Silly Season – WEC 2015, parte II

The race has started

RIO DE JANEIRO – Fim de temporada se aproximando em 2014, é hora de projetar como poderá ser o horizonte das categorias LMGTE-PRO e LMGTE-AM do Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2015. O grande problema destas duas divisões é a pouca variedade de opções no mercado. O campeonato deste ano sobreviveu apenas com Porsche, Aston Martin e Ferrari, mas seria preciso que outros construtores buscassem um maior envolvimento com o certame. A expectativa é que num futuro muito próximo tenhamos o Corvette C7-R participando a nível mundial.

Vamos então ao panorama que se avizinha para 2015:

Classe LMGTE-PRO:

AF Corse

Muito embora ainda não haja uma confirmação, é bem possível que o time de Amato Ferrari regresse em 2015 com um par de Ferraris F458 Italia GTE com apoio de fábrica. Os pilotos devem ser os mesmos, com a adoção de um nome extra por carro nas 24h de Le Mans.

Aston Martin Racing

Parece óbvio que o construtor britânico, através da Prodrive, seu braço de competições, permanecerá na disputa em 2015 com o Vantage GTE. Darren Turner e Stefan Mücke devem renovar contrato para o próximo campeonato. A situação do segundo carro, alinhado em parceria com os asiáticos da Craft-Bamboo Racing ainda não está definida.

Porsche AG Team Manthey

Com o programa de motorsport da Porsche confirmado no Tudor United SportsCar para 2015 na classe GTLM, é quase certo que a Porsche AG Team Manthey permanecerá no WEC no próximo ano também. O esquema de dois carros conduzidos pelos pilotos oficiais de fábrica deve ser mantido.

Prospeed Competition

O time de Rudi Penders pode ser a grande novidade da LMGTE-PRO em 2015. Muito embora considerem que o Porsche 991 RSR é a opção mais óbvia pelas ligações dos belgas com o construtor alemão, outras opções são consideradas – principalmente a vinda de um Corvette C7-R para disputar o campeonato “full season”.

Classe LMGTE-AM:

AF Corse

Assim como na LMGTE-PRO, os italianos devem ter um envolvimento em 2015 na classe LMGTE-AM, desde que apareçam pilotos com o orçamento necessário para custear uma temporada completa. A despeito dos problemas que impediram a participação dos dois carros na etapa da China, Amato Ferrari garante a continuidade do programa no próximo ano.

Aston Martin Racing

Devem continuar em 2015 com pelo menos dois carros na série: um para Paul Dalla Lana e parceiros e outro, provavelmente, com a galera da Dinamarca. Mas não está descartada a presença de um terceiro Vantage GTE na LMGTE-AM.

Dempsey Racing/Proton

Com as operações de sua equipe em risco nos EUA, o galã-piloto Patrick Dempsey não esconde o desejo de ingressar no WEC num esquema de parceria com a Proton Competition, da Alemanha. O carro, naturalmente, será um Porsche 991 RSR.

Proton Competition

A sequência do programa do time alemão no WEC em 2015 ainda não está garantida, muito menos a parceria com a Dempsey Racing. Vamos aguardar pelas notícias que podem surgir já na etapa de Interlagos.

SMP Racing

Com dois títulos conquistados no ELMS neste ano, nas classes LMGTE e LMGTC, os russos da SMP Racing devem ingressar no WEC com um programa de LMGTE-AM, alinhando uma Ferrari F458 GTE.

Black Falcon Racing

Rumores apontam para um envolvimento dos alemães da Black Falcon no WEC. A equipe, especialista no modelo Mercedes-Benz SLS AMG GT3, pode acabar ingressando no certame com uma Ferrari. A ver.

Prospeed Competition

O programa financiado pelo gentleman driver François Perrodo pode ter sequência em 2015 com o Porsche 991 RSR. O experiente francês Manu Collard deve permanecer a bordo. Quanto à presença de Matthieu Vaxivière, está posta em dúvida porque o piloto sai da graduação prata para a graduação ouro no próximo ano, de acordo com a nova categorização da FIA.

Comentários

  • Rodrigo, concordo com voce quando diz que falta opção de modelos GT no WEC.Eu sempre me perguntei o porque, ja que acompanho, muitas vezes atraves dos seus videos ou pela internet, varios campeonatos de GT pela Europa e sempre vejo, alem dos modelos que participam do WEC, BMW Z4, Mercedes SLS, Audi R8 e outros.Então li que a Black Falcon pode entrar com uma….Ferrari????Sera alguma dificuldade em adptar esses outros modelos ao regulamento do WEC?

    • Ou por outra, Armando: o regulamento do WEC adaptar-se à possibilidade de se inscrever Mercedes SLS, Audi R8 e outros, porque esses carros são construídos conforme a classe GT3. Os GTE seriam, por assim dizer, os antigos GT2, com maior emprego de eletrônica e um pouco mais de potência. Porque estrtuturalmente, o conceito de construção dos modelos GT para as duas categorias é praticamente o mesmo.

  • Não seria o caso do pessoal da FIA e ACO considrar o retorno dos modelos GT1, ou de reclassificar as subcategorias como LMGT1 e LMGT2?? Porque assim, a gama de fabricantes teria também Lamborghini, Nissam e Ford, alguns dos carros que alinhavam também o antigo FIA GT1 até 2011 e que portanto, poderiam retornar com as devidas atualizações, é claro.
    Segunda opção seria admitir modelos GT3, possibilitando assim o ingresso de modelos como SLS AMG, Audi R8 LMS, Lamborghini Gallardo e BMW Z4, entre outros.