Joe Cocker (1944-2014)

stream_img

RIO DE JANEIRO – O ano de 2014 está no fim e ainda nos reserva surpresas tristes. A de hoje é das mais tristes de todas. Morreu nesta segunda-feira Joe Cocker, aos 70 anos. O cantor inglês nascido em Sheffield no dia 20 de maio de 1944 não resistiu a uma longa luta contra um câncer de pulmão, segundo infos do canal de televisão iTV.

Cocker é mais um dos ícones da “Geração Woodstock” a nos deixar, assim como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jerry Garcia e outros. Ele ficou conhecido naquele festival realizado nos EUA (cantaria também na edição de 1994) por conta de sua visceral interpretação de “With a little help from my friends”, o clássico dos Beatles lançado no disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.

Não só a voz personalíssima e rascante chamou a atenção num dos shows do primeiro dia do evento, em agosto de 1969. A performance de palco foi sensacional e o visual do cantor, uma polaroide dos tempos do flower power: ele trajava camiseta tye-dye e botas de bico fino, além de ostentar uma vasta cabeleira (já com as entradas que denunciavam uma calvície precoce aos 25 anos) e suíças. Cocker conquistou o público, assim como Santana e Hendrix o fariam, deixando uma marca indelével na história de sua carreira musical.

Gravou a belíssima balada “You are so beautiful” em 1975 e oito anos mais tarde, em 1983, reapareceu e em grande estilo: ganhou o Grammy de melhor canção, em dupla com Jennifer Warnes, interpretando “Up where we belong”, a linda balada que marcou o filme Força de um destino. Depois, ainda faria sucesso com o velho vozeirão dando tudo em “Unchain my heart”, que intitulou seu disco de 1987.

Joe Cocker gravou 22 álbuns entre 1969 e 2012. Em setembro deste ano, Billy Joel fez um espetáculo no Madison Square Garden e dedicou-o a Joe Cocker, dizendo que o cantor “não estava bem”. Um prenúncio do que aconteceu neste 22 de dezembro em que hoje choramos uma perda monumental para a música.

Como homenagem, o blog traz sua extraordinária performance de “With a little help from my friends”, ao lado da Grease Band em Woodstock, que o tornou um ídolo instantâneo do rock e do blues.

#RIP Joe Cocker.

https://www.youtube.com/watch?v=bRzKUVjHkGk

Comentários