Krohn Racing no ELMS, Le Mans e TUSC
RIO DE JANEIRO – A temporada 2015 promete ser cheia para a Krohn Racing. A escuderia do bilionário estadunidense Tracy W. Krohn terá três desafios a cumprir, com o novo carro eleito para o ano que vem, o protótipo Ligier JS P2 com motor Judd HK V8.
Primeiro, a equipe permanece nos EUA, onde fez os testes mais recentes do carro – no COTA, em Austin – e participa nos meses de janeiro e março das corridas iniciais do Tudor United SportsCar: as 24h de Daytona e as 12h de Sebring. Para estas provas, o carro terá que sofrer alguns ajustes e usar os pneus Continental, obrigatórios por regulamento. Sobre os testes no Texas, Krohn disse: “O que nos surpreendeu foi o quão a dirigibilidade do carro é boa na chuva. O bom é que não houve problemas mecânicos e pudemos trabalhar nos setups em cima dos pneus Continental quando formos competir no Tudor United SportsCar. No final do dia, o carro estava muito bom. Acho que fizemos um ótimo trabalho”, comentou o piloto-patrão.
Os treinos foram feitos também com a participação do sueco Nic Jönsson, o fiel escudeiro, que seguirá para mais uma temporada com a equipe. E após as duas primeiras corridas do TUSC, toda a estrutura se transfere para a Europa. Primeiro, a Krohn Racing entra no prólogo em Paul Ricard e depois encara uma série de 5 etapas de abril a outubro, passando por Silverstone, Imola, Red Bull Ring, Paul Ricard e Estoril – sem falar, claro, das lendárias 24h de Le Mans, da qual a equipe pretende participar mais uma vez. Neste ano, ainda com a Ferrari F458 LMGTE-AM, o time estadunidense entrou na lista de inscritos de última hora, com o forfait do Team Taisan, do Japão.
Após os testes no Estoril, em Portugal e recentemente no COTA, o próximo trabalho de pista será no Roar Before The Rolex 24, no Daytona International Speedway, entre 9 e 11 de janeiro. Será o primeiro confronto direto com os carros da classe Prototype e para as duas provas do TUSC a Krohn Racing terá um terceiro piloto, ainda não designado. Vale lembrar que o brasileiro Ricardo Zonta já correu – e venceu – para Tracy Krohn no passado. Seria bom se o campeão mundial do FIA GT em 1998 tivesse chance para essa vaga.
Rodrigo, existe alguma equipe que vá correr a temporada inteira do TUSC de P2 ou estes times escolheram apenas as corridas longas?
Sim: a Speedsource vai de P2 (Mazda Skyactiv-D) e a Michael Shank Racing (Ligier JS P2 HPD).
De certa forma surpreendeu que o time – americano – vai deixar o certame do TUSCC, correndo apenas nas mais longas, para correr na Europa Lá, os times tem muito mais bagagem com os LMP2. Outra coisa: Até que o carro não ficou feio com o verde “marca-texto” característico da Krohn…estou curioso para ver…
Fernando, eu gostei muito. Aliás, o Ligier é um carro belíssimo. A Onroak acertou a mão no design.
Fato…a princípio achei estranho o desenho dos faróis, mas ao vivo é ainda mais bonito. Curti muito o carro da G-Drive aqui nas 6h de SP…pena que durou tão pouco na corrida.
Oquê aconteceu com as Equipes Históricas? abandonou?
Não. Apenas uma pausa.
Rodrigo tem alguma equipe que ainda vai correr com o carro Daytona Prototype(DP)no ano que vem ?
Sim, entre elas a do Christian Fittipaldi.