Roar Before The Rolex 24: Corvettes na frente; MSR surpreende
RIO DE JANEIRO – Terminaram neste domingo os três dias de treinos coletivos preparatórios para a abertura da temporada 2015 do Tudor United SportsCar Championship, marcada para o último final de semana. O Roar Before The Rolex 24, no Daytona International Speedway, na Flórida, teve períodos de frio intenso e chuva, que deixou a pista molhada no último dia, quando poucos carros entraram no circuito misto de 3.56 milhas (5,728 km) de extensão.
Ao cabo de oito sessões de testes, o melhor tempo dos três dias coube ao Corvette DP #10 com nova aerodinâmica, baseada no modelo C7-R de rua. O carro da Wayne Taylor Racing, que tem chassi Dallara, foi o mais rápido. Conduzido pelos “manos” Jordan e Wayne Taylor, além do veterano Max Angelelli, registrou a marca de 1’39″181 no sábado.
Os campeões de 2014 Christian Fittipaldi e João Barbosa, reforçados mais uma vez pelo francês Sébastien Bourdais nas provas de Endurance do TUSC, não ficaram muito atrás com o #5 da Action Express, que é um Corvette DP, com chassi Coyote. O tempo do trio foi 1’39″310, apenas 0″129 mais lento que a melhor marca geral dos três dias.
A gratíssima surpresa foi a Michael Shank Racing com seu Ligier JS P2 HPD. O carro, já apelidado de “Golden Beast” (A Besta Dourada), foi muito rápido desde o início e o veloz AJ Allmendinger fez uma ótima volta em 1’39″392, a terceira melhor dos testes. Oswaldo Negri, que competirá em todo o certame, também teve ótimo desempenho nos treinos. John Pew e o novato Matt McMurry usaram as sessões para se adaptar melhor ao bólido.
Mas a Ganassi não pode ser desprezada de forma alguma: o time ficou com a quarta e quinta colocações com seus dois Ford EcoBoost Riley DP que serão vistos na Flórida. O #02 que teve a bordo o brasileiro Tony Kanaan ficou com a 5ª colocação, a 0″225 do melhor tempo dos testes. A sexta posição foi do DeltaWing, que estreou nova cor (branca) e novo patrocinador (Claro), cortesia do novo contratado, o mexicano Memo Rojas, uma aposta do chefe de equipe Tim Keene, ex-Ganassi. Mas os testes do estranho protótipo se encerraram com um acidente na curva 5 do circuito.
A registrar também que Rubens Barrichello fez algumas voltas a bordo do BMW Dinan Riley DP #7 da Starworks Motorsport, com o qual disputará as 24h de Daytona pela segunda vez, na companhia de Ryan Hunter-Reay, Brendon Hartley, Tor Graves e Scott Mayer. No geral, o desempenho do carro foi satisfatório: 9º tempo, a 1″020 da volta mais rápida. Mas no oitavo e último treino, com pista molhada e chuva, Barrichello mostrou as qualidades de sempre e fez o melhor tempo da sessão.
Já a Extreme Speed Motorsports, enquanto aguarda a finalização da montagem do seu segundo HPD ARX-04b, andou com um único carro nos testes da Flórida. Ed Brown, Johannes Van Overbeek e Jon Fogarty fizeram o 11º tempo geral, a 1″440 do Corvette #10. Sinônimo de muito trabalho pela frente…
Na classe Prototype Challenge, para nenhuma surpresa, o veloz Colin Braun registrou a melhor volta da categoria – 1’41″769, menos de um décimo à frente do #11 comandado pelo brasileiro Bruno Junqueira. O carro da RSR Racing ganhou o reforço de Gustavo Menezes, que disputou a F3 europeia na última temporada. E por falar em brasileiros, Enrique Bernoldi foi confirmado como o 10º piloto do país na disputa: o curitibano vai andar no carro #8 da Starworks (aquele patrocinado pela Martini), ao lado de Mirco Schultis, Renger Van der Zande, Alex Popow e Mike Hedlund. Esse mesmo carro foi o 3º colocado no grupo, com 1’42″126, 16º na geral.
As outras equipes tiveram treinos bastante atribulados: a Performance Tech foi atrapalhada por um acidente e David Ostella, que estava entre os pilotos a bordo do #38 no Roar e também nas 24 Horas, rompeu com a equipe. Dalton Sargeant também não tem lugar garantido. Somente Jerome Mee e James French estão confirmados, o que pode abrir a chance para que os mesmos brasileiros que competiram pelo time na prova do ano passado – Rafa Matos, Gabriel Casagrande e Júlio Campos – sejam lembrados mais uma vez.
A divisão GT Le Mans (GTLM) mostrou o insuspeito equilíbrio de sempre: os 10 carros inscritos ficaram dentro DO MESMO SEGUNDO após oito sessões de treinos! Na verdade, foram exatos 0″742 entre o carro mais rápido do grupo e o mais lento. A primazia da melhor volta coube ao Porsche 991 RSR #912 de Jörg Bergmeister/Earl Bamber/Fréderic Makowiecki, com 1’44″316. O Aston Martin Vantage GTE foi muito bem e ficou em segundo – 1’44″414. Em terceiro, veio o outro Porsche da equipe oficial de fábrica, com o Corvette C7-R #3 em quarto e a Ferrari #62 da Risi Competizione em quinto.
A BMW que terá o brasileiro Augusto Farfus a bordo durante a disputa da prova inaugural do TUSC ficou em sexto, seguida pelo Porsche #17 do Team Falken, pelo segundo Corvette oficial, pela Ferrari da AF Corse e pelo segundo carro do time de Bobby Rahal. Não se fala noutra coisa: a disputa pela vitória nesta categoria promete ser uma das mais acirradas de sempre.
E no grupo GTD, mesmo com a redução de investimentos, os Viper da Riley Technologies mostraram força e velocidade: o carro #33 de Ben Keating/Sebastiaan Bleekemolen/Al Carter foi o mais rápido após os três dias de treinos, com o tempo de 1’46″948, quase três décimos mais veloz que o #93 que tinha entre os pilotos o alemão Dominik Farnbacher. A terceira marca foi do Porsche #58 da Wright Motorsports/Dempsey Racing, com o lendário layout da Brumos. E mais dois carros do construtor alemão vieram na sequência: o #28 da Konrad Motorsport e o #81 da GB Autosport, fechando os cinco mais rápidos.
Daniel Serra e Chico Longo, já anunciados desde dezembro na disputa das 24h de Daytona com a Ferrari F458 Italia GT3 da Scuderia Corsa, participaram do Roar, ao contrário do ano passado. A dupla contou com a colaboração do mexicano Martin Fuentes nos testes e o melhor tempo do carro foi 1’47″901, 12º mais rápido da categoria e melhor que o do #63 que correrá toda a temporada. Por enquanto, somente Marcos Gomes foi confirmado para reforçar a tripulação da Ferrari alinhada em colaboração com a Via Italia Racing, equipe comandada pelo experiente Hilton Lellis.
De um total de 53 carros anteriormente inscritos e relacionados pela IMSA para os testes, cinquenta e dois marcaram tempo.
Confira aqui os tempos combinados do Roar Before The Rolex 24
Que bom que ainda teremos Viper na pista, ao menos o GT3/GTD. E realmente a briga na GTLM deverá ser sensacional. O Ligier da MSR ficou simplesmente lindo e algo me diz que a trinca do #60 vai dar muito trabalho….sem falar nos DP’s da Ganassi e os campeões da Action Express. Vai ser uma grande prova.
Aguardando mais uma grande prova!
Tudo bem que foi um teste, mas que, ainda assim, proporcionou alguns dados interessantes: em relação aos tempos de classificação do ano passado, de modo geral, os DP foram cerca de 1s mais lentos que a classificação do ano passado (o que não quer dizer que o serão na classificação desse ano), o melhor LMP2 desse teste (o belo Ligier da MSR) foi cerca de 0.5s mais rápido que o melhor protótipo do mesmo tipo também na comparação com a classificação do ano passado (o Oreca Nissan da extinta Muscle Milk), o DeltaWing ficou muito próximo do tempo da classificação passada (cerca de 0,2s mais lento), e os protótipos da Mazda tiveram uma enorme evolução (melhoram cerca de 7s em relação ao ano passado).
Lógico que não dá para saber se alguém escondeu o leito ou não entre os bólidos da divisão P, mas fica a expectativa se podaram um pouco o desempenho dos modelos DP (que foi exagerada no ano passado) e sobre o real desempenho do Ligier da MSR (eles não testaram com o kit de baixa pressão aerodinâmica usado em Le Mans, pois ainda não o receberam). Fico na torcida para que o DeltaWing realmente dê trabalho, e que os Mazda se aproximem em condição de disputa com os demais na divisão, pois quanto mais gente na briga, melhor.
Teremos transmissão dos canais Fox Sports esse ano, Mattar? Se escreveu em algum lugar sobre isso, não li… ainda rs.
Não escrevi em lugar algum, Rafael. Mas garanto que a Fox segue com os direitos do evento.