Calendário do WTCC é divulgado, sem Spa e sem Macau

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O WTCC permanece com sua etapa na Hungria, mas pistas tradicionais como Spa e Macau estão de fora num calendário repleto de novidades

RIO DE JANEIRO – Falta o Conselho Mundial da FIA aprovar. Mas o WTCC, o Campeonato Mundial de Turismo, já tem calendário pronto para a temporada 2015 da competição. E com novidades que de certa forma vão desagradar os aficionados. Só para começo de conversa, Spa-Francorchamps, que teve uma rodada dupla neste ano, está fora. A veloz pista austríaca de Salzburgring também. E, para surpresa geral, não haverá mais a visita do certame ao circuito da Guia, em Macau.

Em contrapartida, os argentinos – que até hoje comemoram o título histórico de José María López – continuam com a sua prova em Termas de Río Hondo, que será desta vez o local da abertura da próxima temporada, marcada para 8 de março. Cinco pistas fazem parte do calendário pela primeira vez, entre elas o circuito de Vila Real, que marca a volta de Portugal ao calendário. O Inferno Verde de Nürburgring foi confirmado também para 2015, com uma prova preliminar das 24h que acontecem no Nordschleife e agendada para 16 de maio.

A Tailândia também aparece no calendário, substituindo o evento da China em Goldenport Motor Park. Twin Ring Motegi entra no lugar da pista de Suzuka. E a pista de Losail, no Catar, será o palco do encerramento do campeonato, com um evento noturno, em 22 de novembro.

Eis as datas, sujeitas a aprovação:

08/03 – Argentina (Termas de Río Hondo)
19/04 – Marrocos (Marrakech)
03/05 – Hungria (Hungaroring)
16/05 – Alemanha (Nürburgring Nordschleife)
07/06 – Rússia (Moscou Raceway)
21/06 – Eslováquia (Slovakiaring)
28/06 – França (Paul Ricard)
12/07 – Portugal (Vila Real)
13/09 – Japão (Twin Ring Motegi)
27/09 – China (Xangai)
01/11 – Tailândia (Buriram International Circuit)
22/11 – Catar (Losail) *

(*) prova noturna

Comentários

  • Rodrigo, a jornada de Nurburgring não será com apenas uma corrida, com troca de pneus. O regulamento do campeonato não o permite e haveria sempre a questão da pontuação. Serão sim duas provas de 3 voltas. Onde poderá haver novidades é na qualificação: não deve haver Q3, devido ao tempo que demoraria fazer os cinco pilotos fazer uma volta sozinhos em pista. Mas ainda estuda-se a hipótese de haver Q3 e fazer os pilotos partir de 4 em 4 minutos.

    • Acho que o motivo relevante foi um só: dinheiro. Outras praças tinham mais a oferecer à KSO, como o Catar com seus petrodólares. Aí é fácil convencer qualquer um a tirar Macau do calendário e pôr Losail.