Demis Roussos (1946-2015)

demis

RIO DE JANEIRO – A música começa 2015 com uma grande perda. Morreu no último domingo o cantor Demis Roussos, aos 68 anos. Grego de origem egípcia, o artista se destacou pela voz de timbre único, pelo porte físico imponente, pelas túnicas coloridas que vestia e pelos sucessos que gravou ao longo de mais de meio século de carreira.

Nascido Artemios Ventouris Roussos, ele começou na música através do rock, tocando baixo – no caso um Fender Precision. Com 17 anos, em 1963, entrou no grupo progressivo Aphrodite’s Child, que tinha como tecladista o hoje conhecido músico Vangelis, que era primo do corpulento crooner do grupo. “Rain and Tears” e “It’s Five O’Clock” foram alguns dos grandes sucessos do Aphrodite’s, que veria seu fim em 1971.

Já como artista solo, Demis Roussos tem uma passagem marcante pelo Brasil. Ele foi escalado para defender “Velvet Mornings” no Festival Internacional da Canção (FIC) de 1972, no Maracanãzinho. Quando ele soube que a vitória de David Clayton Thomas e sua “Nobody Calls Me a Prophet” já era dada como favas contadas, abandonou o ginásio e recusou-se a fazer sua apresentação. A organização teve que correr atrás de Roussos e, enquanto a quizumba não se resolvia, a orquestra tocava “Ê baiana”, sucesso de Clara Nunes. O cantor foi finalmente demovido de sua intenção, entrou no palco aplaudido, jogando beijos para a plateia e gritando ‘Aquele abraço!’. Foi ovacionado, mas não ganhou nada: no fim das contas, Roussos tinha razão. A vitória foi de “Nobody Calls Me a Prophet” e o artista grego ganhou menção honrosa do FIC, no que considerou ‘um insulto’.

Em 1973, gravou a belíssima “Forever and Ever”, a mais marcante das canções que registrou com sua voz. Ao todo, Demis Roussos lançou 26 álbuns solo, incluindo-se aí apresentações ao vivo como as que fez no Brasil depois de seus tempos como intérprete no FIC. Também fez trabalhos em parceria com Vangelis, especialmente na trilha sonora de Carruagens de Fogo (Chariots of Fire) e de Blade Runner – Caçador de Androides.

Como forma de homenagear Demis Roussos, o blog traz o clip da semana em dose dupla. Justamente o maior sucesso, “Forever and Ever” e a aparição do grego no FIC com “Velvet Mornings”, também conhecida como ‘Triki Triki Triki’.

https://www.youtube.com/watch?v=DE9ul4kup2c#t=18

https://www.youtube.com/watch?v=9NTh_3cndIM

Comentários

  • Hello There,
    I am a collector of the music from Demis Roussos,Aphrodite’s child & Vangelis.
    Are you perhaps interested in correspondence with this artist.
    Frans Cortenraad

  • Gostaria de saber o nome dos músicos da banda que acompanhou Demis porque com o fim do Aphrodits Child eles o acompanharam por algum tempo e eram excelentes…

  • sempre será eterno demis roussos sua canções vai ficar para eternidade inesquecivel vai deixar muitas saudades. melhores momentos foram as conçoes que ele deixa. todos os dias esculto as cações, preferida sim. adeus meu amor adeus. good bye my love good bye.

  • Descolei uma coletânea do Aphodite’s Child, lançada aqui no Brasil em 1980 (Greatest Hits). Isto tocava muito nas radios antigamente, mas não era todo mundo que tinha albuns desta banda de rock progressivo europeu! Break a.k.a. 666/1972 – (europa,reino unido , estados unidos) , foi seu melhor album, censurado em terras brasucas!!
    marcio “osbourne” silva de almeida/joinville-sc