O canto do cisne

201310281138898_186051291_II
6º colocado na última temporada da Sprint Cup e quatro vezes campeão na Nascar, Jeff Gordon anunciou hoje sua aposentadoria das pistas no fim do ano (Foto: Jeff Markland/Getty Images)

RIO DE JANEIRO – A notícia não era esperada para agora. Por isso surpreendeu todo mundo: Jeff Gordon anunciou hoje para sua equipe, a Hendrick Motorsports, a decisão de se aposentar das pistas ao fim da temporada 2015 da Nascar, na Sprint Cup Series.

“Estou muito orgulhoso da carreira que tive”, escreveu o piloto em sua conta no Twitter. “Sei que este dia chegaria, mas seguirei envolvido com a Hendrick por muitos e muitos anos”, finalizou. O piloto é sócio do dono da equipe e o carro #48 guiado por Jimmie Johnson, durante muito tempo, foi alinhado em parceria entre ambos. Jeff aparecia como o “Owner” do bólido do rival e companheiro de equipe.

Campeão quatro vezes da divisão principal nos anos de 1995, 1997, 1998 e 2001, Gordon estreou na Sprint Cup em 1992 numa prova em Atlanta e desde então jamais defendeu outra escuderia que não a de Rick Hendrick. Fez história ao se tornar, com 24 anos, o campeão mais jovem da história da divisão principal da Nascar e em 761 corridas que disputou na Sprint Cup, venceu 92. As estatísticas o apontam como o terceiro maior vencedor em todos os tempos, atrás de David Pearson (105 triunfos) e da lenda viva Richard “The King” Petty (200).

Exemplo de profissionalismo e carisma, Gordon não vai encarar seu último ano de Nascar como uma despedida melancólica. Não duvidem: o #24 vai brigar pelo título até onde suas forças lhe permitirem e os fãs do piloto californiano querem vê-lo saindo por cima. Querem que Jeff conquiste um histórico quinto título, que lhe daria o status de mito da categoria.

Com a aposentadoria de Gordon, Rick Hendrick vai preparar o terreno para a sucessão. O lugar do piloto do #24 deverá ser ocupado, sem sombra nenhuma de dúvida, pelo jovem e talentoso Chase Elliott, que além de defender seu título na XFINITY Series, tem a possibilidade de estar no grid da Sprint Cup já em 2015 num calendário limitado de corridas, para estrear em 2016 como um dos pilotos titulares da equipe. Me perguntaram se Elliott herda a numeração de Gordon e eu afirmo que não. Chase poderá guiar o #25 ou o #94 neste ano na Sprint Cup e deve seguir com qualquer um destes quando subir definitivamente à Sprint Cup.

Comentários

  • Cara…que pena, pois eu acho que ele ainda tinha muita lenha para queimar. E também acho que vem com unhas e destes para esta temporada de despedida.
    Para minha sorte, desta vez não perderei 80% da temporada como ocorreu ano passado por caprichos das operadoras de TV por assinatura.

  • Para mim, a aposentadoria de Gordon é similar à de Schumacher na F1 ou Loeb no WRC (descontando-se, claro, a atuação dele no MonteCarlo Rally deste weekend). Sem ídolos, o esporte perde um pouco a graça. Por outro lado, me pergunto se algum piloto da Sprint Cup igualará ou até mesmo irá superar os feitos de Jeff Gordon.

  • Rumores dão conta que Gordon poderá está envolvido no projeto de Gene Haas pra 2016 na F1 talvez como consultor técnico (ou até mesmo como piloto) daí o seu anúncio do fim da carreira na Nascar. Se o rumor for confirmado seria um nome muito respeitado pela sua história da Nascar e também por sua coragem de sair de um lugar onde é respeitado e admirado para ir a um lugar totalmente desconhecido pra ele.