Feliz da Costa

Antônio Félix da Costa é o quarto vencedor diferente em quatro corridas da nova Fórmula E

RIO DE JANEIRO – Terminou há pouco a movimentada corrida da Fórmula E no ótimo circuito urbano montado para a categoria no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires. Foi a melhor pista que a categoria dos carros elétricos competiu e também foi a melhor prova (na minha opinião) das quatro já disputadas. Não faltou polêmica, controvérsia, emoção, punições e surpresas, como a vitória do português Antônio Félix da Costa, 23 anos de idade, pertencente ao quadro de pilotos da Red Bull e que defende a Amlin Aguri na Fórmula E.

Aliás, poucos poderiam prever um triunfo do time do ex-piloto de F1 Aguri Suzuki nesta categoria, em razão da crise financeira que o time atravessa desde o ano passado. E a corrida de Félix da Costa foi exemplar: largando de oitavo, ele não cometeu nenhum erro. Foi impecável, ao contrário do pole position Sébastien Buemi, que bateu com a roda dianteira direita num dos muros que margeavam a pista. E que o brasileiro Lucas Di Grassi: herdeiro da liderança, o piloto da Abt Audi também errou e também bateu.

Não obstante, a direção de prova distribuiu penalizações ao atacado e dois dos premiados foram o “Passarinho” Sam Bird e o alemão Nick Heidfeld, que vinha na liderança até receber um drive through na 33ª e antepenúltima volta. No final, a corrida teve mais contornos de anticlímax com os enroscos entre Daniel Abt e Jaime Alguersuari e depois de Jean-Éric Vergne com Bruno Senna.

Assim, além da surpreendente vitória do português da Aguri, Nicolas Prost se viu com o segundo lugar caindo no colo, com Nelsinho Piquet em terceiro. Justiça seja feita, a corrida do piloto do Team China foi espetacular, tendo marcado por diversas vezes a volta mais rápida. Acabou perdendo o ponto extra para Sam Bird, que após a punição ainda foi o 7º colocado. Bruno Senna também fez uma corrida muito combativa vindo da última fila do grid e chegou em quinto.

Agora a categoria tira o mês inteiro de fevereiro para “férias”. A Fórmula E volta em 14 de março com o ePrix de Miami, na Flórida. Lucas Di Grassi, líder do campeonato, vê a diferença para Bird descer para 10 pontos. Nelsinho Piquet é o quinto na tabela com 37. Bruno Senna está empatado com outros dois pilotos em 9º, com 18.

O resultado final em Buenos Aires:

1º Antônio Félix da Costa (Amlin Aguri), 35 voltas em 48’52″100, média de 103,4 km/h
2º Nicolas Prost (eDams), a 5″354
3º Nelsinho Piquet (China Racing), a 8″552
4º Jaime Alguersuari (Virgin Racing), a 11″148
5º Bruno Senna (Mahindra Racing), a 11″535
6º Jean-Éric Vergne (Andretti Autosport), a 13″319
7º Sam Bird (Virgin Racing), a 13″617
8º Nick Heidfeld (Venturi), a 15″464
9º  Oriol Serviá (Dragon Racing), a 19″334
10º Stéphane Sarrazin (Venturi), a 28″973

Classificação do campeonato após 4 etapas:

1. Lucas Di Grassi – 58 pontos
2. Sam Bird – 48
3. Sébastien Buemi – 43
4. Nicolas Prost – 42
5. Nelsinho Piquet – 37
6. Antônio Félix da Costa – 29
7. Jaime Alguersuari – 26
8. Jerôme d’Ambrosio – 22
9. Franck Montagny, Karun Chandhok e Bruno Senna – 18
12. Oriol Serviá – 15
13. Jarno Trulli e Charles Pic – 12
15. Jean-Éric Vergne – 11
16. Nick Heidfeld – 5
17. Daniel Abt – 4
18. Stéphane Sarrazin – 3
19. Takuma Sato – 2

Comentários

  • Boa sacada do pessoal da F-E com corridas só em circuitos de rua, essa de Buenos Aires foi muito boa mesmo, pro campeonato e Piquet Jr se saiu muito bem.

  • Assisti a corrida, achei sensacional e repleta de emoções agora, dizer que o circuito da argentina é bom ?, isso está pra lá da falta de bom senso. Só vou citar um só problema de v´parios, que foi a irregularidade do piso do traçado, dando pra perceber claramente carros saltando em linha reta. Luca Di Grassi, quebrou a sua suspensão, o mesmo acontecendo com o piloto indiano Karun Chandhok. Os caras quando chegaram naquela chicane, já vieram com suas suspensões prejudicadas. Se no Brasil, isso seria imperdoável haja vistas, as provas da Fórmula Indy nas ruas de São Paulo, duramente criticadas por esses problemas de asfalto. Porque na Argentina pode e é tudo muito legal ? Na pista, um verdadeiro Show, tudo foi dito a respeito, Campeonato da F.E. é muito legal.

  • Eu vi a corrida e a repetição dos acidentes. No do Buemi não tenho certeza, mas nos acidentes do Chandok e do Lucas di Grassi a suspensão quebrou.