Vergne na Ferrari

vergne

RIO DE JANEIRO – Surpresa da sexta-feira: Jean-Éric Vergne foi anunciado há instantes como o novo piloto de testes da Ferrari para 2015. Não era segredo para ninguém que o francês recém-demitido pela Toro Rosso (leia-se Red Bull) ensaiava outros caminhos na carreira. Negociava com a Andretti Autosport na Fórmula Indy e defendeu a equipe do filho de Mario Andretti na prova de Punta Del Este, há menos de duas semanas, na Fórmula E. Vergne, inclusive, fez a pole e foi muito bem na corrida até enfrentar um problema com a bateria e abandonar.

O Grande Prêmio informa que Vergne vai desempenhar um papel importante no trabalho dentro dos simuladores em Maranello, um degrau abaixo de Estebán Gutiérrez, que estará como reserva imediato de Vettel e Räikkönen na Ferrari. Davide Rigon e Marc Gené também permanecem contratados como pilotos de teste e o espanhol Pedro de la Rosa, que exercia a função até este ano, foi dispensado. Aos 43 anos, ele abandona – finalmente – a Fórmula 1.

Quanto a Vergne, bem… se o trabalho for só no simulador, é um desperdício. Ele tem potencial para contribuir com qualquer categoria. Pode ser que o francês seja aproveitado futuramente por conta deste vínculo com a Ferrari na futura equipe Haas, que estreia em 2016. Uma outra hipótese, pouco provável, seria a participação do piloto no WEC pela AF Corse, equipe oficial do construtor italiano. Mas se for mesmo só o que se divulgou no comunicado oficial, lamento pelo piloto.

Comentários

  • Eu achei que o Gutierrez seria o piloto escolhido deste projeto com a equipe Haas mas com está contratação do Vergne (o francês seria talvez o “substitudo” do Raikkonen pra 2016 no lugar do Gutierrez que iria mesmo pra Haas?) tenho que concordar com você nesta sua hipótese em relação a equipe americana.

  • Bom piloto que, diferente do Gutierros, merecia uma chance em outra equipe na F1. Talvez a Ferrari o tenha contratado para observa-lo na Haas em 2016 para talvez se tornar titular na equipe principal.