Fluence nas pistas

Renault-Fluence-2014 (4)

BUENOS AIRES – A Renault está de volta ao automobilismo brasileiro. Ok… não é nos mesmos moldes de quando meteu o pé na porta com a Fórmula Renault (que depois infelizmente definhou) e a Copa Clio, passando também pela Super Clio que era bacana com aqueles carros de assento central, mas que também não deu muito certo. Mas, considerando a pobreza que vive o esporte a motor no país, já é um avanço ter mais alguém interessado em investir em qualquer categoria.

O retorno da marca do losango acontecerá no Brasileiro de Marcas, com a carroceria do modelo Fluence. Não terá mecânica do construtor francês porque, para os que sabem – e os que não sabem – o regulamento da competição prevê o uso de motores únicos – Berta 2 litros, preparados no “Taller” do mago Oreste Berta em Alta Grácia e que desenvolve uns 300 HP de potência.

Bom é que, por enquanto, ninguém falou sobre a saída das que lá estão: Honda, Toyota, Ford e Mitsubishi. Que a participação da Renault seja o alento para que tenhamos um campeonato muito mais interessante do que o último, quando a cota de 20 carros não conseguiu ser completada. Se largarem 22 ou até 25 carros na primeira prova do próximo ano, a Vicar e a própria Renault estarão de parabéns.

Agora, não surpreende que algumas montadoras como a Nissan, que hoje é do mesmo grupo da Renault, não optem por investir no esporte a motor no país, preferindo patrocinar clubes de futebol e também os Jogos Olímpicos. A gente chega a se indignar um pouco com isso, mas considerando quem comanda o automobilismo no país, melhor pular essa parte…

Comentários

  • Assisti a algumas provas do Brasileiro de Marcas, sempre pela tv, já que fizeram o favor de programar a etapa aqui de SP para o mesmo dia das 500 Milhas de Indianápolis (obrigado, Vicar…). É um campeonato que pode crescer porque tem mais a identidade dos carros, e atualmente tem 5 marcas diferentes. Sempre bom quando chega mais uma marca, mas pode ser sim em substituição à uma outra…Mitsubishi não teve bons resultados, por exemplo. A Ford tem o hábito de desistir das coisas por qualquer “dor de barriga”. Então não podemos contar muito com aumento do grid.

  • a categoria pra min ja foi melhor esses dois ultimos campeonatos eu nem assisti sei la muito sem graça eu ainda nao entendi rodrigo mattar porque varias equipes e pilotos da estorque barcassas ainda nao foram correr na categoria pilo menos de 10 a 15 pilotos estorque la estaria bom
    e poque sera q ainda nao ressulcitaram o sulamericano de turismo com 10 etapas 4 no brasil 6 fora com com a turma do tc2000