Um novo LMP2 para 2015
RIO DE JANEIRO – A classe LMP2 terá mais um chassi em 2015: além do Dome, dos novos Oreca 05 e HPD ARX-04b e também do Ligier JS P2, a SMP Racing confirmou a construção e o desenvolvimento de um protótipo para competir no Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
Com projeto de Paolo Catone, o mesmo engenheiro que fez o Peugeot 908 e seus sucessores, o novo carro tem a sigla BR01 – BR de Boris Rotemberg, o bilionário russo travestido de piloto que montou a estrutura da SMP Racing que tem competido no WEC, no European Le Mans Series, Blancpain Endurance Series e também no International GT Open.
“O objetivo é fazer a equipe evoluir”, conta Rotemberg. “O primeiro passo daremos na LMP2 e nada impede que, a médio-longo prazo, nos envolvamos com a LMP1”.
“Por enquanto, o foco é no desenvolvimento do BR01. Vamos fazer os primeiros testes dinâmicos em dezembro e a partir daí, fechar parcerias”, completou.
Como trata-se de um projeto inédito, a equipe não poderá abrir mão de seus nomes mais experientes. Por isso, o franco-armênio Nicolas Minassian, o finlandês Mika Salo e o italiano Maurizio Mediani devem seguir com a SMP Racing em 2015. O novo BR01 também deverá ser comercializado para clientes, inclusive no Tudor United SportsCar. Sua construção prevê o uso de diferentes propulsores e, logicamente, pneus.
Apesar do novo desafio, a SMP Racing não deve abandonar as competições de Grã-Turismo. O time dispõe de duas entradas automáticas para as 24 Horas de Le Mans nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM. E deve confirmá-las.
Esperemos que venha e enriqueça as competições.
Achei estranho apenas a ausência da barbatana reta, padrão dos protótipos coupé ou spyder há algum tempo…mas era ausente nos Peugeot 908. Mas sempre bom ver novos chassis e fabricantes. Bom para o WEC e outros certames continentais de endurance, mas sinto saudades antecipadamente dosMorgan e Oreca abertos, entre outros…
O SMP BR01 tem a barbatana sim.