Duplo expediente

245902_476401_layout_caca
O BMW Team Brasil estará presente em duas frentes nas séries Blancpain em 2015 (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A competentíssima assessora Fê Gonçalves acaba de mandar e-mail que pingou na minha caixa postal informando que o BMW Team Brasil vai “jogar nas onze” na Europa em 2015. Duplo expediente no horizonte do time chefiado pelo monstro sagrado Washington Bezerra e por Antonio Hermann: a equipe brasileira vai competir não só na Sprint Series, certame que disputou em 2014 como também no Blancpain Endurance Series, que contempla as lendárias 24 Horas de Spa-Francorchamps.

Três nomes já estão confirmados, dando sequência às suas presenças em provas internacionais. Repetindo a parceria do ano passado, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez já estão confirmados no carro #0 na Sprint e no BES. Para as provas longas, será ainda anunciado um terceiro piloto. A segunda BMW Z4 terá como novidade o numeral #77, coelho da sorte do paraibano Valdeno Brito, por enquanto o único confirmado. As demais vagas ainda estão em negociação – lembrando que no ano passado Nelsinho Piquet, Matheus Stumpf, Miguel Paludo e os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico eventualmente defenderam a equipe.

Os dirigentes não perderam tempo e foram à Alemanha cobrar melhorias da BMW Motorsport. “Discutimos vários aspectos de melhorias do carro e vamos levar a proposta à SRO (organizadora da GT Series). Estamos confiantes. O carro é competitivo, mas sofre na equalização da categoria com relação aos demais concorrentes”, destacou Hermann, Team Principal da equipe brasileira.

“A expectativa é a melhor possível e vamos com tudo para disputar o título de 2015. Em igualdade com os outros carros e com os ótimos pilotos que temos, acredito que formaremos uma das melhores equipes do campeonato”, continuou Hermann.

Vale lembrar que a BMW já desenvolve um novo modelo dentro do regulamento GT3: a M6 deve estrear nas pistas em 2016 como sucessora da Z4 E89, cujo desenvolvimento vem desde 2011.

Enquanto isso, os primeiros testes pré-temporada serão nos dias 11 e 12 do próximo mês, válidos para o Blancpain Endurance Series em Paul Ricard. Os treinos coletivos da Sprint Series serão em Misano Adriático, no circuito Marco Simoncelli, na semana seguinte. A temporada do BSS começa em 6 de abril no feriado da Páscoa em Nogaro, na França. No fim de semana seguinte, é aberto o campeonato do BES com as 3 Horas de Monza, na Itália.

Comentários

  • Ótima notícia para quem gosta de automobilismo e para quem gosta de bimmer, como eu. O que eu senti falta no ano passado para aproximar a torcida foi de uma consistência maior das duplas de pilotos. Se estão pensando em correr para vencer, não apenas para participar, é imperativo que tenha as duplas fixas para todo o certame. Até pela necessidade de acerto do carro, Acompanhamento da evolução deles, etc.. Outro ponto positivo, ao meu ver, é a entrada da M6 a partir do ano que vem. O comportamento da Z4, como todo Roadster, não é apropriado para corridas de longa duração. Mesmo com toda a preparação do conjunto mecânico, dava para perceber o quão duro era para manter esses bichos na pista no ano passado. A M6 já nasce com toda uma linhagem de competição, que está sendo desenvolvida por muitos e muitos anos.

    Abração, Rodrigo!

  • Legal que a equipe desta vez participe de toda a série Blancpain, que vem se mantendo com um grid razoável na Sprint e muito bom na Endurance. A minha dúvida é: Isto pode significar a diminuição do envolvimento destes pilotos com a Stock Car? No caso, me refiro a Sérgio Jimenez, Cacá Bueno e Valdeno Brito. Vale lembrar que o pentacampeão Cacá Bueno “passou em branco” na temporada passada, algo que não acontecia desde 2002 se não me engano, e ao mesmo tempo que surge um (velho) novo protagonista para a categoria: Barrichello.

  • Foi confirmado o Atila Abreu para ser companheiro do Valdeno conforme o site http://www.autosport.com/news/report.php/id/117826.
    Eu já sabia que era difícil o Matheus continuar na equipe pelo BSS já que tinha um proposta financeiramente melhor para também correr de esta série. Ele ainda está no páreo para correr no BES , assim como os irmãos Speraficos( que devem correr em Nogaro se não houver um acordo para mudar a data de início da Stock) e o Felipe Fraga.