24 Horas de Daytona – Quem é quem, categoria PC

RIO DE JANEIRO – O blog continua com a apresentação das equipes que vão tomar parte da abertura do Tudor United SportsCar Championship, nas 24 Horas de Daytona. Agora é a vez de falar da Prototype Challenge, a categoria dos chassis Oreca FLM09 com motor Chevrolet 6,3 litros – pacote único para todas as equipes.

Essa divisão apresenta um grid mais magro do que na última temporada, porque algumas equipes – feito a 8Star Motorsports – não conseguiram fechar o orçamento para 2015, ou por redução de investimento, caso da Starworks e da RSR Racing, que reduziram sua força-tarefa para um carro apenas neste ano. Remando contra a maré, Brian Alder foi o único que confirmou a presença de dois bólidos pelo menos em Daytona, torcendo para arrumar um trocado que permita a inscrição full time do segundo Oreca FLM09.

Os carros da PC seguem a mesma identificação da GTD, com números em fundo azul e abas de aerofólios na mesma cor. Sendo assim, vamos às equipes, pois:

STARWORKS MOTORSPORT
Sede: Fort Lauderdale, Flórida
Chefe de equipe: Peter Baron
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Renger Van der Zande/Mirco Schultis/Alex Popow/Mike Hedlund/Filipe Albuquerque (#8)

Site oficial: http://www.starworksmotorsport.com/
Twitter: @starworksmotor
Facebook: https://www.facebook.com/starworksmotorsport

8

A equipe de Peter Baron está de volta neste ano no Tudor United SportsCar Championship com apenas um carro na divisão Prototype Challenge, porque Martin Fuentes, que financiou a segunda inscrição em 2014, optou por se transferir para o Pirelli World Challenge. Mesmo neste carro inscrito em Daytona e no resto do campeonato, a equipe sofreu o risco de perder outro piloto pagante, o alemão Mirco Schultis, que no fim das contas acertou para toda a temporada, repetindo a parceria com Renger Van der Zande que rendeu três vitórias e o 3º lugar no campeonato entre as escuderias. Na primeira prova do ano, a equipe terá ainda Alex Popow e Mike Hedlund. Enrique Bernoldi, experiente piloto brasileiro com passagens pela Fórmula 1 e outras categorias de ponta, testou pela equipe em Daytona, mas no meio do caminho deve ter havido um desacerto, pois o português Filipe Albuquerque vai correr em seu lugar.

RSR RACING
Sede: East Lansing, Michigan
Chefe de equipe: Mark Strickland
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Chris Cumming/Jack Hawksworth/Bruno Junqueira/Gustavo Menezes (#11)

Site oficial: http://www.gorsr.com/
Twitter: @RSR_Racing
Facebook: não tem

11

A equipe da família Gentilozzi (Paul, John e Tom) mantém a estrutura para o TUSC, só que com um carro a menos em relação a 2014. O objetivo dos estadunidenses era também ter um programa no European Le Mans Series ou no FIA WEC – nada confirmado, talvez na dependência de uma vaga nas 24 Horas de Le Mans na classe LMP2. Por isso, o brasileiro não está na lista de pilotos para a temporada do Tudor United SportsCar, em que o único carro será guiado a tempo inteiro por Jack Hawksworth e Chris Cumming. Em Daytona, tal como no ano passado, Gustavo Menezes, piloto da Fórmula 3 europeia, torna a colaborar com o time. Outra novidade é que a equipe adota o dorsal #11 para 2015.

BAR1 MOTORSPORTS
Sede: Plain City, Ohio
Chefe de equipe: Brian Alder
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Johnny Mowlem/Tom Papadopoulos/Tomy Drissi/Brian Alder/Martin Plowman (#16) e Martin Plowman/Marc Drumwright/Ivo Breukers/Shelby Blackstock/Remo Ruscitti (#61)

Site oficial: http://www.bar1motorsports.com/
Twitter: @bar1motorsports
Facebook: https://www.facebook.com/Bar1Motorsports

16

Eis que a temporada 2015 começa com o time de Brian Alder sendo o único da divisão PC com dois carros e o #61 está com sua tripulação praticamente completa, pois o regulamento permite de três a cinco pilotos por carro e Martin Plowman está inscrito em ambos os protótipos. Certo é que a equipe terá para a temporada toda as duplas formadas por Johnny Mowlem/Tom Papadopoulos e Martin Plowman/Marc Drumwright. Ano passado, o melhor resultado do único carro que competiu a temporada completa foi a 2ª colocação em Watkins Glen. Espera-se coisa melhor, mas o desempenho da equipe de Ohio é visto como uma grande incógnita para este ano.

PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Sede: Deerfield Beach, Flórida
Chefe de equipe: Frank Parazych
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Jerome Mee/James Vance/James French/Sean Johnston (#38)

Site oficial: http://performancetechmotorsports.com/
Twitter: @Perf_Tech
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Performance-Tech-Motorsports/113411292060001

38

A equipe de Brent O’Neill vem para o início deste campeonato com o objetivo de conseguir performances mais consistentes que no ano passado, de muitas quebras e acidentes, apenas dois pódios e o 8º lugar entre os times da Prototype Challenge. Os pilotos confirmados para a temporada completa são os inexperientes Jerome Mee e James French. A equipe pretendia contar com o adolescente (16 anos) Dalton Sargeant nas 24 Horas, mas ele foi vetado. David Ostella, o mais experiente da tripulação, pediu o boné e caiu fora. No intervalo entre a pré-temporada e os treinos que se iniciam nesta quinta-feira, a equipe buscou outros dois nomes e chegaram James Vance e Sean Johnston. Não será desta vez que teremos um ou mais pilotos brasileiros a bordo, como no ano passado, em que o #38 terminou em 3º lugar na sua categoria.

PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Sede: Fresno, Califórnia
Chefe de equipe: Mike Ray
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Mike Guasch/Andrew Novich/Andrew Palmer/Tom Kimber-Smith (#52)

Site oficial: http://pr1motorsports.com/
Twitter: @PR1Motorsports
Facebook: https://www.facebook.com/PR1.Motorsports

52

Campeão da extinta American Le Mans Series na divisão LMPC em 2013, o veterano Mike Guasch volta a uma temporada completa no automobilismo, novamente em colaboração com a equipe de Bobby e Lisa Oergel. A PR1/Mathiasen Motorsports confirmou inscrição na temporada completa, em que Guasch terá a companhia de Andrew Novich. Andrew Palmer, que disputa o Pirelli World Challenge, vai também andar na abertura da temporada em Daytona, assim como o experiente e rápido Tom Kimber-Smith. O britânico é, sem dúvida, o melhor piloto do #52 para este fim de semana.

CORE AUTOSPORT
Sede: Rock Hill, Carolina do Sul
Chefe de equipe: Morgan Brady
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Jonathan Bennett/Colin Braun/James Gue/Mark Wilkins (#54)

Site oficial: http://coreautosport.com/
Twitter: @COREautosport
Facebook: não tem

ms-tuscc-daytona-roar-59

A máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” tem muito sentido na CORE Autosport. Campeã da primeira temporada do Tudor United SportsCar com quatro vitórias e oito pódios, a escuderia da Carolina do Sul repete a mesma fórmula vencedora do ano passado para 2015: terá Jonathan Bennett, o dono do time, ao lado do veloz Colin Braun, para tentar mais um caneco. Nas provas longas, como sempre, James Gue e Mark Wilkins são os bons e velhos recrutas prontos para dar – de novo – conta do recado. Não é heresia apontar o #54 como favorito à vitória no próximo fim de semana e também ao título da divisão Prototype Challenge, mais uma vez.

JDC/MILLER MOTORSPORTS
Sede: Lakeville, Minnesota
Chefe de equipe: John Church
Carro: Oreca FLM09 Chevrolet
Pilotos: Mikhail Goikhberg/Chris Miller/Stephen Simpson/Rusty Mitchell (#85)

Site oficial: http://www.jdcmotorsport.com/
Twitter: @JDCMiller
Facebook: não tem

85

A equipe mais jovem da divisão Prototype Challenge até que teve um desempenho bem decente em seu ano de estreia: 6º lugar entre os times, com 235 pontos e um pódio, com o 3º lugar obtido em Elkhart Lake. A meta dos comandados de John Church é uma performance sem sombra de dúvidas bem mais positiva. E para isso, a equipe promove o campeão da Cooper IMSA Prototype Lites, Mikhail Goikhberg, que dividirá o carro #85 o ano inteiro com Chris Miller. Em Daytona, o time terá o reforço do sul-africano Stephen Simpson e de Rusty Mitchell, que já colaborou noutras ocasiões com a BAR1 e RSR Racing.

Comentários