Michal Hernik, a 28ª vítima do Dakar

1420579934_extras_noticia_foton_7_1
Michal Hernik (1975-2015)

RIO DE JANEIRO – O Rali Dakar mal começou e temos a primeira vítima fatal, a 28ª da história entre os competidores: morreu durante a etapa entre San Juan e Chilecito o piloto polonês Michal Hernik, de 39 anos de idade. Ele fazia sua estreia na competição: foi 79º colocado na primeira etapa e 84º na segunda. As causas da morte ainda não são conhecidas, mas provavelmente ele foi vítima de uma violenta desidratação. O corpo do piloto foi encontrado sem vida na localidade de Cuesta del Miranda, na altura do quilômetro 206 da especial.

Hernik preparou-se por dois anos para disputar o Dakar pela primeira vez. No ano passado, ele e outros dois conterrâneos igualmente estreantes na competição disputaram o Rali do Marrocos e de Abu Dhabi. Para a competição deste ano, eles adquiriram as KTM 450cc Rally Replica que pertenceram a dois dos principais pilotos do país – Marek Dabrowski e Jacek Czachor.

O polonês é o quinto piloto a perder a vida no Dakar em território sul-americano. Pascal Terry faleceu em 2009 logo no segundo estágio; o argentino Jorge Boero perdeu a vida no dia de abertura do Rali em 2012; o francês Thomas Bourgin foi atingido por um carro da polícia chilena no trecho de ligação antes de uma etapa, na edição de 2013; e o belga Eric Palante faleceu durante a especial Chilecito-Salta, no ano passado.

Comentários

  • No caso das motos tem o fato de correr sozinho, o que aumenta os riscos em caso de imprevistos ou algum mal-súbito. Que descanse em paz.