liuzzi deu uma rodada e até Loïc Duval, no afã de melhorar sua posição após um drive through penalty, cortou várias vezes a chicane da entrada da reta dos boxes.

Após a relargada, João Paulo manteve Nakajima sob absoluto controle, mesmo com a aderência diminuindo a cada volta. O brasileiro cruzou com cerca de 4seg de vantagem sobre o rival, enquanto Andre Lotterer chegou em terceiro, resultado que o deixa com chances matemáticas – mínimas, é verdade. O alemão tem 30,5 pontos e a vitória vale oito na prova #2.

A vitória de Oliveira eliminou os outros três pilotos que tinham chances retóricas. Além de Duval, Hiroaki Ishiura e James Rossiter também viram goradas suas possibilidades.

Contudo, a tarefa de João Paulo não será das mais fáceis. Ele larga de 6º na corrida decisiva – e Nakajima na pole. “Caso a chuva continue, não vamos mudar de estratégia, porque não precisaremos parar para uma troca de pneus. Sei que terei que largar melhor do que na primeira corrida e que Kazuki sai da pole e tem o favoritismo. Ele também merece ser campeão, mas corrida é corrida e estou pronto para o que vem pela frente”, finalizou Oliveira.

Comentários