Quem é quem, 6h de São Paulo – equipes LMGTE-PRO
RIO DE JANEIRO – Dando sequência à apresentação das equipes que vêm ao Brasil para a disputa das 6h de São Paulo, é hora da resenha dos times da LMGTE-PRO. São as equipes que representam oficialmente os fabricantes no Mundial de Construtores de GT no FIA WEC. Os carros são do ano, ou seja, construídos em 2014 e identificados com numeração em fundo verde.
A exemplo da LMGTE-AM, o regulamento técnico é regido por um Balance of Performance (BoP) que altera capacidade do tanque de combustível, altura da asa traseira e diâmetro da entrada de ar dos motores conforme a necessidade, para tentar proporcionar um equilíbrio maior entre os carros inscritos. A divisão LMGTE-PRO é sempre disputada e competitiva, com pegas emocionantes. Mas o título já está definido: Gianmaria Bruni e Toni Vilander ganharam com a Ferrari F458 Italia GTE da AF Corse levaram o primeiro lugar por antecipação, na etapa do Bahrein.
Eis as equipes da LMGTE-PRO:
AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Battistino Pregliasco
Diretor técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Representante oficial da Ferrari, a AF Corse não podia ter tido um ano melhor em 2014 no Mundial de Endurance. Impingiu às rivais mais um triunfo nas 24h de Le Mans, o que foi decisivo para a classificação do campeonato e, de quebra, deu à dupla Bruni/Vilander, que venceu quatro corridas nas sete etapas disputadas, o título com antecedência, apesar do susto sofrido em Xangai, quando a conquista poderia ter sido definida. O outro carro da equipe, com Davide Rigon/James Calado, fez quatro pódios na classe, com o 2º posto em Fuji como melhor resultado do ano até aqui.
Os pilotos:
GIANMARIA BRUNI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 30/05/1981 (33 anos)
Cidade natal: Roma
Provas disputadas no WEC: 22
Campeão antecipado do FIA World Endurance Cup GT (156 pontos)
TONI VILANDER (FINLÂNDIA)
Data de nascimento: 25/07/1980 (34 anos)
Cidade natal: Kankaanpää
Provas disputadas no WEC: 18
Campeão antecipado do FIA World Endurance Cup GT (156 pontos)
JAMES CALADO (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 13/06/1989 (25 anos)
Cidade natal: Cropthorne
Provas disputadas no WEC: 6
6º colocado no FIA World Endurance Cup GT (79 pontos)
DAVIDE RIGON (ITÁLIA)
Data de nascimento: 26/08/1986 (28 anos)
Cidade natal: Thiene
Provas disputadas no WEC: 11
6º colocado no FIA World Endurance Cup GT (79 pontos)
PORSCHE AG TEAM MANTHEY
Sede: Neuspath, Alemanha
Chefe de equipe: Harmut Kristen
Diretor técnico: Olaf Manthey
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin
O time oficial da Porsche continua capitaneado por Harmut Kristen e Olaf Manthey em sua segunda temporada no WEC. Após uma boa estreia, com direito à vitória nas 24h de Le Mans, o construtor alemão faturou duas provas neste ano, em Silverstone e Xangai, quase proporcionando o título ao francês Fréderic Makowiecki. Mas a superioridade da dupla Bruni/Vilander não deixou dúvidas sobre a superioridade do cavalinho empinado de Maranello sobre os carros de Weissach.
Os pilotos:
JÖRG BERGMEISTER (ALEMANHA)
Data de nascimento: 13/02/1976 (38 anos)
Cidade natal: Leverkusen
Provas disputadas no WEC: 15
4º colocado no FIA World Endurance Cup GT (91 pontos)
RICHARD LIETZ (ÁUSTRIA)
Data de nascimento: 17/12/1983
Cidade natal: Waldhofen an der Ybbs
Provas disputadas no WEC: 13
3º colocado no FIA World Endurance Cup GT (103 pontos)
PATRICK PILET (FRANÇA)
Data de nascimento: 08/10/1981 (33 anos)
Cidade natal: Auch
Provas disputadas no WEC: 15
5º colocado no FIA World Endurance Cup GT (90,5 pontos)
FRÉDERIC MAKOWIECKI (FRANÇA)
Data de nascimento: 22/11/1980 (33 anos)
Cidade natal: Arras
Provas disputadas no WEC: 14
2º colocado no FIA World Endurance Cup GT (116,5 pontos)
ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Diretor técnico: Dan Sayers
Chefe de equipe: John Gaw
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
A Aston Martin Racing teve o melhor carro na LMGTE-AM, mas não foi páreo para Porsche e Ferrari na LMGTE-PRO. Talvez reflexo da perda do título ano passado, quando os britânicos começaram o ano do centenário com tudo e foram atropelados na reta final da temporada. Até agora, um único triunfo para a dupla Darren Turner/Stefan Mücke nas 6h do COTA, além de mais dois pódios. A trinca do #99, mesmo com a ausência em Le Mans, teve um ano razoável, com um pódio em Fuji e o quarto posto em Xangai como melhores resultados em 2014.
Os pilotos:
DARREN TURNER (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 13/04/1974 (40 anos)
Cidade natal: Camberley
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA World Endurance Cup GT (76 pontos)
STEFAN MÜCKE (ALEMANHA)
Data de nascimento: 22/11/1981 (32 anos)
Cidade natal: Berlim
Provas disputadas no WEC: 23
7º colocado no FIA World Endurance Cup GT (76 pontos)
FERNANDO REES (BRASIL)
Data de nascimento: 04/01/1985 (29 anos)
Cidade natal: São Paulo
Provas disputadas no WEC: 17
13º colocado no FIA World Endurance Cup GT (45,5 pontos)
ALEX MACDOWALL (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 22/01/1991 (23 anos)
Cidade natal: Carlisle
Provas disputadas no WEC: 6
13º colocado no FIA World Endurance Cup GT (45,5 pontos)
DARRYL O’YOUNG (HONG KONG)
Data de nascimento: 26/03/1980 (34 anos)
Cidade natal: Vancouver (Canadá)
Provas disputadas no WEC: 5
14º colocado no FIA World Endurance Cup GT (45 pontos)
Comentários