Quem é quem, 6h de São Paulo – equipes LMP1 (não-oficiais)
RIO DE JANEIRO – Tá chegando a hora! A partir de quinta-feira, o blog A Mil Por Hora estará em São Paulo para acompanhar durante o próximo fim de semana a disputa das 6h de São Paulo, última etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2014. Os leitores e leitoras têm acompanhado a apresentação das equipes que vem ao Brasil para o fecho da temporada e dessa vez é hora de trazer os times não-oficiais da classe LMP1.
Essas equipes compõem uma subdivisão de vida curta: a LMP1-L (sigla para LMP1 Light) deixa de existir em 2015, mas a classificação paralela aos times sem vínculo oficial com fábricas seguirá como neste ano e nos dois anteriores. Neste ano, somente a Rebellion Racing e a misteriosa Lotus, com bandeira romena e sede em Greding, na Alemanha, disputam o campeonato. A Rebellion fez a temporada inteira, estreando seu novo carro a partir das 6h de Spa-Francorchamps. O novo Lotus só correu a partir de Austin – e só teve problemas, especialmente de velocidade e confiabilidade. Esses protótipos com motores aspirados ou turbocomprimidos, movidos a gasolina e com cilindrada máxima de 5,5 litros, têm peso mínimo de 850 kg e capacidade de 68 litros no tanque de combustível. São identificados, assim como os LMP1-H, os carros oficiais, pelo número com fundo vermelho.
As equipes:
LOTUS
Sede: Greding, Alemanha
Chefe de equipe: Boris Bermes
Diretor técnico: Paul White
Carro: Lotus CLM P1/01
Motor: AER P60 V6 Turbo
Pneus: Michelin
Única marca que fez a transição da LMP2 para a LMP1 em 2014, a Lotus não teve um início dos mais auspiciosos nesta divisão. O carro deste ano, concebido para receber um motor Audi derivado do DTM, teve seu desenvolvimento prejudicado em razão da quebra do acordo entre a equipe e os alemães, o que atrasou a construção e os testes de pista, adiando a primeira participação do bólido, primeiro chamado T129 e depois, definitivamente, de P1/01, para após as 24h de Le Mans. Inclusive, dos pilotos anunciados, um deles (Christijan Albers) nunca chegou a sentar no bólido, que tem tido uma temporada parcial bastante atribulada, com lentidão, pouca confiabilidade e até um incêndio de razoáveis proporções durante a corrida do Japão. No Brasil, somente dois pilotos vão guiar o carro: o alemão Pierre Kaffer e o austríaco Lucas Auer.
Os pilotos:
PIERRE KAFFER (ALEMANHA)
Data de nascimento: 07/11/1976 (38 anos)
Cidade natal: Bad Neuenahr-Ahrweiler
Provas disputadas no WEC: 19
26º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (0,5 ponto)
LUCAS AUER (ÁUSTRIA)
Data de nascimento: 11/09/1994 (20 anos)
Cidade natal: Tirol
Provas disputadas no WEC: 3
24º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (1 ponto)
REBELLION RACING
Sede: Derbyshire, Oriental Midlands (Inglaterra)
Chefe de equipe: Barth Hayden
Diretor técnico: Ian Smith
Carro: Rebellion R-One
Motor: Toyota RV8K 3,4 litros V8
Pneus: Michelin
A Rebellion Racing enfrentou algumas dificuldades no início do campeonato, mas encerra a temporada 2014 com alguma dignidade, tendo como ponto alto a conquista de dois quartos lugares com seus protótipos, em Silverstone (ainda com a velha Lola B12/80) e em Le Mans, já com o bólido construído em parceria com a Oreca. O destaque do time dirigido por Barth Hayden segue sendo o carro #12 com os experientes Nicolas Prost e Nick Heidfeld a bordo, mais Mathias Beche. Mas a vinda da Nissan ao WEC pode provocar inclusive uma rearrumação no lineup de pilotos da equipe no próximo ano.
Os pilotos:
NICOLAS PROST (FRANÇA)
Data de nascimento: 18/08/1981 (33 anos)
Cidade natal: Saint-Chammond
Provas disputadas no WEC: 22
10º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (60,5 pontos)
NICK HEIDFELD (ALEMANHA)
Data de nascimento: 10/05/1977 (37 anos)
Cidade natal: Mönchengladbach
Provas disputadas no WEC: 15
10º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (60,5 pontos)
MATHIAS BECHE (SUÍÇA)
Data de nascimento: 28/08/1986 (28 anos)
Cidade natal: Genebra
Provas disputadas no WEC: 11
10º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (60,5 pontos)
ANDREA BELICCHI (ITÁLIA)
Data de nascimento: 18/12/1975 (38 anos)
Cidade natal: Parma
Provas disputadas no WEC: 18
18º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (13 pontos)
DOMINIK KRAIHAMER (ÁUSTRIA)
Data de nascimento: 29/11/1989 (24 anos)
Cidade natal: Oberndorf
Provas disputadas no WEC: 20
18º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (13 pontos)
FABIO LEIMER (SUÍÇA)
Data de nascimento: 17/04/1989 (25 anos)
Cidade natal: Rothrist
Provas disputadas no WEC: 7
18º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (13 pontos)
Rebellion com cara de Ferrari !
Olha…apesar de velhos, achava os Lola B12/60 ainda mais bonitos, não que os atuais não sejam. O Lotus também é belíssimo…ao menos até entrar na pista.
Mattar…e aquela equipe que correu em 2012 pela LMP1 não híbridos, a JRM…a equipe ainda existe?? Há alguma previsão de retorno ao WEC??
Fernando, a JRM ainda existe, mas preferiu permanecer com os GT3. Portanto, não há previsão de retorno ao WEC.
Rodrigo, a alguns anos atrás, uma equipe suíça participou da LMS usando um Lola equipado com motor Audi. Seria o propulsor do R8 ou era o do DTM, assim como a Lotus tentou este ano?
Era a Swiss Spirit e o motor era do Audi R8, o primeiro protótipo da geração vencedora de Ingolstadt.