24 Horas de Daytona, qualificação – Negri voa e crava a pole!

B7_SfEsCQAA2ZlR
A imagem da alegria: Oswaldo “Ozz” Negri comemora a pole position para a 53ª edição das 24h de Daytona

RIO DE JANEIRO – Campeão das 24 Horas de Daytona em 2012, o experiente piloto brasileiro Oswaldo Negri colocou mais um feito em seu vastíssimo currículo. Ele conquistou há pouco a pole position (pela segunda vez, pois a primeira foi em 2008) para a 53ª edição das 24 Horas de Daytona, prova que abre a temporada 2015 do Tudor United SportsCar Championship e do Tequila Patron North American Endurance Cup e que terá transmissão ao vivo do Fox Sports 2 a partir de 17h em duas janelas (sábado até 19h e domingo a partir de 15h30).

Com o protótipo Ligier JS P2 HPD, Negri foi soberano em todas as sessões, desde os treinos livres até a hora da definição da pole position. Sem nenhum problema, Ozz (como o piloto é conhecido nos EUA) cravou a melhor volta em 1’39″194. “Tenho uma ótima equipe ao meu lado, o que só valoriza o nosso resultado”, disse o piloto.

Para mostrar que os veteranos como Negri, que tem 50 anos, ainda têm muita lenha pra queimar, Scott Pruett, de 54, mostrou a classe de sempre e levou o #01 da Chip Ganassi Racing com o motor Ford EcoBoost ao terceiro posto, superado por apenas 0″115. Aliás, é a primeira vez nos últimos dez anos que um protótipo DP é batido na busca pelo melhor tempo na prova da Flórida.

A força da Ganassi também pode ser medida pelo 2° tempo alcançado pelo #02 com Scott Dixon – é o carro que terá também o brasileiro Tony Kanaan a bordo durante a disputa. O português João Barbosa, campeão do ano passado ao lado de Christian Fittipaldi, levou o Corvette DP #5 da Action Express Racing ao quarto posto.

Surpresa das surpresas, o DeltaWing DWC13 foi muito veloz com Andy Meyrick conquistando o quinto tempo, enquanto Olivier Pla fez um treino bastante bom com o outro Ligier JS P2, inscrito pela Krohn Racing. Ricky Taylor foi apenas o 7º colocado, seguido por Rubens Barrichello e por Max Papis. Richard Westbrook completa o top 10.

Entre os carros da divisão principal, o desapontamento ficou por conta do desempenho do único HPD ARX-04b que entrou na pista para se qualificar. O novo protótipo ficou apenas em décimo-terceiro na geral. O carro #1 de Scott Sharp/Ryan Dalziel/David Heinemeier-Hänsson foi alijado da qualificação por problemas técnicos.

Na Prototype Challenge, o britânico Johnny Mowlem – a bordo de um carro com a simpática pintura do filme do Bob Esponja – cravou a pole de sua categoria nos últimos instantes, superando o favoritíssimo Colin Braun. Com o carro #16 da equipe BAR1 Motorsports, de Brian Alder, Mowlem marcou 1’42″318, um décimo abaixo do #54 da CORE Autosport. Outro britânico, Tom Kimber-Smith, qualificou o #52 da PR1/Mathiasen com a terceira melhor marca, suplantando o holandês Renger Van der Zande e também a Martin Plowman. O carro #11 da RSR, que terá a bordo Bruno Junqueira e Gustavo Menezes, ficou com o 7º tempo, nas mãos de Chris Cumming.

0Dagys_-2015_353218
Em 12 provas da GTLM no Tudor United SportsCar, Oliver Gavin é o 12º piloto diferente a conquistar uma pole position (Foto: John Dagys/Sportscar365.com)

Oliver Gavin, outro súdito da Rainha, foi muito veloz na GTLM e marcou a pole com o Corvette C7-R. Em 12 provas do Tudor United SportsCar, aliás, é o 12º piloto diferente a largar em primeiro na sua divisão. O piloto marcou 1’43″488, 18º tempo geral, com folga de 0″342 para o italiano Gimmi Bruni, na Ferrari F458 Italia da AF Corse. Pedro Lamy fez um ótimo treino com o Aston Martin Vantage GTE e conseguiu a terceira melhor marca da classe, com John Edwards (BMW) em quarto. Quatro marcas nas quatro primeiras posições e nove dos 10 inscritos dentro do mesmo segundo. Nada mal.

A BMW Z4 GTE #25 que terá o brasileiro Augusto Farfus entre os tripulantes ficou em 7º na sua categoria, com Bill Auberlen na qualificação. Atrás do carro bávaro, os três Porsche 991 RSR inscritos. Mas que ninguém se engane, porque a turma de Weissach é a atual campeã da categoria na prova. Tudo pode acontecer.

E na GTD, o australiano James Davison surpreendeu a bordo do Aston Martin V12 Vantage da TRG-AMR, suplantando o holandês Jeroen Bleekemolen, que estava no SRT Viper GT3-R. Davison estabeleceu a marca de 1’47″272 para sua categoria, onde 12 dos 19 carros ficaram dentro do mesmo segundo. A boa surpresa foi o 3º tempo de Christopher Zoechling, no Porsche GT America da Konrad Motorsport. O brasileiro Daniel Serra fez uma boa volta com a Ferrari #64 da Scuderia Corsa/Via Italia Racing, colocando-se em 5º lugar na divisão, com o tempo de 1’47″805. A categoria teve cinco marcas diferentes nas seis primeiras colocações do grid.

Os tempos completos estão aqui

Comentários

  • Acho que os Corvette DP são e sempre serão favoritos, pois o BoP em muito lhes favorece. Mas o que vemos aqui é um nítido desenvolvimento/evolução dos Riley Ford EcoBoost e dos LMP2 Ligier. Minha aposta é que esta prova vai ser decidida entre estes dois carros, sem é claro, menosprezar os demais.
    Na GTLM, achei que o Aston Martin #98 surpreendeu e não pode ser menosprezado para a vitória.
    Boa classificação também para a F458#64, que terá os brasileiros na GTD…enfim, tem tudo para ser uma excelente corrida em todas as divisões.

  • E apergunta que não quer calar, que já fiz em outro post mas não lembro qual pra conferir a resposta, me desculpe, vai ter transmissão????

      • Não acredito que seja muito você falar em qual site e quais os horários de transmissão da Fox2, já que você é o comentarista…acho que se esquece que somos o seu publico, uma resposta educa não vai cair seus braços…

        e já que estamos no embalo, pelo que eu ouço você é o comentarista mais infelizmente quer se sobre sair perante o narrador, como sou cliente fox2, acho que fosse fazer uma critica construtiva.

      • Falei duas vezes. Custa as pessoas lerem outras postagens? Na minha terra isso tem nome: preguiça.