MP4/30: o carro que (quase) ninguém gostou

2015129131499_MP4-30 - Side On_II

RIO DE JANEIRO – A McLaren foi a responsável pelo maior desapontamento dentre os lançamentos de carros novos para a temporada 2015 da Fórmula 1. Não pelo novo carro: o MP4/30, primeiro projeto de Peter Prodomou para o time de Ron Dennis, segue a linha dos desenhos anteriores do aerodinamicista, quando ainda trabalhava para a Red Bull. O carro é elegante, refinado e com um bico muito mais baixo e sem invencionice nenhuma em relação ao malfadado MP4/29 do ano passado.

O problema é que ninguém gostou do visual apresentado no lançamento: a pintura do MP4/30 é, para muitos, sóbria demais. À exceção dos detalhes em vermelho, o grafite que se sobressaía nos modelos anteriores foi mantido, além do preto. Para quem sonhava com a volta do branco e do vermelho como as cores que remetem aos tempos de McLaren-Honda, especialmente com Ayrton Senna, foi uma decepção.

Mas eu vou remar contra a maré. Gostei do visual do MP4/30, em que pese a ausência de um grande patrocinador – só a CNN, que deixou a moribunda Caterham, constitui-se em novidade, além (é claro) da presença da unidade de potência com o propulsor Honda V6 Turbo, bem como o regresso de Fernando Alonso às hostes de Woking, para defender a equipe oito anos depois de sua primeira passagem por lá, junto a Jenson Button, que vai para sua 16ª temporada na Fórmula 1.

Mais detalhes, como sempre, no Grande Prêmio.

Comentários

  • Como são inocentes.. é óbvio que essa pintura é provisória, a Autosprint já tinha dado que o carro ia ser preto ou prata… O carro vai ser vermelho e branco só ver o casco do Jenson…