Grid completo para o V8 Supercars
RIO DE JANEIRO – Dentro de um mês, terá início a temporada 2015 do International V8 Supercars, hoje um dos principais certames de carros de turismo do mundo. O certame multimarcas, hoje com cinco construtores envolvidos – Holden, Ford, Erebus Mercedes, Nissan e Volvo – vive a expectativa da confirmação de um novo regulamento, previsto para daqui a dois anos, além da possibilidade da permanência da Holden na competição, em que pese a possível baixa da Ford, que anunciou sua retirada da categoria em dezembro último.
Apesar das incertezas, a categoria está com o grid completo para o campeonato que inicia, como de hábito, no circuito urbano de Adelaide, com a Clipsal 500, agora disputada em três baterias. Estão confirmados 25 pilotos – mesmo total de 2014.
A principal aquisição do certame neste ano é o retorno de Marcos Ambrose às pistas da Oceania. O “Diabo da Tasmânia” estará a bordo de um Ford Falcon FG X alinhado em parceria entre o Team Penske e a Dick Johnson Racing. Em contrapartida, Scott Pye ficou sem equipe com a decisão da DJR em alinhar um único carro neste ano. Além dele, Russell Ingall está fora – não por falta de carro, mas porque o veterano “Enforce” resolveu se aposentar. De vez.
Robert Dahlgren não deixará saudades na equipe Volvo Polestar Racing. Seu lugar será ocupado por David Wall, ex-Dick Johnson Racing. A Lucas Dumbrell Motorsport achou em Nick Percat o substituto do aposentado Ingall e ainda resgatou Tim Blanchard para o segundo Holden VF Commodore da escuderia. Outra mudança foi a saída de Jack Perkins do certame para a entrada de Lee Holdsworth na Charlie Schwerkolt Racing.
A Erebus Mercedes terá um dos dois estreantes full-time no V8 Supercars: Ashley Walsh, de 27 anos, vem da Dunlop V8 Supercar Series e será o novo companheiro do experiente Will Davison. O neozelandês Andre Heimgartner, o mais jovem piloto entre os inscritos, com apenas 19 anos de idade, também sobe da série Dunlop para a International V8 Supercars com um Ford Falcon FG X, na equipe Super Black Racing, também da terra dos Kiwis.
Porém, mais uma vez o grande favorito ao título é Jamie Whincup, novamente ostentando o número #1 no Holden da equipe Triple Eight pintado nas cores da Red Bull. Seus principais oponentes deverão ser o companheiro de equipe Craig Lowndes, Mark “Frosty” Winterbottom (Ford), Shane Van Gisbergen (Tekno Autosport) e Scott McLaughlin (Volvo/Polestar).
A lista dos inscritos do International V8 Supercars 2015:
#1 JAMIE WHINCUP
Red Bull Racing Australia/Triple Eight Race Engineering
Holden VF Commodore
#2 GARTH TANDER
Holden Racing Team
Holden VF Commodore
#3 TIM BLANCHARD
Lucas Dumbrell Motorsport
Holden VF Commodore
#4 ASHLEY WALSH
Erebus Motorsport V8
Mercedes-Benz E63 AMG
#5 MARK WINTERBOTTOM
Pepsi Max Crew Prodrive Racing Australia
Ford Falcon FG X
#6 CHAZ MOSTERT
Pepsi Max Crew Prodrive Racing Australia
Ford Falcon FG X
#7 TODD KELLY
Nissan Motorsport
Nissan Altima L33
#8 JASON BRIGHT
Team BOC/Brad Jones Racing
Holden VF Commodore
#9 WILL DAVISON
Erebus Motorsport V8
Mercedes-Benz E63 AMG
#10 MICHAEL CARUSO
Nissan Motorsport
Nissan Altima L33
#14 FABIAN COULTHARD
Freightliner/Brad Jones Racing
Holden VF Commodore
#15 RICK KELLY
Nissan Motorsport
Nissan Altima L33
#17 MARCOS AMBROSE
DJR Team Penske
Ford Falcon FG X
#18 LEE HOLDSWORTH
Walkinshaw/Charlie Schwerkolt Racing (HRT)
Holden VF Commodore
#21 DALE WOOD
Team GB Galvanizing/Britek Motorsport (BJR)
Holden VF Commodore
#22 JAMES COURTNEY
Holden Racing Team
Holden VF Commodore
#33 SCOTT McLAUGHLIN
Wilson Security Racing GRM/Volvo Polestar Racing
Volvo S60
#34 DAVID WALL
Wilson Security Racing GRM/Volvo Polestar Racing
Volvo S60
#47 TIM SLADE
Supercheap Auto/Walkinshaw Racing (HRT)
Holden VF Commodore
#55 DAVID REYNOLDS
The Bottle-O Rod Nash Racing (PRA)
Ford Falcon FG X
#97 SHANE VAN GISBERGEN
Tekno Autosports/Darrel Lea
Holden VF Commodore
#99 JAMES MOFFAT
Nissan Motorsport
Nissan Altima L33
#111 ANDRE HEIMGARTNER
Super Black Racing (PRA)
Ford Falcon FG X
#222 NICK PERCAT
Lucas Dumbrell Motorsport
Holden VF Commodore
#888 CRAIG LOWNDES
Red Bull/Triple Eight Race Engineering
Holden VF Commodore
Anote ai, Rodrigo, a dupla da HRT esse ano vai encher o saco la na frente do pelotão;
Abraços!
Pra mim é barbada, Whincap de novo campeão.
Só num dá pra dizer que a Volvo-GRM trocou 6 por meia dúzia, porque o Dahlgren sempre foi muito fraco.
Mas na boa, por mais que o Scott Pye seja menos do que se esperava, optar por David Wall foi um erro crasso, ao meu ver.
A tendência é a equipe continuar “com um carro só” esse ano. Ainda bem que o McLaughlin compensa e muito.
Olá Rodrigo, Será que teremos a transmissão da V8 Supercars esse ano no FoxSports ou em outro canal aqui no Brasil?
Não posso responder sobre o canal. Essa questão de eventos transmitidos não passa pela gente.