Quem é quem, 6h de São Paulo – equipes LMGTE-AM

RIO DE JANEIRO – A partir de hoje, o blog A Mil Por Hora começa a apresentar os artistas do espetáculo das 6h de São Paulo, última etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) a acontecer no dia 30 de novembro no Autódromo de Interlagos. E se Papai do Céu me permitir, lá estarei presente, por todos os motivos possíveis e imagináveis, incluindo-se aí a volta de Emerson Fittipaldi às pistas e a despedida do mito Tom Kristensen.

Começamos com os times da divisão LMGTE-AM, que por regulamento podem usar veículos fabricados até 2013 e equalizados de acordo com o Balance of Performance (BoP) da FIA. Os carros são identificados por números com fundo laranja e a tripulação de três pilotos inscritos por bólido pode ter apenas e tão somente um com graduação platina ou ouro. A categoria já tem os campeões antecipados: os dinamarqueses David Heinemeier-Hänsson e Kristian Poulsen, da Aston Martin Racing.

Vamos às equipes:

23
Esta será a Ferrari de Emerson Fittipaldi nas 6h de São Paulo

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Battistino Pregliasco
Diretor técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

19
No segundo carro do time, correrão Wyatt, Rugolo e Bertolini.

A AF Corse nos traz a maior surpresa das 6h de São Paulo: a participação do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, na corrida que ele mesmo promove e organiza. Aos 67 anos, o Rato junta-se a Alessandro Pier Guidi e Jeff Segal na tripulação do carro #61. O #81 terá a bordo o mesmo trio que praticamente disputou o campeonato inteiro, formado por Stephen Wyatt, Michele Rugolo e Andrea Bertolini.

Pilotos:

3751_pier-guidi-in-coppia-con-longin-sulla-maserati-hegersport

ALESSANDRO PIER GUIDI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 18/12/1983 (30 anos)
Cidade natal: Tortona
Provas disputadas no WEC: 2
21º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (8 pontos) e 39º colocado no World Endurance Cup GT (0,5 ponto)

img-344785-emerson-fittipaldi

EMERSON FITTIPALDI (BRASIL)
Data de nascimento: 12/12/1946 (67 anos)
Cidade natal: São Paulo
Primeira participação no WEC
Bicampeão mundial de Fórmula 1 (72/74), Campeão de Fórmula Indy (89) e Bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis (89/93)

RFerri_Detroit_2013_0119

JEFF SEGAL (EUA)
Data de nascimento: 27/04/1985 (29 anos)
Cidade natal: Filadélfia
Provas disputadas no WEC: 4
15º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (18 pontos) e 36º colocado no World Endurance Cup GT (1 ponto)

Steve-Wyatt-Australia-no_500x500

STEPHEN WYATT (AUSTRÁLIA)
Data de nascimento: desconhecida
Cidade natal: não informada
Provas disputadas no WEC: 6
9º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (53 pontos) e 27º colocado no World Endurance Cup GT (8 pontos)

14

MICHELE RUGOLO (ITÁLIA)
Data de nascimento: 31/08/1982 (32 anos)
Cidade natal: Montebelluna
Provas disputadas no WEC: 14
9º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (53 pontos) e 27º colocado no World Endurance Cup GT (8 pontos)

Blancpain Endurance Series, Rd1, Monza, Italy, 15 April 2012.

ANDREA BERTOLINI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 01/12/1973 (40 anos)
Cidade natal: Sassuolo
Provas disputadas no WEC: 12
11º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (36 pontos) e 29º colocado no World Endurance Cup GT (7 pontos)

25
A Prospeed Competition participa pela primeira vez nas 6h de São Paulo

PROSPEED COMPETITON
Sede: Gräce-Hollogne, Bélgica
Chefe de equipe: Rudi Penders
Diretor técnico: Luc Goris
Carro: Porsche 991 GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin

O time da Bélgica finaliza sua primeira temporada completa no WEC com nota positiva. Após Le Mans, receberam via leasing o Porsche 991 RSR “spec” 2013 usado pela Dempsey Racing em parceria com a Proton Competition na prova de Sarthe. O trio é 100% francês, com destaque para a experiência de Emmanuel Collard e a velocidade do jovem Matthieu Vaxivière.

Os pilotos:

2013-06-16-collard

EMMANUEL COLLARD (FRANÇA)
Data de nascimento: 03/04/1971 (43 anos)
Cidade natal: Arpajon
Provas disputadas no WEC: 10
10º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (48 pontos) e 23º colocado no World Endurance Cup GT (11,5 pontos)

perrodo

FRANÇOIS PERRODO (FRANÇA)
Data de nascimento: 14/02/1977 (37 anos)
Cidade natal: não informada
Provas disputadas no WEC: 7
10º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (48 pontos) e 23º colocado no World Endurance Cup GT (11,5 pontos)

vaxiviere-inj

MATTHIEU VAXIVIÈRE (FRANÇA)
Data de nascimento: 03/12/1994 (19 anos)
Cidade natal: Limoges
Provas disputadas no WEC: 6
10º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (48 pontos) e 23º colocado no World Endurance Cup GT (11,5 pontos)

21
A Proton Competition já é participante regular do WEC na classe LMGTE-AM

PROTON COMPETITION
Sede: Ummendorf, Baden-Württemberg (Alemanha)
Chefe de equipe: Christian Ried
Diretor técnico: Michael Ried
Carro: Porsche 991 GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin

A segunda equipe Porsche na LMGTE-AM é a Proton Competition, que aparece por aqui pela terceira vez para a disputa das 6h de São Paulo. Neste ano, seus pilotos titulares – Christian Ried, Khaled Al Qubaisi e Klaus Bachler – sendo os dois últimos estreantes em Interlagos – fizeram boas corridas ao longo do campeonato, com dois pódios: 2º lugar nas 24h de Le Mans e 3º nas 6h do COTA, em Austin.

Os pilotos:

Klaus-Bachler-c-Susanne-Rossbach

KLAUS BACHLER (ÁUSTRIA)
Data de nascimento: 27/07/1991 (23 anos)
Cidade natal: Unzmarkt
Provas disputadas no WEC: 6
5º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (99 pontos) e 16º colocado no World Endurance Cup GT (35,5 pontos)

Christian-Ried

CHRISTIAN RIED (ALEMANHA)
Data de nascimento: 24/02/1979 (35 anos)
Cidade natal: Biberach
Provas disputadas no WEC: 23
4º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (109 pontos) e 15º colocado no World Endurance Cup GT (37,5 pontos)

Khaled_Al_Qubasi

KHALED AL QUBAISI (EMIRADOS ÁRABES UNIDOS)
Data de nascimento: 22/12/1978 (35 anos)
Cidade natal: Abu Dhabi
Provas disputadas no WEC: 7
4º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (109 pontos) e 15º colocado no World Endurance Cup GT (37,5 pontos)

22
A corrida de Interlagos pode ser a despedida da 8Star Motorsports do WEC

8STAR MOTORSPORTS
Sede: Pompano Beach, Flórida (EUA)
Chefe de equipe: Enzo Potolicchio
Diretor técnico: Jacopo Fedele
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

A equipe do venezuelano Enzo Potolicchio deve estar em seus últimos momentos no FIA WEC. Não há perspectivas do time sediado na Flórida regressar à competição em 2015, a menos que o piloto venezuelano radicado nos EUA consiga resolver o problema do visto de permanência no país, que inclusive o tirou da tripulação do carro #90 a partir da 3ª etapa. O italiano Matteo Cressoni juntou-se aos compatriotas Paolo Ruberti e Gianluca Roda desde a corrida de Fuji e segue a bordo também em Interlagos.

Os pilotos:

22881_ruberti_traccia_un_bilancio_positivo_del_suo_campionato

PAOLO RUBERTI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 22/04/1975 (39 anos)
Cidade natal: Legnago
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (63 pontos) e 19º colocado no World Endurance Cup GT (24 pontos)

Gianluca-Roda

GIANLUCA RODA (ITÁLIA)
Data de nascimento: 05/06/1959 (55 anos)
Cidade natal: Como
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (63 pontos) e 19º colocado no World Endurance Cup GT (24 pontos)

-GTSPRINT--Matteo-Cressoni

MATTEO CRESSONI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 28/10/1984 (30 anos)
Cidade natal: Mantova
Provas disputadas no WEC: 2
13º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (25 pontos) e 28º colocado no World Endurance Cup GT (7 pontos)

18
O carro #95 foi campeão com Kristian Poulsen e David Heinemeier-Hänsson

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Diretor técnico: Dan Sayers
Chefe de equipe: John Gaw
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

20
No #98, a experiência de Pedro Lamy ajuda a Aston Martin Racing

Campeã da classe LMGTE-AM com os pilotos David Heinemeier-Hänsson e Kristian Poulsen, a Aston Martin Racing busca o fecho de ouro de uma temporada cheia de bons resultados na disputa das 6h de São Paulo. Foram seis vitórias nas sete provas anteriores, com os britânicos tendo apenas a invencibilidade quebrada pela AF Corse em Spa-Francorchamps. O carro #95 alcançou quatro vitórias e o #98, que conta com o experiente piloto português Pedro Lamy, com passagem pela Fórmula 1, ganhou duas vezes ao longo do ano.

Os pilotos:

David Heimeir Hannsonv2

DAVID HEINEMEIER-HÄNSSON (DINAMARCA)
Data de nascimento: 15/10/1979 (35 anos)
Cidade natal: Copenhague
Provas disputadas no WEC: 15
Campeão por antecipação no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (180 pontos) e 8º colocado no World Endurance Cup GT (74 pontos)

Poulsen1

KRISTIAN POULSEN (DINAMARCA)
Data de nascimento: 18/11/1975 (39 anos)
Cidade natal: Flensburg
Provas disputadas no WEC: 15
Campeão por antecipação no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (180 pontos) e 8º colocado no World Endurance Cup GT (74 pontos)

nicki-thiim

NICKI THIIM (DINAMARCA)
Data de nascimento: 17/04/1989 (25 anos)
Cidade natal: Sonderborg
Provas disputadas no WEC: 8
3º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (126 pontos) e 10º colocado no World Endurance Cup GT (52 pontos)

Pedro-Lamy1

PEDRO LAMY (PORTUGAL)
Data de nascimento: 22/03/1972 (42 anos)
Cidade natal: Aldeia Galega
Provas disputadas no WEC: 19
2º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (138 pontos) e 12º colocado no World Endurance Cup GT (50 pontos)

Paul-Dalla-Lana1

PAUL DALLA LANA (CANADÁ)
Data de nascimento: 01/02/1966 (48 anos)
Cidade natal: Vancouver
Provas disputadas no WEC: 12
2º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (138 pontos) e 12º colocado no World Endurance Cup GT (50 pontos)

NYGAARD1

CHRISTOFFER NYGAARD (DINAMARCA)
Data de nascimento: 24/03/1986 (28 anos)
Cidade natal: Gentofte
Provas disputadas no WEC: 15
2º colocado no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM (138 pontos) e 12º colocado no World Endurance Cup GT (50 pontos)

Comentários

  • Desculpe me pela desinformação, más duas perguntinhas : O primeiro sobrinho (Bruno Senna Lally) desistiu de ser piloto do W E C ou desistiram dele ? (seja honesto na informação e não politicamente correto se possível for ,e seria uma decisão muito infeliz se partiu do piloto, com todo crescimento que a categoria está vivendo,más parece ser a cina deste “piloto” fazer sempre a opção errada). E o Emerson não correra com um dos seus números prediletos ( 7 ou 77 ) por alguma imposição do regulamento ?
    E uma constatação; Uma pena este Interlaguinhos não ser o do traçado do Eng. Sanson que seria o ideal para provas de longa duração onde o diferencial de velocidade de algumas categorias é muito grande e ha muitos carros na prova e as constantes ultrapassagens em carros menos velozes tornam -se perigosas aos pilotos e aos carros muito valiosos da LM P1/2 (Le Mans com mais de 13 Km e longas retas já ocorrem acidentes e em um quase kartódromo isso quase torna-se uma regra mais que uma exceção. Uma pena !)

    • Luiz, tudo bem? Olha… a Aston Martin ao que eu sei desistiu dele. Acho que ele vem tentando buscar lugar para 2015, mas não será fácil. O Emerson não correrá com 0 #7, da Toyota e nem com o #77 porque o carro #61 já é da AF Corse e seu número de inscrição é atribuído para o restante do campeonato. Mas, atente para o detalhe: quanto é 6 + 1? Abraços!